Rotatividade de profissionais de TI

[quote=sergiotaborda]A rotatividade de profissionais é uma caracteristica das empresas, não do mercado e não dos profissionais em si.

A alta rotatividade representa que a empresa é uma porcaria. Tão simples quanto isso. As caracteristicas que levam a empresa ser uma porcaria são várias e variadas.
Promessas infunddas é a maior causa. As pessoas chegam com uma promessa e rápidamente descobrem que não é real e procuram outra coisa. Porque o mercado é quente rápidamente encontram outra opção e vão embora. A empresa não faz nada para segurar as pessoas.

Existem várias formas de segurar as pessoas. Algumas funcionam bem para peões de chão fábrica, mas nem tanto para profissionais cujo maior asset não é a força fisica, mas o raciocinio. Aumentar o salário é uma opção. Aumentar os beneficios tb, mas tem menor efeito, porque beneficio não é para si, é para todos e portanto não retrata o esforço de cada um. Falta de evolução. Não estou falando em promoção, e sim em ensinar e dar ajuda para aprender. Disponibilizar um ambiente de colaboração em vez de competição, etc… por exemplo metas é uma coisa que leva à competição e a desavenças.

Falta de respeito é uma outra forma. Quando o RH fala com vc e nem sabe o que “TI” significa ou acha que java é uma sigla, estamos mal. Pior é depois quando o trabalho vem como se vc estivesse numa linha de montagem de um chão de fábrica. Quando lhe perguntam um prazo e vc diz X e lhe respondem “X é muito, vamos fazer em X/2”

Como já se falou aqui o mito do apagão é importante conhecer. A empresas usam a media para jogar essa na população para criar pressão nos profissionais. Cada um de nós tem que educar os seus contatos para a mentira que isto é. O problema não é falta de profissionais , o problemas é que as empresas não sabem procurar e não dão o que se espera. Todos querem perfil de executivo master pagando salário de junior e pior, tem muito sacanas com empresas que simplesmente terceirizam, ou sejam elas não fazem nada , apenas vendem os profissionais a outrém . Qualquer similitude com os feitores ou as madames não é conincidencia. Estas empresas se dizem de RH (relações humanas) , mas não cria relações que não as comerciais e de interesse. É um monte de gente catando trabalho para ooutrém e cobrando por isso. Porquê ? Porque ha muita margem de lucro. O trabalhador acaba recebendo uns 20% do que o cliente paga. Se o cliente contratar o cara diretamente é mais barato para ele e mais vantajoso para o empregado. O problema é que ninguem confia no cara de software.
Porque o cara de software tem inteligencia e sabe dos seus direitos é comum as empresas serem processadas, mas isto é porque as empresas fazem porcaria.

Falta honestidade das empresas. Mas falta porque falta aos profissionais ética e se darem ao respeito.

E é isso que acontece, quando os profissionais têm respeito por si mesmos : recusam trabalhar para exploradores. Ai os exploradores se queixam de falta de mão de obra. Ora, paguem mais. Paguem melhor. dêem melhores condições. Tenham mais respeito. E os profissionais aparecem.[/quote]

Aprovadissimo :thumbup:

Essa e a MAIOR mentira de todos os tempos.

“Se eu não encontro um encanador decente ao preço que quero pagar, isso é apagão? Ou, mais tecnicamente, é um sinal de escassez dessa mão de obra? Não, porque ninguém sabe quanto eu quero pagar. Se oferecer 1000 reais pela visita, terei tantos quantos queira. Se oferecer 10 reais, não aparecerá um só candidato.”

Eu acho que existe sim uma enorme falta de boas empresas para se trabalhar, que oferecam oportunidades de desenvolvimento profissional, um salario justo e um bom ambiente de trabalho. Nao fosse isso nao teriamos tantas pessoas reclamando e/ou indo para outros paises.

Em parte, existem mais fatores alem do dinheiro; mas mesmo que esse fosse o caso, nao seria o caso do somente do “profissional de TI”, quem nao quer ganhar mais? Nem o relogio trabalha de graca diria o meu pai.

[quote=jakefrog]O pior de tudo é ver profissionais que tem preguiça de resolver seus problemas.

O GUJ é a prova disso.

Tem gente que nem faz uma pesquisa inicial no google. Tem outros que postam e falam “procurei aqui mas não achou” e quando eu procuro para ver, aparece no segundo ou terceiro resultado.

Não adianta marretar e culpar as empresas como fonte de todos os males. ^^[/quote]

Isso para mim e muito um consequencia da “ma propaganda” que vive falando da falta de mao de obra de TI e de qual alto e facil seria ganhar rios de dinheiro com ti. Veja este exemplo bem recente.

