Rotinas de execução em vários clientes - Centralizada e Monitorada

Bom dia!

Galera, tenho uma necessidade, na verdade antiga, mas atualmente a falta desta rotina está me causando alguns transtornos.

Tenho vários clientes com rotinas automatizadas, em diferentes cenários. Vou exemplificar com caso de backups:
Cliente X - Servidor Windows - Backup dos bancos de dados ABC, DBC e BBC, backup local e remessa para FTP;
Cliente Y - Servidor Linux - Backup dos bancos de dados ABC, DBC, BBC e CCB, backup local, sem remessa para FTP;
ClienteW - Servidor Linux - Backup dos bancos de dados YYY, backup local, remessa para ftp e gravação em NFS;
Este processo apenas ilustra diversas situações, que hoje tem as mais diversas rotinas executadas, e sem monitoramento.

Eu pensei em fazer algo que não seja muito complexo, mas que possa suprir minha necessidade e principalmente notificar-me caso alguma das tarefas não seja concluída com sucesso, como são vários cenários, e rotinas distintas, pensei em fazer o seguinte:

Um banco de dados para gerenciar todas execuções em um servidor único, com tabelas:
cliente
id_cliente, descricao, ativo
tarefas_cliente
id_tarefa, id_cliente, sequencia, comando_executar, ativo

Desenvolver um pequeno aplicativo em modo texto(para poder usar nos windows e linux), que faça a leitura desse banco de dados, em uma tarefa agendada no cron ou no agendador de tarefas e vá executando os comandos, da tabela tarefas_clientes.

O quê vocês acham? É maluquice da minha cabeça ou é algo viável? Qual seria a sugestão de vocês?

Obrigado

Douglas

Se você está trabalhando em um lugar grande, provavelmente já ouviu falar de alguma solução como o CA Unicenter ou o BMC Control M. Provavelmente você não quer algo tão complicado assim - talvez algo mais simples, como o BigBrother ( http://bb4.com/ ).

CRON nao resolve?

Mas aí fica um agendamento distinto em cada cliente, dificulta um pouco para equipe de suporte e fico com dificuldades no monitoramento.
Além de que, algumas tarefas as vezes precisam ser temporariamente desativadas ou alteradas.

Obrigado pelas dicas!

Douglas