Bom Dia…
Gostaria de saber as opiniões dos colegas, referente a rotatividade na área de TI, a cada 2 dias tem um Desenvolvedor novo aqui… entra e sai constante… o que vcs acham disso.
Falta de gente no mercado, principalmente no nivel pleno (as empresas querem produtividade alta mas não querem pagar salarios muito altos).
Isso geralmente acontece com empresas que não valorizam o profissional, sempre vai ter alguém que vai pagar mais, e profissional de TI é assim mesmo quem pagar mais leva.
[quote=edudux]Isso geralmente acontece com empresas que não valorizam o profissional, sempre vai ter alguém que vai pagar mais, e profissional de TI é assim mesmo quem pagar mais leva. [/quote]Tem que ver o caso de quando a pessoa se acha boa d+ para o que realmente é. Acaba saindo se achando bom e depois quebra a cara. Já vi isso acontecer diversas vezes.
Concordo plenamente com os amigos, infelizmente eh esta a realidade do profissional de TI.
TI, e tão estressante metodologia ágil caralho de assas… produtividade pressão, tenho um amigo que deixou um salario de 13 mil, e voltou a dar aulas ganhando 5, e ta super feliz, falou que não tinha vida social nem animo… hoje o cara até sorrir, e tem humor.
QUALIDADE DE VIDA …
Dependendo da empresa, o profissional não tem qualidade de vida, a meu ver isso é tudo. Em todas as áreas tem pessoas que se acham superior isso é fato.
meu achismo, rotatividade vem do descontentamento do profissional, de projetos nao motivantes, gestão nao participativa, pressão falta de valorização, e farta quantidade de vagas…FUTEBOL E DO MESMO MODO… toda hora o cara ta em um time diferente… a procura de um lugar melhor, por dinheiro ou por conforto…
Qualidade de Vida é primordial, não adianta ganhar rios de dinheiro se vc demora 3 horas para chegar na empresa, enfrentar transito de marginal e dutra, metrô lotado.
Hoje encontrei a empresa que me dá qualidade de vida, respeito e boa remuneração estou super feliz e não pretendo sair daqui por dinheiro, mas não foi da noite pro dia que consegui essa vaga, comi muito pão que diabo cuspiu!!!
Qualidade de Vida é primordial, não adianta ganhar rios de dinheiro se vc demora 3 horas para chegar na empresa, enfrentar transito de marginal e dutra, metrô lotado.
Hoje encontrei a empresa que me dá qualidade de vida, respeito e boa remuneração estou super feliz e não pretendo sair daqui por dinheiro, mas não foi da noite pro dia que consegui essa vaga, comi muito pão que diabo cuspiu!!!!
Gostei de ler isso!
O pior de tudo é ver profissionais que tem preguiça de resolver seus problemas.
O GUJ é a prova disso.
Tem gente que nem faz uma pesquisa inicial no google. Tem outros que postam e falam “procurei aqui mas não achou” e quando eu procuro para ver, aparece no segundo ou terceiro resultado.
Não adianta marretar e culpar as empresas como fonte de todos os males. ^^
[quote=jakefrog]O pior de tudo é ver profissionais que tem preguiça de resolver seus problemas.
O GUJ é a prova disso.
Tem gente que nem faz uma pesquisa inicial no google. Tem outros que postam e falam “procurei aqui mas não achou” e quando eu procuro para ver, aparece no segundo ou terceiro resultado.
Não adianta marretar e culpar as empresas como fonte de todos os males. ^^[/quote]
Mas a questão aqui não são os profissionais preguiçosos, vagabundos que enrolam o tempo todo e se mantem na empresa a custo de outros profissionais e sim a rotatividade de profissionais de TI.
A primeira empresa que eu trabalhei como técnico de informáica nos meus primeiros 6 meses de empresa eu contei 18 Técnicos que entraram e sairam, fiquei 5 anos nessa empresa, imagina quantas pessoas não passaram por lá…obvio que perdi as contas…kkkkk
Mas a realidade é essa…não deu valor pode dar Adeus!!
[quote=juniorsatanas]Bom Dia…
Gostaria de saber as opiniões dos colegas, referente a rotatividade na área de TI, a cada 2 dias tem um Desenvolvedor novo aqui… entra e sai constante… o que vcs acham disso.[/quote]
a empresa pode estar com problemas para entregar varios projetos… ai contrando uns 2,3 por dia… pra ver se resolve… ai se cara n é bom ou fica so enrolando fica 1 ou 2 meses na empresa… e rua…
Rotatividade é algo normal, o problema é o caminho que leva os programadores à trocarem de emprego constantemente. Moro no Canada, e aqui a rotatividade é algo natural e bem visto - desde que aconteça de forma natural, ou seja, para perseguir um salario melhor, ou responsabilidades diferentes, uma mudança de carreira, etc.
