Estou desenvolvendo um sistema e em determinado momento este sistema gera uma mensagem por e-mail para o Gerente do depto.
Mas é uma mensagem curta, e ele está sempre viajando, então ele me sugeriu que esta mensagem fosse por SMS.
Gostaria de saber qual a melhor forma de fazer isso.
Se for com um celular dedicado conectado a máquina que roda a aplicação. Ou esses serviços gratuitos já existentes (que funcionam quando querem).
Bom, por segurança, minha intenção era fazer com um celular dedicado conectado a máquina. Alguém sabe como faz isso?
Dei uma procuradinha na Internet e vi que você teria de usar seu celular como um modem GSM.
Se conseguir conectar-se ao seu celular como um modem GSM, você deve tentar verificar se algum dos comandos AT+CSCA ou coisa parecida funcionam nesse celular, e se eles mandam efetivamente a mensagem SMS.
Obviamente isso será tarifado
Você irá precisar da Javacomm, porque embora a conexão seja feita via USB, para o Windows o modem GSM se comporta como se fosse uma interface serial. Os fontes do exemplo que são dados no primeiro link estão com o número de telefone usado, assim como o número da porta serial, “chumbados”. Você precisa ler os fontes e modificá-los.
De uma olhada em empresas que fornecem o serviço de SMS para sistemas. Por exemplo a Comunika. Você assina um plano e tem direito a enviar tantos SMS’s do seu sistema, ou faz pré-pago, onde vc coloca crédito e se tiver ele manda o sms.
Da uma olhada que para coisas pontuais assim pode valer a pena.
sergiotaborda
Além da de usar um serviço comercial ou comunicar com o telefone como se fosse um modem, existe ainda a opção de criar uma aplicação que comunica via Bluetooth com uma aplicação no celular que usa a API de SMS para enviar o SMS. Desta forma o celular só tem que estar presente e nem precisa ser sempre o mesmo. Claro que tem que ter API de bluetooth e SMS mas tlv seja mais facil de implementar que com comandos AT e porta serial.
tiagofbs
paulohrl:
De uma olhada em empresas que fornecem o serviço de SMS para sistemas. Por exemplo a Comunika. Você assina um plano e tem direito a enviar tantos SMS’s do seu sistema, ou faz pré-pago, onde vc coloca crédito e se tiver ele manda o sms.
Da uma olhada que para coisas pontuais assim pode valer a pena.
Cara, acho que a sua solução é a melhor aqui pro caso, porque temos programas desenvolvidos em java, asp, .net então com essa forma fica mais generico e pontual.