“Criador da Anjos do Brasil, entidade que reúne investidores-anjo (cujo papel é garantir capital inicial para startups), Cassio Spina afirma que um desenvolvedor iniciante pode ganhar de R$ 3 mil a R$ 4 mil. Dá para chegar em R$ 10 mil fácil.”

Vejo um monte de aventureiros sem a minima paixao pela profissao, pessoas sem interesse, sem talento, que entram o mundo de TI com a falsa ideia de ganhar dinheiro facil. Enfim, em muitos casos (nao todos obviamente) um bando de gente incompente.

TI para mim esta cada dia pior.
[/quote]

Concordo D+ com o maracujá.

Pra mim o mercado está ruim porque existem empresas ruins de mais nas mãos de políticos de mais. Vejam o caso da Delta.
Quantas empresas de TI que conseguem sobreviver sem se envolver em alguma maracutáia? Se não tiver comprado algum segmento do mercado, oferecendo sonegação fiscal, comprou algum político. Como vai competir no mercado com uma empresa dessas? O profissional disputado é o que se cala vendo a merda rolar diante dos proprios olhos sem poder fazer nada além do que é mandado.
Essa é a pura verdade do mercado de TI, que torna uma profissão linda tão bandida.

[quote=sergiotaborda]A rotatividade de profissionais é uma caracteristica das empresas, não do mercado e não dos profissionais em si.
[/quote]

Se é um problema das empresas então afeta todo o mercado e influencia os profissionais.

Ou você acha que todo profissional pude se dar ao luxo de não trabalhar para empresas assim?

Enquanto as empresas não investirem nos profissionais e os profissionais competentes se derem o devido valor, sempre haverá falta de mão de obra para salários inadequados e meia duzia de oportunistas se aproveitarão disso.

O que falta é mão de obra qualificada e BARATA!

Se realmente falta mão de obra qualificada, por que a maior parte das vagas paga salarios baixo e não bons salários ??

Veja se alguem fala que ta faltando mão de obra para preencher uma vaga de 10 k de java ??? Nesse caso sobra mão de obra…

[quote=jmmenezes]Enquanto as empresas não investirem nos profissionais e os profissionais competentes se derem o devido valor, sempre haverá falta de mão de obra para salários inadequados e meia duzia de oportunistas se aproveitarão disso.

O que falta é mão de obra qualificada e BARATA!

Se realmente falta mão de obra qualificada, por que a maior parte das vagas paga salarios baixo e não bons salários ??

Veja se alguem fala que ta faltando mão de obra para preencher uma vaga de 10 k de java ??? Nesse caso sobra mão de obra…
[/quote]

Nem sonhando você arrumaria uma vaga pra ganhar 10k com Java.

Java é a linguagem mais usada no mercado. E quanto maior a oferta, menor o salário.

[quote=tionil]Nem sonhando você arrumaria uma vaga pra ganhar 10k com Java.

Java é a linguagem mais usada no mercado. E quanto maior a oferta, menor o salário.

[/quote]É cara, não sei onde você mora e nem como você trabalha o seu currículo. Mas aqui no RJ já vi diversas vagas dentro 8 ~ 12k. E conheço gente que as ocupa.

Posta um link pra gente então.

Posta um link pra gente então.[/quote]e-panelinha vc já cavuca vagas de até 9k. [=
Um amigo meu ganha 12k, meu antigo chefe 11k.

Posta um link pra gente então.[/quote]e-panelinha vc já cavuca vagas de até 9k. [=
Um amigo meu ganha 12k, meu antigo chefe 11k.[/quote]

Como PJ essas vagas não são tão incomum assim… mas costumam ser rapidamente preenchidas (nesse caso não há falta de mão de obra qualificada).
As empresas querem profissional com valor de pleno (entre 4k e 6k) mas que produzam o equivalente a 2 sêniors… e nesse caso realmente falta mão de obra qualificada…

Sei, eram diversas vagas e agora tem que cavucar?

Mas se for vaga PJ, pra trabalhar em horários alternativos, 9k é possível se o cara for muito bom.

Mas se for vaga PJ, pra trabalhar em horários alternativos, 9k é possível se o cara for muito bom.

[/quote]Se você quer moleza senta na manteiga… Um email chega com 20 vagas e tem uma com salário alto. Isso é ruim para você? Eu fico é feliz por ver essa única vaga. :lol: :lol: :lol: :lol:

Posta um link pra gente então.[/quote]

que tal? http://v.catho.com.br/vag/busca/vaga.php?vag_id=7027059&imgid=7027059&logEnvioTipo=1&modeMail=&canal_id=3&logTipoId=9

[/quote]Se você quer moleza senta na manteiga… Um email chega com 20 vagas e tem uma com salário alto. Isso é ruim para você? Eu fico é feliz por ver essa única vaga. :lol: :lol: :lol: :lol: [/quote]

Porque encontrar essas vagas precisa ser difícil?

