Rmi ou webservice

Pessoal, preciso implementar uma aplicação java em desktop onde a aplicação irá acessar um banco de dados externo.

Essa comunição com o banco será feita via internet (link de 300k), qual é a melhor solução para esse projeto rmi, webservice ou outro?

Obrigado,

Cristiano

Dependendo do seu setup (por exemplo, sistema instalado em uma única filial de uma loja, com um ou dois usuários), eu usaria uma VPN mesmo e acesso remoto via VNC ou Remote Desktop. Não é isso que você quer, pelo jeito.

Serão 5 filiais com 7 usuários em cada uma.

Para melhorar a segurança é bom pôr uma VPN para trafegar os dados, mas nesse caso, devido à quantidade de clientes, é melhor trafegar só os dados, não as telas inteiras como eu havia sugerido.

Eu usaria algo como Web Service (tipo REST, não SOAP) porque posso usar um cliente .NET, C++, Delphi e também Java. E você sabe que é bem mais fácil criar uma aplicação cliente em C#/VB.NET que em Java/Swing, ainda mais que você precisa acessar periféricos (impressoras, leitoras de código de barras, etc.) que são meio enjoadas de trabalhar em Java.
RMI deixa os dois lados amarrados em Java, o que é um grande problema.
E RMI não funciona direito em internet.