Pessoal, gostaria de saber se por aí estão usando o Ruby sem Rails, de que maneira estão usando, pois, eu por enquanto só conheço o RoR e sei superficialmente que é possível fazer front end usando Qt Libraries.
Em outras palavras, quero saber o real uso do Ruby por aí sem o Rails, que tipo de aplicações desenvolvidas, etc.
Acho que 99% de Ruby para web é feito com Ruby on Rails.
Fora da Web tem um monte de coisas. Eu por exemplo uso Ruby + Mechanize para fazer um crawler da cotação de opções do site do Yahoo.
Agora se vc quer programar para web com Ruby e sem Rails, eu te recomendo dar uma olhada nisso aqui:
Uma Alternativa ao Rails seria o Merb, que é um framework MVC também, porém com alguns aspectos diferentes ao Rails…
Um case interessante de Ruby sem Rails: http://www.rubyonbr.org/articles/2007/04/29/ruby-alem-do-usual/
e também um Framework para Aplicações Desktop escrito em Ruby: http://code.whytheluckystiff.net/shoes/
Abraços
Eu uso Ruby para diversas aplicações, todas elas em linha de comando. Carregamento de dados, verificação de websites, testes automatizados, relatórios em bases de dados…
Uma nota interessante é que em minha experiência usar JRuby em Windows é melhor que MRI. Menos memory leak.
Eu uso Ruby para muitas coisas por aqui.
Temos aplicações para envio de SMS, scripts de deploy escritos com Ruby, scripts para automação de testes, scripts para parsear logs em XML, muita coisa com Rails, etc.
Rapaz, é aquela coisa, Rake e Capistrano são o senhor e nada me faltará
Nâo sei como eu conseguia fazer deployments sem o Capistrano em máquinas unix
Tenho usado muito Ruby tabém pra scriptar besteiras (como backups).
Ah legal, bom saber. Eu entrei nessa de Ruby há pouco tempo, sou como muitos que fizeram aquela aplicação com CRUD básico no Rails para estudar. Eu fiquei bastante interessado, achei bem legal a linguagem, achei a sintaxe estranha no começo (atualmente sou Java) mas agora gosto muito, e as alternativas de uso. Vou me aprofundando aos poucos. Valeu