A verdade é que essas vagas não eistem.

Só um idiota confiaria em sites como catho.

[quote=tionil]Porque encontrar essas vagas precisa ser difícil?

A verdade é que essas vagas não eistem.

Só um idiota confiaria em sites como catho.[/quote]eistem? O.o
Se você tem a esperança de que alguém algum dia irá te enviar um email falando “olá, quer ganhar 12k? venha para k” fique a vontade…
Depois dessa sua afirmação, já vi que ñ tenho mais nada o que fazer aqui…

[quote=Maracuja]Bom, tambem nao e bem assim nao. pois conseguir uma vaga de 10+ k como CLT, nao e nem um pouco facil. Chutaria que menos de 10% dos profissionais tecnicos devem ganhar isso, mesmo em SP.

O que e anos luz do que afirmado nessas propagadas falcatruas.

“Criador da Anjos do Brasil, entidade que reúne investidores-anjo (cujo papel é garantir capital inicial para startups), Cassio Spina afirma que um desenvolvedor iniciante pode ganhar de R$ 3 mil a R$ 4 mil. Dá para chegar em R$ 10 mil fácil.”

Iniciante ganhando 10 mil facil! Isso ai e pra uma parte pequenina dos profissionais Seniores, e olha la![/quote]

Concordo! Diria que qualquer coisa passando de 8k é dificil… isso como PJ… falando de CLT então nem se fala!
É aquele negócio… emprego assim não falta mão de obra qualificada!

Agora emprego para ganhar 5k ta cheio mesmo e falta gente… pq ??? pq quem se valoriza e conhece bem não quer ganhar só isso e quem acaba se aproveitando disso são aqueles que valem menos que isso! Acontece que as empresas querem profissionais que valem 10 para pagar 5…

[quote=tionil][quote=sergiotaborda]A rotatividade de profissionais é uma caracteristica das empresas, não do mercado e não dos profissionais em si.
[/quote]

Se é um problema das empresas então afeta todo o mercado e influencia os profissionais.
[/quote]

Eu não escrevi que é um problema das empreas, e sim que é uma caracteristica das empresas. O problema é da classe de profissionais , com certeza.

[quote]
Ou você acha que todo profissional pude se dar ao luxo de não trabalhar para empresas assim?[/quote]

Claro que sim, por isso que as pessoas saem e por isso que a rotatividade é alta. Se o cara simplesmente abaixasse a cabeça a rotatividade seria baixa.
O cara aceita num primeiro momento, mas não perdura.

Parafraseando : “é por acaso que um cara entra na empresa, mas não é por acaso que ele vai embora”

O fato das empresas terem esta caracteristica é ruim e preocupante para os profissionais, e a forma de lutar contra isso é simplesmente não aceitar. É isto que acontece. Por isso que se fala no apagão. Não ha falta de profissionais. Ha excesso de profissionais que se valorizam e sabem destinguir as ofertas frias. A lei da ofeta procura não se aplica aqui porque os profissonais são liberais ao contrário de profissionais de colarinho azul que não são. Ou seja, as empreas não têm força para forçar as contratações.

Veja que o resultado disso é muito ruim porque um bando de juniors sem noção irão fazer programas de porcaria e isso traz uma má imagem à classe. É por isso que existe o guj e outros sites para promover melhor cultura desses juniros. Tanto tecnica, como de carreira. O objetivo é chegar no ponto que nem um junior se sujeita essas coisas. Sim, é dificil. É mais fácil apareceram empresas com formas diferentes de lidar com a situação e pelo simples mecanismo de concorrrencia levarem as outras à falencia. As primeiras a morrer têm que ser as empreas de recontratação/realocação. Isto é um cancer.