O que acontece no Brasil, a meu ver, é que o mal da terceirizaçao via «consultoria», aliada a péssima gestao de projetos, faz com que os profissionais passem por diversas experiencias ruins antes de encontrar um bom equilibro entre salario, qualidade de vida, e motivaçao. Como nao existem planos de carreira solidos e transparentes, os profissionais se veem obrigados a fazerem leilao de seu salario para obter reconhecimento, e por vezes, acabam optando por novas oportunidades que nao necessariamente cobrem todas as suas necessidades. Como ja disseram, dinheiro nao é tudo.
É preciso amadurecer muito o conceito de «consultoria» no Brasil, e a legislaçao trabalhista também precisa de profundas mudanças para que as empresas deixem de recorrer à terceirizaçao para cobrir suas amarguras de recursos. E, mais do que nunca, o profissional de TI precisa de uma melhor consciencia de seu valor, e de seu papel na economia, para que as empresas comecem a leva-lo mais a serio. MInha opiniao.
Essa e a MAIOR mentira de todos os tempos.
[/quote]
Desculpe amigo, mas na minha opnião falta mão de obra sim… a maior parte dos profissionais são ruins mas as empresas também não querem pagar 15k para todo mundo!
Dificilmente quando se contrata um sênior ele sai do dia pra noite… já salários médios o cara sai para ganhar 500 a mais… de 4 para 4,5k de 4,5 para 5k… emprego nessa faixa tem falta de mão de obra, e ai tem aqueles que se beneficiam disso e acabam ganhando nessa faixa sem produzir o suficiente para o valor e outros que mereciam mais e também ficam na mesma faixa.
Já conheci cara ganhando 5k e o trabalho dele era só compilar projetos… coisa que poderia ser facilmente automatizada…
mas enfim… cada um tem a sua opnião… como foi falado no começo do fórum “gostaria de saber as opniões”.
Não sou só eu que estou dizendo… muitas pesquisas dizem que falta mão de obra na área de TI e isso acaba gerando a rotatividade…
eu sai de um emprego com 45 dias a quase 3 anos atraz… uma agência de dev de sites…
quando sai o sentimento era de Repugna, até pensei em abandonar tudo ai eu entrei me cadastrei no GUJ e percebi que a culpa não era somente minha, um monte de gente na minha situação…
eu nao tinha 10% do conhecimento que tenho hoje.
um tanto foi culpa do Ambiente(muito ruim apertado, prédial, sem cores)
um tanto foi do RH (por ter me contratado com um tipo de prova e o trabalho era outro),
um tanto foi da equipe(por me deixar dar murro em ponta de faca sem ajudar) <- Hoje eu os Entendo,
um tanto foi da empresa(pelo salário, organização, ambiente, etc…etc…),
e um tanto foi minha culpa(por ter falsas esperanças da profissão, e pensar que sabia tudo e não sabia nada)
eu não sabia fazer uma junção em SQL…
é exatamente isso que acontece, a empresa pensa que é a tampa, o profissional pensa que é a panela…e a contratação foi um equivoco para ambos
[/quote]
Desculpe amigo, mas na minha opnião falta mão de obra sim… a maior parte dos profissionais são ruins mas as empresas também não querem pagar 15k para todo mundo!
Dificilmente quando se contrata um sênior ele sai do dia pra noite… já salários médios o cara sai para ganhar 500 a mais… de 4 para 4,5k de 4,5 para 5k… emprego nessa faixa tem falta de mão de obra, e ai tem aqueles que se beneficiam disso e acabam ganhando nessa faixa sem produzir o suficiente para o valor e outros que mereciam mais e também ficam na mesma faixa.
Já conheci cara ganhando 5k e o trabalho dele era só compilar projetos… coisa que poderia ser facilmente automatizada…
mas enfim… cada um tem a sua opnião… como foi falado no começo do fórum “gostaria de saber as opniões”.
Concordo que uma certa escassez de mao de obra contribua para a situacao que voce descreveu. E tambem concordo com o amigo acima, de que nao se trata «somente» de uma falta de mao de obra, mas tambem de um problema de valorizacao do profissional. O que eu acrescentaria aos comentarios de voces, é que as empresas ainda nao sabem contratar muito bem. Elas nao pagam altos salarios para pessoas sem capacitacao so porque «falta mao de obra». Elas fazem isso porque muitas delas ainda nao sabem avaliar a qualidade dos profissionais, e estao presas a padroes de trabalho antiquados e pouco aderentes à realidade do mercado.
