Roteiro de Estudos Ideal para Aprender JAVA

Olá a todos!
Primeiramente vou dizer que sou novato nesse mundo JAVA e encontrei nesse Fórum o lugar ideal para aprender mais e tirar minhas dúvidas (que serão muitas, rs), pois pelo que percebi estão as pessoas mais entendidas de JAVA no Brasil.

Estou nesse mundo da programação desde 2005 (curso técnico em informática), mas somente comecei a levar a sério em 2007 (quando comecei a faculdade de SI), entretanto eu tenho bastante conhecimento em Lógica de Programação, sei de alguns conceitos de OO, além de ter um nível intermediário em programação Delphi(estou fazendo um estágio em Delphi, inclusive desenvolvendo um Sistema) e PHP.

Decidi estudar JAVA por adoro OO, apesar de saber pouco dela ainda, e por ver o que essa linguagem pode fazer e ser amplamente requisitada pelas empresas.
Ou seja, JAVA vai me exigir mais estudo e dedicação, mas me renderá melhores frutos (salários).

Tenho aqui comigo alguns exelentes materiais que encontrei pela NET:
- Curso JEDI
- Curso Java Iniciante
- Apostila Caelum

Apesar disso, sempre gostei de livros para estudar (odeio ler na frente do computador por longos períodos), e depois de ver as opiniões de VÁRIAS pessoas, vou comprar:
- JAVA: Como Programar 6ª Edição
- Use a Cabeça! JAVA

Como podem ver terei muito materia sobre JAVA para estudar, em virtude de ser uma linguagem mais complexa. Começando pelo básico dela, mais a frente vou entrar no mundo WEB do JAVA (JSP e Servlets).

Gostaria de uma orientação, ou melhor, um roteiro para estudos de JAVA. Queria saber de vocês mais experientes, ou que estão estudando ainda, que linha de estudos seguiram para aprender a linguagem??
Quero começar a estudar, sem atropelar nada e aprender direito.

Por favor me ajudem nessa empreitada.
Qualquer opinião, dica e ajuda é bem vinda.

Obrigado

1 curtida

comece lendo o seu Use a cabeça java…
so se preocupe com ele no momento…

Pelo que você diz, eu NÃO deveria comprar o Deitel, ou mais a frente eu poderia comprá-lo???

Estarei olhando os OFFs, muito obrigado pela opinião.

A propria busca do forum do guj já é uma grande fonte de informação…Eu já programava em java antes de conhecer este forum mas achei muitos topicos que me ajudaram bastante em projetos e encontrei também excelentes discussões sobre a linguagem!!

[quote=bruno6652][quote=pardal_nb]
comece lendo o seu Use a cabeça java…
so se preocupe com ele no momento…

[/quote]
Pelo que você diz, eu NÃO deveria comprar o Deitel, ou mais a frente eu poderia comprá-lo???

Estarei olhando os OFFs, muito obrigado pela opinião.[/quote]

foge do Deitel…oooooops, falei… :slight_smile:

cara, EU nao curti mto o livro dele qnd eu peguei com um amigo para folear nao…eu achei mta enrolacao…e cansa ler akele livro…para vc comecar o HF é uma boa opcao…

MINHA OPINIÃO (senao aparece um ai querendo me bater pq nao ‘dei moral’ pro livro do deitel…)

Realmente encontrei várias discussões interessantes, das quais não enetendo nada por ser iniciante na linguagem, mas em breve espero estar dfiscutindo com os Grandes, rsssssss
Além disso no Fórum temos várias dicas e tutoriais bons para mim me aprofundar na linguagem.

Obrigado pela ajuda.

hahahahahaha
Muitos dizem que ele tem um vasto conteúdo, mas enrola demais nas coisas deixando a laitura muito xata (levando em conta as mais de 1000 páginas dele xD).
O livro da Kathy, Use a Cabeça! JAVA, foi também muito recomendado como um livro que ensina bastante sobre o JAVA em si, sem enrolação nenhuma.

Vou dar uma pensada, porque como sou iniciante quero ter a maior quantidade de livros para aprender que eu puder, mas se for pra pegar um livro que me faça odiar o JAVA de tanta enrolação e não dê animo de pegar pra ler não valerá a pena.