Vou da meu exemplo, a tempos a tras mexia em lippper meu se nao ta saindo
,

fui para o delphi depois php depois java , hoje sala

nesse meio queri ser onursado fiz INSS 1 LUGAR passei mas odiava o trabalho, voltei para TI, hoje estou feliz, mas a empresa que trabalho 90 desenvolvedor FORMS orale, java so 3, todo dia entra 5 e sai 6, salario PJ 5k, projetos em android , seam, vraptor, et, uma grande migrasssão, telado ruim, RESUMINDO depende do estado 5k vose vive ate bem, nos somos vistos aqui omo intrusos, o meu gerente odeia java, e da toda liberdade para produzir, o trabalho ta fiando bom, mas quando vejo que forms aqui 9 k e java 5 imagino que esse e motivo da rotatividade, DESULPA TELADO PIFO

Incrível como este pessoal que desconhece a realidade do mercado brasileiro e mora tudo em sp vem falar besteira…

Antigamente as empresas tinham um quadro de funcionários de TI assim como tem para os de RH, finanças, operacional, etc… Após verificar que a área de TI não eram seu foco principal resolveram terceirizar (o palavra maldita), com isto terceirizavam a área de TI onde existiam empresas que prestavam suporte cotidianamente para a empresa cliente. Porem novamente observaram que manter uma empresa terceira era caro. Então chegam as consultorias, a empresa tem um problema, ao invés de manter um setor para resolver estes problemas, vai lá para consultoria e pede um pj que saiba resolver certo problema. A consultoria que são empresas de RHs vai atras do pj (como o mercado esta abarrotado de profissionais de TI) acham o cara rapidinho. Este vai lá e resolve o problema e apaga o “fogo”, logo a empresa não precisa mais do serviço e dispensa o cara, e a consultoria faz o mesmo. Dai daqui a alguns meses outra empresa precisa apagar um fogo, pede um pj da consultoria e o ciclo continua.

Ou seja hoje em dia as consultorias dominaram o mercado. As empresas não mantem mais um quadro de funcionários.
Quem ganha dinheiro são as consultorias e os trabalhadores de TI viraram mais freelancers. E ainda o mercado esta abarrotado de profissionais para ajudar…

Isto explica a alta rotatividade em TI.

“Se eu não encontro um encanador decente ao preço que quero pagar, isso é apagão? Ou, mais tecnicamente, é um sinal de escassez dessa mão de obra? Não, porque ninguém sabe quanto eu quero pagar. Se oferecer 1000 reais pela visita, terei tantos quantos queira. Se oferecer 10 reais, não aparecerá um só candidato.”

Eu acho que existe sim uma enorme falta de boas empresas para se trabalhar, que oferecam oportunidades de desenvolvimento profissional, um salario justo e um bom ambiente de trabalho. Nao fosse isso nao teriamos tantas pessoas reclamando e/ou indo para outros paises.

Em parte, existem mais fatores alem do dinheiro; mas mesmo que esse fosse o caso, nao seria o caso do somente do “profissional de TI”, quem nao quer ganhar mais? Nem o relogio trabalha de graca diria o meu pai.

[quote=jakefrog]O pior de tudo é ver profissionais que tem preguiça de resolver seus problemas.

O GUJ é a prova disso.

Tem gente que nem faz uma pesquisa inicial no google. Tem outros que postam e falam “procurei aqui mas não achou” e quando eu procuro para ver, aparece no segundo ou terceiro resultado.

Não adianta marretar e culpar as empresas como fonte de todos os males. ^^[/quote]

Isso para mim e muito um consequencia da “ma propaganda” que vive falando da falta de mao de obra de TI e de qual alto e facil seria ganhar rios de dinheiro com ti. Veja este exemplo bem recente.

Vejo um monte de aventureiros sem a minima paixao pela profissao, pessoas sem interesse, sem talento, que entram o mundo de TI com a falsa ideia de ganhar dinheiro facil. Enfim, em muitos casos (nao todos obviamente) um bando de gente incompente.

TI para mim esta cada dia pior.

[/quote]

Desculpe amigo, mas na minha opnião falta mão de obra sim… a maior parte dos profissionais são ruins mas as empresas também não querem pagar 15k para todo mundo!

Dificilmente quando se contrata um sênior ele sai do dia pra noite… já salários médios o cara sai para ganhar 500 a mais… de 4 para 4,5k de 4,5 para 5k… emprego nessa faixa tem falta de mão de obra, e ai tem aqueles que se beneficiam disso e acabam ganhando nessa faixa sem produzir o suficiente para o valor e outros que mereciam mais e também ficam na mesma faixa.
Já conheci cara ganhando 5k e o trabalho dele era só compilar projetos… coisa que poderia ser facilmente automatizada…

mas enfim… cada um tem a sua opnião… como foi falado no começo do fórum “gostaria de saber as opniões”.

Não sou só eu que estou dizendo… muitas pesquisas dizem que falta mão de obra na área de TI e isso acaba gerando a rotatividade…[/quote]

Bom, entao ao menos deviamos agradecer a esta “falta de mao de obra” na faixa a qual vc se refere, pois quando nao ouver essa falta de mao de obra, vai haver a falta de mao de obra na fixa dos 3k ate o dia que estaremos ganhando um salario minimo.