Pessoal, estou desenvolvendo um sistema de busca de informações na WEB (em lugares especifidos), e gostaria de saber…
É possível eu enviar um requisição de processamento ao sistema no qual o controle de processamento ficaria no servidor e não no browser do cliente.
Pois no sistema que desenvolvi, possui o seguinte fluxo:
Fiz um sistema de busca de informações de veiculo do detran através do Renavam:
- Importo arquivo TXT com números de Renavam no servidor.
- Carrego pagina que efetua a busca de RENAVAM, lê cada linha(RENAVAM) do arquivo TXT e consulta no DETRAN
- Leio retorno de dados em HTML extraindo as infomações que preciso
- Através das informações retornadas, gero um arquivo de SAIDA também no formato TXT ou armazeno no banco de dados.
Porém, me deparei com um possível problema, quando faço a requisição de busca pelo RENAVAM, meu browser fica processando até que as buscas sejam concluídas, caso eu feche o BROWSER o processamento é interrompido.
Gostaria de saber se é possível ou quais recursos devo utilizar para que o sistema fique encarregado do processamento e não o browser do cliente?
Exemplo: Importaria o arquivo e o sistema internamente realizaria as buscas e devolveria o arquivo para o usuário, independente dele fechar o browser ou não.
Meu codigo está contido em uma página JSP. Não sei se esse é o metodo mais adequado…
mas o browser é a interface com o cliente, através dele vc pode mostrar o status do processamento. Não acho seguro o cara fechar tudo e não ter nenhuma informação do que está acontecendo. Já viu os esquemas de sessão? Vc está logado e fecha o browser, ao abri-lo novamente na mesma aplicação nãose pede o login e vc cai direto na aplicação. Esse éseu caminho caso queria implementar algo!
Caro Amigo,
Acho que não me expressei bem…rs
Na verdade ele poderia acompanhar o status do processamento… Como se fosse quando você faz uma compra na internet, no qual o site disponibiliza status do Pedido (AGUARDANDO PAGAMENTO, ENVIADO,…etc).
Só que abstraindo para o que eu preciso, o usuário enviaria ao sistema diversas requisições de processamento em lote, e o sistema ficaria encarregado de processar os dados e atualizar o status das pesquisas para o clientes, que quando tivesse ok, ele pudesse visualizar.
Como o sistema consultará em diversas fontes de informação, o processamento pode ser demorado e o cliente não tenha paciência de aguardar a conclusão ou acidentalmente fechar o browser…
Seria tipo assim…
CLIENTE SOLICITA BUSCA DE INFORMAÇÃO > SISTEMA PROCESSA > QUANDO CONCLUIDO RETORNA PARA USUÁRIO SENDO ESTE ATRAVÉS DE ACESSO AO PAINEL DO SISTEMA ONDE ELE PODERÁ VISUALIZAR AS PESQUISAS REALIZADAS E O STATUS DAS PESQUISAS EM ANDAMENTO % DE CONCLUSÃO, ETC…
Entendi, como disse, acho que vc teria q trabalhar com sessão, e caso o cara feche o browser, a sessão é mantida…
mas tem outras variáveis…
a internet do cliente vai ser estável?pq se cair todas hr já viu né?
vc tem q prever tudo isso…
Ah, e se vc trabalhar com sockets, onde o cliente starta o serviço e dexa ele rodando, ae para colher informações vc cria as views onde ele pode visuyalizar as informações pelo browser.
Agora sim,…heehhe
vou dar uma lida sobre sockets, acho que deve ser isso que estou precisando…
Valeu!!!
acho que a melhor alternativa para seu problema seria o uso de JMS… JMS é utilizado quando há necessidade de uso
de chamadas assíncronas… Ou seja, voce envia e requisicao para o servidor e esquece… aí o server faz o que é necessário…
Dessa forma voce poderia processar sua requisicao e atualizar o BD, por exemplo, com os status necessarios para o cliente…