Roteirização da cidades

6 respostas
I

Olá pessoal,

Preciso desenvolver um sistema de roteirização, onde o usuário receberá um mapa com um conjunto de cidades e pistas e deverá selecionar, através do mouse, as cidades por onde pretende passar. O programa irá calcular a menor rota, passando por todas as cidades escolhidas, e dar a distância e custo da viagem.
No começo o programa irá ler um arquivo que contem as cidades e suas informações, as pistas e suas informações e os dados de economia do veículo tb serão digitados pelo usuário.
A rota deve ser também desenhada na tela, por cima do mapa.

Dando uma olhada na teoria vi que, talvez, seja fundamental utilizar grafos. Mas não faço idéia de como fazer isso. Faço engenharia de computação sob a metodologia de ensino PBL e não vi nada sobre implementação de grafos ainda. Apenas vi a teoria em Matemática Discreta e achei que seria válido imaginar cada cidade como vértices e cada pista como arestas.

Por onde eu deveria começar a estudar? Quais as classes que eu poderia usar do java?

Obrigado a todos

6 Respostas

andrerios

Já deu uma pesquisada no Google Maps?

Eu nunca o estudei, mas creio que ele retorne as informações básicas, como distância, etc. e a partir destas informações você chega no restante do que você precisa…

renamed

Eu sei que não ajuda muito, mas seu problema é mais complexo do que vc imagina.
Eu lembro que fiz um trabalho desses pra matéria Estruturas de Dados, só Deus sabe como eu passei hehe

1. Sim, vc terá de usar grafos. Você precisa desenhar na tela o caminho a ser percorrido ou pode simplesmente escrever na tela o caminho a seguir?
  2. Você sabe implementar um grafo?
  3. Sabe implementar Busca em Largura / Busca em Profundidade?

Esse é o “básico” para a sua aplicação.

Carlos_David1

Procure ler sobre A* ( A estrela)

I

renamed: Eu preciso desenhar o caminho e, mais do que isso, indicar de forma textual a trejetória (nome das cidades em ordem) por onde o motorista deve passar. Nunca implementei um grafo antes e nem nunca vi esses algoritmos.

andrerios: Realmente seria como o google maps… mas as pistas não precisariam ter o formato original… O tutor falou que poderiam ser linhas retas.

O posicionamento das cidades no mapa deve ser de forma que reflita a realidade. Então estou vendo se consigo coloca-las no mapa em função das coordenadas (lat. e long.). Seria isso possível??

Obrigado a todos pela atenção.

andrerios

O que eu quis dizer é para você usar a API do Google Maps… já tem quase tudo pronto… ou você não pode usá-la?

I

Na verdade não posso usar nada pronto… Tudo tem que ser implementado…

Criado 8 de janeiro de 2010
Ultima resposta 8 de jan. de 2010
Respostas 6
Participantes 4