Rodando aplicações WEB pelo tomcat

9 respostas
R

galera…
estou utilizando o apache derby, conecto tranquilamente no banco, mas quando vou escrever um jsp para fazer uma consulta e coloco pra rodar apartir do eclipse, atraves do plugin do tomcat o seguinte erro(veja figura anexada) é apresentado pelo eclipse, já restatei o tomcat dentro eclipse e fora também…
conto com a ajuda de vc’s
valeu

9 Respostas

W

Verifique se vc. ja está usando a porta 8080 ou alguma outra porta relacionada ao Tomcat.

MarcioTavares

rafaelb:
…já restatei o tomcat dentro eclipse e fora também…
Vc está executando o Tomcat de mais de um lugar? Provavelmente o que está acontecendo com você é um conflito de portas, já que algum processo do Tomcat ficou perdido e não liberou as portas que ele usa, e após vc executar uma outra instância do Tomcat, ele verifica que as portas dele não estão liberadas e exibe a mensagem de erro.

Por essa última frase que vc falou, eu posso sugerir o seguinte: vc provavelmente está finalizando o Tomcat pelo botão vermelho de stop que fica na view Console do Eclipse, e não pela view Servers, que é a forma correta de trabalhar com o Tomcat de dentro do Eclipse. Quando vc usa o botão de stop do Console*, o Eclipse encerra os processos do Tomcat de forma abrupta, e na maioria das vezes não fecha conexões com banco, não libera portas etc etc. Isso acontece muito usando Hibernate.
Pode reparar que quando você encerra o Tomcat pelo botão de stop apropriado* (na view Servers), todas as mensagens de depuração indicando o shutdown aparecem, aí sim, no Console. Quando vc encerra o Tomcat pelo stop do Console, não aparece nada, pois ele simplesmente mata o processo.

R

olá marcio…
realmente, eu estou usando o plugin do tomcat para o eclipse e para ligar o TC utilizava apenas o ícone na barra de ferramentas… tô utilizando agora o view server…
tentei rodar uma aplicação JSP em um Dynamic Web project, com o direito no JSP, depois Run AS e run on server, mas a seguinte mensagem apareceu, vc já viu…

MarcioTavares

Coloca o seu JSP dentro da pasta WebContent. Por isso que ele tá dizendo que não tem “launchable artifact”. Não tem nada pra ele rodar.

MarcioTavares

Ah, outra coisa, não precisa “clicar com o direito no jsp etc etc…”. Pra vc rodar um web project no Eclipse, vai na view Servers, clica com o botão direito na linha do seu Tomcat e seleciona “Add and Remove Projects”. Aí, na janela que aparecer, mova o seu projeto de “Available Projects” pra “Configured Projects”, rode o Tomcat e pronto.

R

Marcio…
kara deu certo, perfeito. consegui conectar no banco e mostra no browser.
valeu, mesmo, tento fazer isso a dias…

R

outra coisa…
num sei se vc viu mas faço a consulta no banco no JSP, segui esse tutorial http://www.eclipse.org/articles/Article-EclipseDbWebapps/article.html
como faria para fazer essa consulta em servlet?
e possível usar as taglibs?

MarcioTavares

Por enquanto se concentra em conseguir fazer as coisas rodarem. Só depois que vc já tiver uma noção maior do que está sendo feito é que vc pode se preocupar em como as coisas estão sendo feitas, e ir evoluindo aos poucos. Um passo de cada vez. Se vc se preocupar com muitas coisas ao mesmo tempo, muitos problemas poderão surgir no caminho e aí vc pode demorar muito pra conseguir rodar qualquer aplicaçãozinha mínima, o que vai te causar uma frustração muito grande.

Leia os tutoriais sobre JDBC daqui mesmo do GUJ, principalmente o de Introdução a JDBC: http://www.guj.com.br/artigos.jsp#[telefone removido]

R

pode crer…
valeu kra…

Criado 28 de julho de 2006
Ultima resposta 29 de jul. de 2006
Respostas 9
Participantes 3