[color=“blue”]Sou novato no forum como tb no desenvolvimento de aplicações em Java. Estou precisando de ajuda de vocês e sei que posso contar com isso.
O problema é que quero rodar uma exemplo de relatorio em jasperReports no JBuilder X e não consigo importar as bibliotecas do jasperReport dando o erro abaixo:[/color]
as imgens abaixo mostram como foi q tentei disponibilizar a biblioteca do jasperReporte:
[color=“blue”]Por favor, me mostre como poderei executar esta classe no JBuilder. :)[/color] :?:
bom eu naum to conseguindo ver as imagens que tu colocou no seu post…
cara tu instalou o sdk do java na sua máquina ou instalou apenas o
jbuilder q jah vem com o sdk do java???
bom vc pode resolver isso da seguinte forma existe 3 possibilidades
:arrow: caso vc tenha o sdk instalado na maquina: pegue os jar’s do jasperReport e coloque na pasta:
"caminho para a pasta do seu sdk java na sua maquina"\jre\lib\ext
:arrow: caso vc instalou o jbuilde que vem com o sdk: procurar a pasta do sdk do java dentro da pasta onde o jbuilder foi instalado vc vai achar dentro da pasta do sdk dentro da pasta do jbuilder e dentro da pasta do sdk vc vai achar uma estrutura parecida com o caminho que coloquei acima
:arrow: to sem o jbuilder aki pra testar mas quando usei se naum me engano tem uma opção de configuração do projeto onde vc importa os jar’s necessarios/utilizados pelo seu projeto dai resolve o problema de funcionamento, porem se vc tentar rodar o seu projeto fora do jbuilder vai precisar que os jar’s esteja no diretorio citado acima para poder funcionar fora do jbuilder
bom qq coisa soh falar
[]'s
M
mauricio_nsPJ
kra, blz?
Copiei os jar’s para C:\JBuilderX\jdk1.4\jre\lib\ext como vc falou e segui os seguintes passos no JBuilder X :
Project -> Project Properties -> selecionei Paths -> selecionei Required LIbraries -> cliquei o botão Add -> no Select One or More Libraries cliquei no botão New -> na janela New Library Wizard no campo Name pus ‘JasperReport’ no campo Location pus ‘User Home’ e cliquei no botão Add e selecionei todos os jas’s qeu coloquei no C:\JBuilderX\jdk1.4\jre\lib\ext .
Mas ainda não consigo importar a biblioteca do JasperReport
Afinalidade disso tudo é de poder usar um relatorio que fiz no iReport em um aplicativo q estou fazendo no JBuilder X. E eu não sei com chamar o relatório dentro do aplicativo. Toh boiando completament e naum encontre nenhuma documentação qeu fale desta parte. O iReporte gera dois arquivos .jasper e .jrxml (não sei qualdeles eu tenho que trabalhar)
Vc poderia me dar uma dica? Toh pensando em usar o Eclipse se for preciso.