Não sou só eu que estou dizendo… muitas pesquisas dizem que falta mão de obra na área de TI e isso acaba gerando a rotatividade…[/quote]
[/quote]
Não sou só eu que estou dizendo… muitas pesquisas dizem que falta mão de obra na área de TI e isso acaba gerando a rotatividade…[/quote]
Bom, entao ao menos deviamos agradecer a esta “falta de mao de obra” na faixa a qual vc se refere, pois quando nao ouver essa falta de mao de obra, vai haver a falta de mao de obra na fixa dos 3k ate o dia que estaremos ganhando um salario minimo.[/quote]
E em algum momento eu disse que a rotatividade é ruim ? Acho que em alguns casos ela é boa mesmo e se a empresa souber investir em bons profissionais, ela consegue evitar essa rotatividade de seus profissionais. Basta realmente pagar salários adequados.
Já vi casos de caras que ganhavam 4k, mas a empresa não investia pois nem merecia isso… depois com o mercado arqucido arrumaram para ganhar 5 depois quando trocou o 5 por 6 quebrou a cara e passou por uma demissão e por assim vai…
Acredito que sempre faltará mão de obra qualificada… Agora as empresas sempre irão querer pagar menos. Se a média ganhar 3k e for produtiva é nessa faixa que vai faltar. Se tiver programador ganhando salario minimo em toda esquina e sendo produtivo… vai faltar nessa faixa…
Agora profissionais que ganham 10k por mês e são valorizados, dificilmente trocam suas empresas!
A rotatividade de profissionais é uma caracteristica das empresas, não do mercado e não dos profissionais em si.
A alta rotatividade representa que a empresa é uma porcaria. Tão simples quanto isso. As caracteristicas que levam a empresa ser uma porcaria são várias e variadas.
Promessas infunddas é a maior causa. As pessoas chegam com uma promessa e rápidamente descobrem que não é real e procuram outra coisa. Porque o mercado é quente rápidamente encontram outra opção e vão embora. A empresa não faz nada para segurar as pessoas.
Existem várias formas de segurar as pessoas. Algumas funcionam bem para peões de chão fábrica, mas nem tanto para profissionais cujo maior asset não é a força fisica, mas o raciocinio. Aumentar o salário é uma opção. Aumentar os beneficios tb, mas tem menor efeito, porque beneficio não é para si, é para todos e portanto não retrata o esforço de cada um. Falta de evolução. Não estou falando em promoção, e sim em ensinar e dar ajuda para aprender. Disponibilizar um ambiente de colaboração em vez de competição, etc… por exemplo metas é uma coisa que leva à competição e a desavenças.
Falta de respeito é uma outra forma. Quando o RH fala com vc e nem sabe o que “TI” significa ou acha que java é uma sigla, estamos mal. Pior é depois quando o trabalho vem como se vc estivesse numa linha de montagem de um chão de fábrica. Quando lhe perguntam um prazo e vc diz X e lhe respondem “X é muito, vamos fazer em X/2”
Como já se falou aqui o mito do apagão é importante conhecer. A empresas usam a media para jogar essa na população para criar pressão nos profissionais. Cada um de nós tem que educar os seus contatos para a mentira que isto é. O problema não é falta de profissionais , o problemas é que as empresas não sabem procurar e não dão o que se espera. Todos querem perfil de executivo master pagando salário de junior e pior, tem muito sacanas com empresas que simplesmente terceirizam, ou sejam elas não fazem nada , apenas vendem os profissionais a outrém . Qualquer similitude com os feitores ou as madames não é conincidencia. Estas empresas se dizem de RH (relações humanas) , mas não cria relações que não as comerciais e de interesse. É um monte de gente catando trabalho para ooutrém e cobrando por isso. Porquê ? Porque ha muita margem de lucro. O trabalhador acaba recebendo uns 20% do que o cliente paga. Se o cliente contratar o cara diretamente é mais barato para ele e mais vantajoso para o empregado. O problema é que ninguem confia no cara de software.
Porque o cara de software tem inteligencia e sabe dos seus direitos é comum as empresas serem processadas, mas isto é porque as empresas fazem porcaria.
Falta honestidade das empresas. Mas falta porque falta aos profissionais ética e se darem ao respeito.
E é isso que acontece, quando os profissionais têm respeito por si mesmos : recusam trabalhar para exploradores. Ai os exploradores se queixam de falta de mão de obra. Ora, paguem mais. Paguem melhor. dêem melhores condições. Tenham mais respeito. E os profissionais aparecem.
Se houvesse falta de mão de obra as empresas reteriam seus profissionais, e não o contrário.