rowSpan em relatórios Jasper/ireport?

Olá, pessoal, tudo certo?

Estou com o seguinte problema: Preciso criar um relatório utilizando jasper. Esse relatório é basicamente uma tabela. Estou começando agora com jasper reports e não conheço do que ele é capaz… Então gostaria de dicas de pessoas que já utilizaram. O layout do meu relatório deve ser mais ou menos a imagem anexa a este post.

Reparem que eu tenho linhas agrupadas em determinadas colunas (rowspan). Alguém sabe a melhor maneira de fazer isso? alguma dica?

Desde já, obrigado!
Abraços!

Ninguém tem uma luz?

Obrigado!

olha, caso a quantidade de sub headers (e quantidade de campos em cada subheader tambem) forem fixas, voce pode facilmente fazer com sub relatorios. caso contrario, aew realmente complica

É tudo dinâmico… Realmente estou com um problema chato nas mãos!

Bem… vou tentando!

Obrigado.
Abraço.

Já sei, como na imagm que voce passou voce poderia fazer o seguinte, sub relatorios dentro de subrelatoriosficaria assim

(nivel 1)                   (nivel 2)         (nivel 3)        (nivel 3)

header 1 header 2 header 3 header 4
header 3 header 4
header 3

header 2        header 3       header 4
                                                    header 3       header 4
                                                    header 3       header 4

header 1 header 2 header 3 header 4
header 3 header 4

header 2        header 3       header 4
                                                    header 3       header 4
                                                    header 3       header 4

onde o nivel 1 poderia ser o principal, nivel 2 = subrelatorio do principal
nivel 3 = subrelatorios do subrelatorio nivel 2

desculpa a gambiarra xD
espero ter passado minha ideia

Olá, Gerva…

Cara… eu já havia pensando numas gambiarras nervosas dessas… não bem essa que você falou, mas outras bem ‘legais’ também… hehe…

Realmente não tá rolando nada aqui, e essas gambiarras não vão dar muito certo, já que é tudo muito dinâmico… Estou pensando em tentar outra ferramenta de geração de relatórios… =/

Obrigado novamente.
Abraço.

“Talvez” não tenha me expressado bem, na forma como pensei não imagino como pode não dar certo pois ficaria 100% dinamico, olha como ficaria:
no relatório principal tem um subrelatório que chama os headers 2
cada header 2 também é um subrelatorio que chama os headers 3 e 4
que também são subrelatorios que carregam os campos

assim nada seria fixo

a não ser que o problema a qual voce se refere trata-se de dimenções…
voce pode usar a opção de permitir que ultrapasse o tamanho do componente mas se quiser que o header pai fique do tamanho da soma dos filhos (para criar um texto centralizado por exemplo) ai seria um problema

ex: voce pode fazer assim
pai - filho
___- filho
___- filho

(onde _ = espaço em branco)

Não é necessário fazer gambiarra nenhuma.

Basta criar uma tabela (componente Table, a partir do iReport 3.7.2), e criar os niveis de agrupamento. Sem gambiarra.

Se bem entendi, O seu Header 2 é um “subgrupo” do seu Header 1.

No próprio wizard de criação da Tabela, terá uma tela onde vc cria os agrupamentos.
Neste caso, o Header 1 sera o grupo 1, e o Header 2 o grupo 2, e assim por diante.