Robo pra consulta web, alguem pode me orientar como fazer um?

Olá amigos!

Sou novo nesse fórum e meu conhecimento de programação é muito mas muito pequeno.

Eu estudo direito e estou precisando automatizar o meu serviço e não sei como.

Atualmente tenho uma planilha em excel com centenas de processos e diariamente tenho que consultar processo por processo no site do TJ (http://www.tjrj.jus.br/).

Vocês sabem se tem alguma maneira de criar um robó que pegue direto linha a linha da minha coluna processos e retorne o último andamento do tj relativo aquele processo?

Eu pesquisei aqui no fórum, pesquisei no site e não consegui descobrir…
Eu sei que tem como fazer isso mas não faço a menor idéia de como começar…
Como eu disse, meu conhecimento com programação é bem pequeno mas eu tenho boa vontade em aprender só preciso que me apontem a direção certa!
Ouvi falar sobre Python, mas confesso que não faço a menor idéia de como usar hehehe
Se tiver um modelo pronto eu vou tentando alterar pras minhas necessidades.
Alguem pode me ajudar?
Muito obrigado!!

Procure ver se há webservices disponíveis para a tarefa que você quer.

Se não houver, terá de usar algum robô (acho que terá de criar um). E se este for o caso, com pouco conhecimento de programação, acho que você não irá andar. Ainda mais se o site que você quer consultar usar algum captchar.

Bem, o princípio é o seguinte.
O robô que você procura terá de enviar o número de processo e receber a resposta dentro de uma página (assim como um browser faz).
Depois disto terá de parsear a informação e encontrar o status do seu processo.
Não são tarefas triviais para quem tem pouco conhecimento.

Olha atualmente o site não usa esse sistema de verificação Captchar (http://www.tjrj.jus.br/)
Eu até achei um programa que faz isso mas ele é pago.
Eu só preciso que alguem me oriente como fazer…
Que tipo linguagem, sites de referencia (de preferencia em portugues se houver)…

Eu sei que um dos meus clientes usa isso, eu tenho um site online com informações dos processos e ele acessa e sabe quais os casos estão desatualizados com ajuda de um robo…
Mas não tem como eu perguntar pra ele como fazer…
Acho que não deve ser um bicho de 7 cabeças só preciso de uma orietação de como começar…
Obrigado pela ajuda!

Veja se webcrawlers te atendem. Eles buscam iformações em sites da forma como você descreveu.
Neste site tem alguns já prontos.
http://java-source.net/open-source/crawlers

Com tanta configuração, pode ser o caso de você querer criar o seu próprio.
Se for criar o seu próprio, a sua aplicação deverá ser capaz de implementar os passos abaixo.

  1. Se conecte a um site inicial.
  2. Passe parâmetros (como se fosse um usuário fazendo uma consulta via browser).
  3. Receba respostas (como um browser recebe respostas de um servidor).
  4. Leia o HTML de resposta e encontre o q procura (um parser).

Reze para que ninguem coloque um captcha.

E mande um user-agent bonito como Firefox X.Y, ou Internet Explorer 8 – senão alguem vai achar que vc é um hacker ou algo do mal.

PREZADOS É O SEGUINTE:

tenho uma “web rádio” e uso um servidor de stream gratuito. Esse serviço é até razoável. Chama-se “WWW.LISTEN2MYRADIO.COM”.
Acontece, que todo dia quando liga-se o computador da rádio, tem que se entrar com o usuário e senha, depois clicar em “Stream status: Stream is OFF Turn ON click here” pra que em seguida o áudio seja liberado para os ouvintes em todos os lugares do mundo.

Bom, acontece que o computador já está programado (via SETUP BIOS) pra se ligar automaticamente. E, consequentemente, tenho um programinha (DESLIGA AÍ!) que realiza o desligamento automático do computador.

Então, nem sempre temos locutor de manhã para colocar a webrádio no ar. Aí, ficamos sem áudio até que se apareça um locutor ou alguém pra liberar o stream gratuito.

Já tentei em vários sites e o que consegui é o seguinte, que já é um bom começo, mas ainda não funciona corretamente, pois explicarei depois do código abaixo:

==========

Bom, vamos à explicação que entendi (apesar de não sacar nada ou quase nada de html/php/asp, etc):
na 1ª linha em vermelho: “[color=red]http://www.site_do_stream.xxx/login-free.php[/color]” mudei p/ www.listen2myradio.com/login-free;
Já nas outras 2 linhas, coloquei o meu login "usuario@xxxx.com" e a senha “xxxxxx” (está aqui oculto pra vcs)

Então, percebo que dentro do meu site (site da minha webradio), se envia corretamente as informações e abre o site.
Só que lá dentro do site tem um botão, que é necessário ser clicado pra enviar o login/email e senha.
Depois, vejo que dois cliques precisam ser dados:
um em “Stream status: Stream is OFF Turn ON click here”, que aparece no navegador como: “www.listen2myradio.com/exec.php?do=cmd” e
finalmente os botões “turn ON turn OFF” que aparecem no navegador como: “www.listen2myradio.com/exec.php?do=on” e “www.listen2myradio.com/exec.php?do=off”, respectivamente.

Então, diante do exposto, percebi que faltam esses métodos ou comandos para que o código acima, funcione corretamente.
Gostaria que alguém me ajudasse, lembrado que o site da minha web rádio (hospedagem) também é gratuito e não aceita PHP, somente HTML e JAVASCRIPT.

Grato,
Walcledson de Paula.

[quote=fvslistas]Procure ver se há webservices disponíveis para a tarefa que você quer.

Se não houver, terá de usar algum robô (acho que terá de criar um). E se este for o caso, com pouco conhecimento de programação, acho que você não irá andar. Ainda mais se o site que você quer consultar usar algum captchar.

Bem, o princípio é o seguinte.
O robô que você procura terá de enviar o número de processo e receber a resposta dentro de uma página (assim como um browser faz).
Depois disto terá de parsear a informação e encontrar o status do seu processo.
Não são tarefas triviais para quem tem pouco conhecimento.
[/quote]

Mano eu posso te ajudar, me manda um e-mail para ericlacerda@hotmail.com.

Ola amigo acho qhe sei como te ajudar no mercado livre, tem uma planinha que faz isso, mas veja com o vendedor a fez robo dele em excel, eu comprei e digo e mto bom…

Caso ainda precise de um robô, posso fazer um para você. ric.herald@gmail.com

Há alguns anos passei pelo mesmo problema. Resolvi na época com o AutoIt. É simples e não requer muito conhecimento de programação. Vi que o tópico é antigo mas ainda poderá ser uma sugestão para alguém.

Vc precisa disso?

Boa noite. O programa que vc fez foi em Delphi?

Tópico é antigo mas eu trabalho com isso, inclusive quebrando captcha do tjrj e tjmg. Downloads de pdf do diário do tj e separando os processos e salvando no banco, só não eh possível quebrar o recaptcha do google, mas a taxa de acerto dos outros gira em torno de 80 a 90 porcento quem quiser ericlacerda@hotmail.com

Se for simples posso fazer em excel, mas pra quebrar o captcha não tem como pq eu uso inteligência artificial.

Já fiz algo parecido para sites de seguros, fiz com selenium(uma ferramenta de testes) com java,e também ja fiz com webdriverio som node.js, ambos são bem simples, para começar recomendo java, mas minha brincadeira acabou quando colocaram um captcha.

Olá tente esse software de apoio! Nele tem alguns robôs de consulta! Caso não tenha o seu, entre em contato com a empresa para solicitar o orçamento do desenvolvimento!
http://www.jetconsulta.com.br/blog-details.html