Rodar Java em um "Mini Linux"

8 respostas
Luciano_Lopes

Pessoal,desenvolvi recentemente uma mine distribuição linux,ta bem básica(por enquanto sem interface,só texto),possui varios comandos,coloquei o VI como editor,etc ai passou pela cabeça de instalar o java e executar alguns códigos no sistema,é possivel?Se sim podem me ajudem ou deem opiniões sobre o assunto,qualquer sugestão é bem vinda.Desde ja agradeço a ajuda,vlw

8 Respostas

E

“Mine” é a mulher do “Mikei” :slight_smile:

De qualquer modo, você pode instalar o Java nesse Linux sem problemas, é só você ver se ele vai funcionar, porque ele precisa de algumas dependências. Algumas coisas do Java talvez não funcionem (como as demonstrações gráficas) se você não instalar a parte gráfica do Linux, é claro. Portanto, você pode testar seu Mini-Linux + Java com o Tomcat ou o JBoss, que são programas bem complicados mas que não têm interfaces gráficas.

Luciano_Lopes

entanglement:
“Mine” é a mulher do “Mikei” :slight_smile:

:stuck_out_tongue:

Não sei se você ja testou o JNode, é um sistema operacional feito em java,ele usa um nano kernel para poder iniciar,estou tentando seguir a mesma ideia mas usando um kernel normal,quero criar uma interface para ele,tudo em java,você teria algum material ou site que possa me ajudar?

E

Ah, entendi. Se você usar uma JVM pronta (como a da Sun para Linux), ela supõe que o kernel é Linux mesmo e muitas das bibliotecas e comandos estão disponíveis. E essa JVM supõe que a parte gráfica, caso disponível, seja X-Window mesmo (ou seja, a que já vem no Linux), e mais, ela supõe que você use algum dos gerenciadores de janelas tradicionais como o KDE ou o Gnome - se você olhar no fonte disponível para compilação, essa compilação tem algumas dependências com esses gerenciadores.

http://download.java.net/openjdk/jdk6/

No caso do JNode, foi usada uma JVM especial para poder usar o conceito de kernel Java.

Não tenho material para isso, mas não deve ser muito complicado você fazer uma distribuição que possa rodar, por exemplo, um web server Java como o Tomcat.

Luciano_Lopes

Meu sistema é para pc’s antigos (386),é possivel fazer isso?

E

Puxa vida - você vai ter de achar uma versão bem antiguinha do Java para Linux (talvez Blackdown) e ver se ela roda nesse PC antigo.
É que a partir da versão 5 a versão compilada do Java que você pode conseguir da Sun requer pelo menos um Pentium III para rodar.

Luciano_Lopes

Você pode me passar seu msn para conversamos sobre o assunto?

E

Não tenho cadastro no MSN (por incrível que pareça). De qualquer maneira, mesmo que eu tivesse MSN, é bloqueado aqui na empresa.

gomesrod

Além disso, é bom lembrar que as soluções postadas no fórum não são particulares, e sim para todos.
Não fique com receio de “poluir” o tópico com excesso de informações - quanto mais melhor. Eu mesmo sou um dos que estão xeretando e aprendendo algumas coisas novas por aqui, e não ia gostar nada se a conversa fosse para o MSN :slight_smile:

Criado 8 de junho de 2010
Ultima resposta 9 de jun. de 2010
Respostas 8
Participantes 3