Obrigado a todos que postaram.
Estou adorando esse fórum, aqui todos se ajudam e é bom ver isso.

bom eu aprendi com deitel e os exercicios dele… faz realmente vc pensar e usar o que aprendeu no cap atual e anteriores… sempre assim o exercicios nao é focado apenas no assunto do capitulo ele tem a preocupação que vc nao esqueça o q ja aprendeu… realmente o livro tem mil paginas… porem é um bom livro para consulta… e talz… ate apos ele dar os assuntos de OO e java basico ele dar uma indrodução em J2ee como servlets, jsp, usar o tomcat, JDBC e vem com um CD que dar uma introdução em gerencia de projetos. e outros assuntos relacionado o livro é completinho mesmo… quem ler ele todo… vai ter uma boa logica para qdo pegar qualquer area de desenvolvimento… tipo: Termina de ler e ta afim de ler aquele da kathy de projeto… o cara tem uma base ja para ler… se o cara ta afim de aprender servlets e jsp… ja viu tb la no livro dele e qdo pegar outro livro ja sabe do se trata… e o numero de paginas tb do deitel… q ele tem o estudo de caso… que é show de bola… e automaticamente ele ensina um poucode uml… entao o livro é indicado para quem ta com tempo disponivel e que alem de aprender o q ele prentende com o livro que é java e OO, ele prepara vc para as areas afins… q vc vai aprender no futuro breve… entao acho que isso justifica o numero de páginas ne?

flw!! foi esse meio que achei a justifica do deitel ser um livro tao grande… e outra… os assuntos extras nao é copie e cole nao… os autores realmente se preocuparam em escrever… dar para perceber que como explica o assunto no cap 1 ele explica por exemplo no cap 15.

Muito obrigado pela sua opinião sobre o Deitel, com certeza será de grande ajuda pra mim na hora de decidir os livros a serem comprados. :slight_smile:

Sobre Orientação a Objeto, para eu melhorar os meus conceitos entendê-la muito bem, que livros poderiam ser sugeridos?? Será que o Use a Cabeça! Análise e Projeto Orientado a Objetos seria uma boa pedida?
Livros de UML seriam importantes agora no começo? Quais me indicam?

Obrigado pela Ajuda.

A Série Use a Cabeça (Head First) é uma ótima opção, você aprende os fundamentos de forma lúdica e divertida.

Um abraço.

[quote=Marcio_Nogueira]A Série Use a Cabeça (Head First) é uma ótima opção, você aprende os fundamentos de forma lúdica e divertida.

Um abraço.[/quote]

Interessante, todos dizem que a série tem uma didática muito boa, tenho certeza que vai valer a pena comprar.
Obrigado pela sua opinião

Antes de pensar na linguagem Java em si, eu quero realmente Dominar Orientação a Objetos (talvez dominar seja um pouco exagerado, mas quero ter todos os conceitos em mente a nível avançado e saber usá-los)…
Preciso da Sugestão de um livro que me ensine tudo isso, mas de preferência em português (sei um pouco de inglês, mas não o suficiente pra ler um livro ainda), tendo em vista que os livros de Java ensinam OO de maneira bem superficial, eu suponho.

Depois de ter esses conceitos bem fixados na minha cabeça, eu queria partir pro Java e mergulhar de cabeça nesse mundo.
Estudarei pelo Deitel(Dúvida ainda) e pelo Use a Cabeça! Java (certeza)…

Esse seria um bom começo para mim? Deveria estudar OO apenas pelos livros de java, pois eles cobrem o que preciso saber???

Sobre UML, sei que eh necessário, mas deveria estydar agora ou deixar mais a frente?

Obrigado

Pessoal, mais alguém pode me ajudar?

To com muitas dúvidad sobre o que estudar primeiro e depois…

Queria um guia de estudos para iniciantes sabe, tipo assim:
1º estuda isso;
2º estudo aquil;
3ºse for partir pra web estuda isso e depois isso

sabe mais ou menos assim, to meio perdido pra nao dizer inteiro

obrigado

cara… to no mesmo barco que vc… terminei um primeiro moulo de um curso de java epla impacta…e a parte didatica do curso eh muito boa… o roteiro eh mais ou menos isso…

1º Variáveis primitivas/variaveis de referencia
2º Conceitos sobre classes e suas interações (isso eh MUITO IMPORTANTE!!) vc deve ver coisas sobre herança… uso de metodos abstract (tem relação direta om a herança) comprender muito bem todo este conceito …
3º Poliformismo - o comportamento diferente que metodos iguaispodem realizar…muito interessante… ver sobre carga de metodos…
4º aki vc ja pode dar uma olhada nos contrutores (metodos contrutores proprios da classe)
5º ARRAYS… e se prepare para ter dores de cabeça…
6º Interfaces

e de resto ai são ultilitarios… (isso falando a nivel basico !) classe math e por ai vai… ai vem o swing (janelinhas) mas vc seuindo est roteiro com estes livros que vc tem e estudando MUITO, vc fica craque…

obs : quando digo : “ESTUDANDO MUITO”. eu quero dizer “ESTUDANDO DEMAIS… FORA DO COMUM… FORA DO USUAL!” heheh… se quiser entrar no esquema da linguagem ponha ela na sua cabeça a qualquer custo!.. naum me responsabilizo pelas noites que vc tera sonhando com codigos e mais codigos… ou quando vc ver algo real que eh igualzinho ao conceito OO… e ai vc pensa … O MUNDO E FEITO EM JAVA… rsrsrs

qualquer coisa me manda uma msg!

