RMI x WebService / Cliente Desktop x Cliente Web

Olá a todos, este é meu primeiro post aqui no Portal Java. :joia:
Meu nome é Marcelo, tenho 25 anos e moro em Cuiabá-MT.
Gostaria de colocar duas comparações aqui e que vocês dessem suas opiniões a respeito.

Primeiro, gostaria de saber de vocês quando seria melhor usar RMI em lugar de um WebService em redes locais. WebService é uma tendência para lans ou o RMI ainda é a melhor opção neste caso?

Segundo, seria sobre Cliente Desktop x Cliente Web, qual o mais vantajoso? Qualquer automação comercial pode ser feita totalmente Web, ou Desktop ainda é um bom negócio? Aplicações Desktops estão entrando em desuso?

Até +

Olá Marcelo, seja bem vindo ao Portal Java.

RMI é uma boa opção para comunicação entre partes do sistema, WebService seria para comunicação entre sistemas diferentes, WebService é bastante complicado, complicadíssimo por sinal, e pode ser uma dor de cabeça se você se meter a usa-los sem necessidade… Porém RMI é um pouco baixo nível e o mais usual são tecnologias mais alto nível como EJB.

Quanto a desktop e web, é muito relativo, depende do que você precisa para sua aplicação, web tem sido bastante usado ultimamente, e tem algumas vantagens como facilidade de distribuição, tecnologias disponíveis, etc… mas isso realmente depende do que sua aplicação precisa, não se pode generalizar.