Olá galera, estou num dilema, quero usar JSF 2 c/ facelets no meu projeto, mas não sei qual biblioteca de componentes usar…
O projeto é acadêmico, um gerenciador de conteúdo da página web com um sistema meio que grande de administração de um departamento da universidade imbutido…
Prime ou Rich? hehheehe (o prime virá no netbeans 7, to gostando da idéia…)
Ah, só o ajax do jsf2 já é o suficiente ou o a4j e tal são melhores? porque?
A decisão de utilizar um framework é muito subjetivo, existem diversas variaveis que podem determinar qual é o melhor a utilizar.
Hoje como arquiteto e muitos anos de experiência nenhum dos frameworks do mercado atenderam as necessidades dos projetos que trabalho.
Por isso a minha equipe desenvolveu um framework proprietário.
Aqui usamos o Primefaces, confesso que no começo apanhei pra caramba até pegar o jeito, uma vez que vim do PHP e nunca tinha trabalhado com MVC e Java
mas agora estou pegando o ritmo
pelo que li pela internet o Primefaces ganha do rich por precisar de menos codigo para construir o que você quer.
Há uma documentação e showcase no próprio site e alguns tutoriais na internet e em portugues, inclusive um deles é um CRUD
não digo qual usar mas estou dando meu depoimento do primefaces… aprovei
Ainda não trabalhei em um projeto que tivesse especificado a utilização do PrimeFaces. Os projetos que participei anteriormente, todos utilizavam o RichFaces.
Já utilizei tanto o richfaces quanto o primefaces. Vamos aos pontos que considero relevante:
Vantagem
Quantidade de componentes: PRIMEFACES
Integração com JSF 2.0: PRIMEFACES
Skins: RICHFACES (gosto pessoal)
Qualidade ajax: RICHFACES
Velocidade: PRIMEFACES
Estabilidade: RICHFACES (mesmo incluindo JSF 2.0)
Produtividade: AMBOS
Suportes/fórums: AMBOS (ligeiro ganho do RichFaces)
Mercado de trabalho: RICHFACES (ao menos tem sido mais procurado)
Isto dá empate técnico, mas tenho uma disposição maior ao RichFaces, logo, caso possa integrá-los aos meus projetos eu o faço.