cara to fazendo meu tcc em java, apresento daqui a 3 dias e nem ta pronto a parte de rede… tenho os dois livros (use a cabeça e o deitel)

pra vc aprender java, fica com o use a cabeça, se gostar depois vc pega o de servlets e padroes de projeto, mas pra muita coisa eu uso o deitel pois tem de tudo um pouco e explica os porques das coisas, to usando ele pra fazer a parte de sockets do meu sistema(como consulta é mto bom)

vc so não pode se limitar aquilo que os livros te oferecem, se te ensinam a criar um carro com 3 rodas, faz um onibus(se é que vc me entende), aprendi POO no delphi qdo trampava com geoprocessamento(POO + POG).Fui fazer um pequeno aplicativo de georocessamento em java pra um trabalho da facu(se não conhecesse o assunto…) os conceitos ajudam muito, mas se vc não sentar na maquina e programar … (só modela antes)

o deitel 4ª edição com emule se acha o pdf… (conhego uma mina que passou no scjp estudando so com ele)

espero ter ajudado…

Vou começar a estudar J2SE e Orientação a Objetos, farei isso durante 5 meses inteiros.
Aproveitando que faço um Estágio de apenas 4 Horas diárias e estou de férias da Faculdade, vou ter uma média de 30 horas semanais dedicadas ao Java (acho que está ótimo não??)…

A princípio irei utilizar os seguintes materias em meus estudos, em ordem de estudos:
Apostila da Caelum - Java e Orientação a Objetos --> Começarei por esta aqui, fazendo todos os exercícios que nela constam.
Curso Java Iniciante (www.alberteije.com.br); --> Será visto após a apostila da Caelum, contém vários exercícios de fixação também.
Curso de Java JEDI; --> Esse aqui é bastante interessante, pois contém vídeo-aulas para auxiliar nos estudos dos PDFs.
Use a Cabeça! Java 2ª Edição --> Livro muito elogiado pelos programadores, tenho certeza que irá me ajudar bastante.

Como podem ver terei uma quantidade boa de material de estudo, com vários exercícios de modo que não esuqeça o que aprendi. Com dedicação tenho certeza que todos esses conceitos irão entrar na minha cabeça aos poucos e estarei quase que 100% de J2Se na minha cabeça (ou não??)…
Tem muito material que ensina a mesma coisa, mas desse modo fica mais fácil de colocar a informação na cabeça, lendo bastante sobre a mesma coisa (apesar de poder ser cansativo).

Tenho também aquele livro: Thinking in Java, 3ª Edição, que parece ser muito bom além de recomendado, quem sabe eu leia um pouco dele.
O Core Java eu pensei em comprar os dois volumes, mas não se acha em lugar nenhum o Volume 2, que droga rssss…

O livro do Deitel eu estou desistindo, pois como dizem que ele enrola demais, acho que meus estudos irão ficar demais que cansativos, apesar de eu gostar pela quantidade de exercícios que ele tem.

Será que estou no caminho certo??? espero que sim…
Esses 5 meses que eu falei seriam o suficiente???

Após esses meses eu poderia tentar a certificação, comprando aquele outro livro da Kathy Sierra???
Se aprofundar em SWING vale a pena??? ou devo passar pra J2EE aós tirar a certificação???

Obrigado a todos que me ajudaram.
Continuem.

Sou programador desde 1992. Decidi aprender o JAVA, e tentei inciar usando o NETBEANS.
Alem do NETBEANS , instalei tambem o ECLIPSE. Bem, optei pelo NETBEANS.
A minha duvida é :
Por que a maioria dos programadores java dizem que nao é bom começar pelo NETBEANS ? O que nao entendo, é se tenho a parte VISUAL facilmente montada pelo NETBEANS e aí não preciso me preocupar em montar na “unha” a parte visual , porque tenho que começar pelo ECLIPSE ou entao montar a parte visual toda na “unha”. Fazer programa que monta a media, soma numeros impares, fatorial, calcula desvio padrao etc , isso tudo eu ja fiz há 15 anos atras em PASCAL , C , C++ etc…etc. Todo programador tem que saber algoritmo… Loops WHILE, FOR , SWITCH ( OU CASE , sei lá ) isso dá pra aprender sozinho e de acordo que vai aparecendo a necessidade.
Por que não posso ( ou devo ) começar , já usando o NETBEANS.
Obrigado aos que me responderem.

