galera…
estou utilizando o apache derby, conecto tranquilamente no banco, mas quando vou escrever um jsp para fazer uma consulta e coloco pra rodar apartir do eclipse, atraves do plugin do tomcat o seguinte erro(veja figura anexada) é apresentado pelo eclipse, já restatei o tomcat dentro eclipse e fora também…
conto com a ajuda de vc’s
valeu
Rodando aplicações WEB pelo tomcat
9 Respostas
Verifique se vc. ja está usando a porta 8080 ou alguma outra porta relacionada ao Tomcat.
…já restatei o tomcat dentro eclipse e fora também…Vc está executando o Tomcat de mais de um lugar? Provavelmente o que está acontecendo com você é um conflito de portas, já que algum processo do Tomcat ficou perdido e não liberou as portas que ele usa, e após vc executar uma outra instância do Tomcat, ele verifica que as portas dele não estão liberadas e exibe a mensagem de erro.
Por essa última frase que vc falou, eu posso sugerir o seguinte: vc provavelmente está finalizando o Tomcat pelo botão vermelho de stop que fica na view Console do Eclipse, e não pela view Servers, que é a forma correta de trabalhar com o Tomcat de dentro do Eclipse. Quando vc usa o botão de stop do Console*, o Eclipse encerra os processos do Tomcat de forma abrupta, e na maioria das vezes não fecha conexões com banco, não libera portas etc etc. Isso acontece muito usando Hibernate.
Pode reparar que quando você encerra o Tomcat pelo botão de stop apropriado* (na view Servers), todas as mensagens de depuração indicando o shutdown aparecem, aí sim, no Console. Quando vc encerra o Tomcat pelo stop do Console, não aparece nada, pois ele simplesmente mata o processo.
-
- O nome do botão vermelho da view Console na verdade é “Terminate”, enquanto que o nome do botão vermelho da view Servers na verdade é “Stop the server”. Pelos nomes já dá pra deduzir o que cada um faz, e qual é o correto pra cada situação.
- O nome do botão vermelho da view Console na verdade é “Terminate”, enquanto que o nome do botão vermelho da view Servers na verdade é “Stop the server”. Pelos nomes já dá pra deduzir o que cada um faz, e qual é o correto pra cada situação.
olá marcio…
realmente, eu estou usando o plugin do tomcat para o eclipse e para ligar o TC utilizava apenas o ícone na barra de ferramentas… tô utilizando agora o view server…
tentei rodar uma aplicação JSP em um Dynamic Web project, com o direito no JSP, depois Run AS e run on server, mas a seguinte mensagem apareceu, vc já viu…
Coloca o seu JSP dentro da pasta WebContent. Por isso que ele tá dizendo que não tem “launchable artifact”. Não tem nada pra ele rodar.
Ah, outra coisa, não precisa “clicar com o direito no jsp etc etc…”. Pra vc rodar um web project no Eclipse, vai na view Servers, clica com o botão direito na linha do seu Tomcat e seleciona “Add and Remove Projects”. Aí, na janela que aparecer, mova o seu projeto de “Available Projects” pra “Configured Projects”, rode o Tomcat e pronto.
Marcio…
kara deu certo, perfeito. consegui conectar no banco e mostra no browser.
valeu, mesmo, tento fazer isso a dias…
outra coisa…
num sei se vc viu mas faço a consulta no banco no JSP, segui esse tutorial http://www.eclipse.org/articles/Article-EclipseDbWebapps/article.html
como faria para fazer essa consulta em servlet?
e possível usar as taglibs?
Por enquanto se concentra em conseguir fazer as coisas rodarem. Só depois que vc já tiver uma noção maior do que está sendo feito é que vc pode se preocupar em como as coisas estão sendo feitas, e ir evoluindo aos poucos. Um passo de cada vez. Se vc se preocupar com muitas coisas ao mesmo tempo, muitos problemas poderão surgir no caminho e aí vc pode demorar muito pra conseguir rodar qualquer aplicaçãozinha mínima, o que vai te causar uma frustração muito grande.
Leia os tutoriais sobre JDBC daqui mesmo do GUJ, principalmente o de Introdução a JDBC: http://www.guj.com.br/artigos.jsp#[telefone removido]
pode crer…
valeu kra…