Rodar uma aplicação num servidor

6 respostas
VagnerChines

Aí galera,
Tenho uma aplicação desktop em java que tem uma ligação com uma bd e que funciona direito, coloquei ela num servidor de aplicações e ela ta funcionando.
O problema é o seguinte, como eu faço para que os outros usuários de rede acedam a ela a partir dos seus computadores sem ter que instalar em todos eles?

Valew…

6 Respostas

P

kra, se é uma aplicação desktop normalmente vc deve instalar a aplicação em todos os computadores de usuários. Mas podem haver outras alternativas.
Uma alternativa seria colocar o jar da aplicação em um computador remoto da rede, e criar um atalho para este jar de cada um dos computadores. Deve funcionar, porém dados que possivelemente estão sendo serializados na aplicação podem ficar salvos no computador remoto.

Outra ideia interessante seria utilizar o java webstart nesta aplicação. Mas obrigaria a instalação em cada um dos computadores de qualquer maneira.
O java Web start é mais legal que uma aplicação desktop comum(via jar), pois ele verifica a cada vez que você executa a aplicação se ela foi atualizada, e tb gera icones na area de trabalho quando instala a aplicação.

Mas como o seu interesse é não instalar, recomendo mesmo desenvolver esta aplicação para web, e seus problemas serão solucionados. Desta maneira vc poderia rodar a aplicação em servidor local como intranet.

Espero ter ajudado.

Abraços

VagnerChines

Valew pela dica.
Mais uma coisa, ja desenvolvi aplicações web em php, html e javascript. Desculpa-m pela ignorância, + numa aplicação web em java da para fazer tudo o k se faz numa aplicação desktop?

Faloww

S

Eu até nem sei o que responder, se calhar podias ser mais claro na pergunta???

VagnerChines disse
Valew pela dica.
Mais uma coisa, ja desenvolvi aplicações web em php, html e javascript. Desculpa-m pela ignorância, + numa aplicação web em java da para fazer tudo o k se faz numa aplicação desktop?

Faloww

VagnerChines

Para ser mais especifico, podemos usar internal frames em aplicações web em java?

eliangela

sim. E existem duas maneiras que eu conheço:
Usando AJAX e usando APPLETS.

O site do Google tem uns frames assim, todos feitos com AJAX.

P

VagnerChines:
Valew pela dica.

Faloww

Kra, hoje em dia tudo é possível na Web 2.0. Existem diversos frameworks para desenvolvimento de aplicações de internet ricas(RIA), como o Adobe Flex(Que usa o Flash), o GWT, EXT(os 2 ultimos baseados em javascript) entre muitos outros. Usando eles você consegue desenvolver aplicações muito bonitas em termos de layout, mais bonitas que aplicações desktop inclusive.
Nós aqui na empresa desenvolvemos aplicações utilizando Adobe Flex. Acho bem simples de se fazer, vale a pena dar uma estudada.

Caso não conheça o Flex procura no google por algumas aplicações de exemplo.

Espero ter ajudado.

Abraço

Criado 26 de janeiro de 2010
Ultima resposta 27 de jan. de 2010
Respostas 6
Participantes 4