Sou um iniciante em Java, mas já programei em otras linguagens (Delphi/Pascal e PHP).
Apesar de eu ser um iniciante, não desmereça o que direi abaixo, porque foi a partir de lidas no GUJ e apostilas que eu aprendi isso e irei passar pra voce…

Acho realmente necessário programar no Notepad, pelo menos no comecinho, pois como eu nunca programei em uma Linguagem Orientada a Objetos muita coisa é novidade pra mim e pode ser pra você também. Desse jeito você fixará melhor os comandos usados pelo Java, em virtude que as IDEs fazem muita coisa sozinhas e você pode ficar naquela de dependência da IDE para programar algo.
Fazer as coisas na unha eh um excelente modo de aprender mais fácil a sintaxe do Java, o básico usado na linguagem.

Quando estiver mais familiarizado com a linguagem e achar que está pronto, instale e use a IDE de sua preferência e seja feliz.

OBS1: eu na verdade estou usando o Notepadd++ (usava ela com o HTML/PHP), mas que etá me servindo, assim eu tenho a Highlight Syntax (sintaxe colorida), que ajuda bastante, mas de resto ele funciona igual ao Notepadd sem nenhum outro recurso, além de ser bastante leve

OBS2: outra coisa que eu estou fazendo pra ir me familiarizando com a Linguagem Java, é que sempre existem coisas que se usa toda hora, tais como: public static void main(String[] args), por isso eu sempre escrevo essas palavras, sem usar o famoso ctrl + c/ctrl + v, assim eu tenho certeza que irá ser mais fixado no meu cérebro.

Aproveitando, alguém pode me dizer sobre esse guia de estudos que fiz aí em cima, se está bom e tudo mais??
Obrigado a todos

Bom Dia Bruno. Claro que não vou demerecer sua resposta. Entendo o que voce quer dizer com fixar mais a linguagem etc… Mas, veja, como ja programo e crio sistemas grandes, ficar usando bloco e notas e ficar criando exemplos tipo valor medio, qual maior idade,etc…etc… NÃO DÁ! Entende ? Se podemos criar logo um Sistema com menu e telas de cadastros, pesquisas, relatorios etc em uma IDE, como posso eu ficar tendo que criar isso na unha ? Veja, que quando digo de criar na unha nao falo da LÓGICA - ALGORITMO , falo da partte visual. Como criar um sistema sem a parte VISUAL ? Criar ,HELLO WORLD , A SUA MEDIA FOI 5,6, isso são execicios que posso fazer em conjunto com a parte VISUAL e a parte VISUAL pode ser gerada pela IDE, OK !?? Voce ensinaria DELPHI dando só o object pascal ? Voce nao mostraria como através de um menu chamar um form, ou ao clicar de um botao chamar outro form ou um relatorio ?! Em toda linguagem , temos as sintaxes, e eu sei que só fixamos as sintaxes fazendo na mão. Mas, tem certas coisas que as IDE´S estão aí pra fazer pra nós, ok ?

Eu estou atualmente criando um Sistema Grande em Delphi, já fiz esses exercícios (Média, HelloWorld, etc) em várias linguagens e estou fazendo no Java, pois sou novo nessa linguagem e quero fixar os conhecimentos, apesar de saber usar IFs e Whiles sem nenhum tipo de problema.

Delphi é uma IDE para Pascal, então programamos em Delphi usando os apelos gráficos, se fossemos ensinar pascal teriamos o mesmo caso do java, pois usa-se códigos puros (procedures e e afins)…

Olha, se quer usar as IDEs no começo usa, se voce achar que nao tem problema, quem sabe nao terá pra voce mesmo, mas eu ainda acho necessário começar usando Notepad…

Mas cada um é cada um neh.

Abraço

desenvolver em bloco de notas??? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

6 tão loko!!!

anos atrás eu ouvia mto, “macho q eh macho programa em bloco de notas”…pra mim quem diz isso eh um bundão…hahahahaha

sem condições pessoal…

tantas e tantas IDE’s ai pra galera usar…e vcs falando de BLOCO DE NOTAS!!!

eu inicio programando em BLUEJ…achei bacaninha ele…deem uma olhada!!