Ruby on rails?

alguem conhece esse framework ???e pq eu vi na capa da info de novembro uma enquete ah se alguem ai tiver nocao de como esta o mercado de trabalho pra esse tal Ruby

http://www.rubyonbr.org

Eu não vejo muito coisa em Ruby no mercado.
Mas mesmo assim, acho legal dar uma olhada com carinho nela, você pode nunca ter que desenvolver em Ruby, mas tem muitas boas idéias ali.

Já tem uma discussão longa sobre isso por aqui.
http://guj.com.br/posts/list/43781.java
Não crie tópicos repetidos.

inclusive, eu tenho vários pdf’s sobre ruby! se uqiser algum, me da um toque no msn

hoje em dia não vejo mta coisa no mercado, mas acho que ele deve crescer ainda!

:arrow: Movido para Off-topic.

davidhc: disponibilize os arquivos em algum servidor e coloque o link aqui,
senao daqui a pouco teremos varios pedidos de “envia pra min meu e-mail é…” ( rapidshare ).

:thumbup:

Eu tenho duas apostilas aqui

Há quantos anos ele está para crescer?

Talvez crescesse se a sua comunidade não fosse míope e enxergasse a necessidade das empresas que eles gostam de tirar sarro. Mas não, apenas repetirão que é a maior “invenção, inovação, etc” desde a roda, tudo é perfeito, lindo, maravilhoso, etc. É assim que se tapa o sol com a peneira no estilo open source.

o meu filho, vai raspar parede com a lingua e para de dar uma de trol no forum.

… seguimos com nosso topico original

Jefferson, voce pode acessar http://rubyonbr.org/ que é um portal para ruby e rails ( da mesma forma que o guj é para java )

http://www.llnl.gov/asc/computing_resources/bluegenel/photogallery.html

o meu filho, vai raspar parede com a lingua e para de dar uma de trol no forum.
[/quote]

Você não respondeu, há quantos anos ele está “para dominar o mundo”?

Trolls não devem ser alimentados, entretanto a versão 1.0 do Rails é de Dezembro de 2005.

Mas é engraçado como alguns ficam incomodados com certas especulações. Dizer que X ou Y vão dominar, crescer, etc, não precisa ser cientificamente embasado, pois pode refletir o emocional ou o sentimento de quem está tomando contato com X/Y/etc.

Veja só o linux, que está presente em tantos supercomputadores, servidores comerciais, sistemas embarcados e desktop de usuarios mesmo tento supostos problemas de design, comandos de difícil memorização (afinal, quem lê as man-pages ou os how-to?) e um sistema de diretórios extremamente obscuro. O linux é tão ruim que ameaça a toda poderosa Microsoft e possui investimentos de grandes empresas como a IBM. Se alguem a 10 anos atras fosse mencionar o Linux como algo que fosse crescer, possivelmente não teria melhor argumento do que o seu sentimento proprio.

Hoje tem casos de sucesso, tem pesquisas, etc.

Com o Rails ou o .NET é a mesma coisa, o tempo vai mostrar por que eles obtiveram sucesso. Até lá as empresas e desenvolvedores vão experimenta-los, vão quebrar paradigmas, etc. E os trolls continuaram perdendo tempo - criticando não com o intuito de melhorar o que já existem, mas por que criticariam a propria cor do sapato se fosse possivel.

[quote=Thiagosc]

Você não respondeu, há quantos anos ele está “para dominar o mundo”?[/quote]

Ele não vai dominar o mundo, vai apenas conviver na plataforma Java, junto com a linguagem Java, o Groovy, o Rhino, o BeanShell, entre outros. Só isso !!!

ASOBrasil

De acordo com a Info, um projeto que demoraria em torno de 120 dias em Java, em Ruby gastaria-se aproximadamente 5 dias…

É verdade isso??? Achei um pouco exagerado…

[quote=peczenyj]…possui investimentos de grandes empresas como a IBM…
[/quote]

Será que o hardware que eles fazem tem alguma coisa a ver com isso? Me parece que todas as empresas que resolveram apoiar o Linux o fizeram para não depender exclusivamente da Microsoft, logo é estratégia, não “bondade no coração” ou porque creiam que o Linux seja o máximo da engenharia de software.

Se você pensa o contrario então o diga, pois o que disse acima me parece um tanto óbvio.

Em segundo lugar, se A funcionou não significa que B funcionará. Não sei daonde tiram essa idéia de “… se aconteceu assim… acontecerá de novo…”, isso me lembra aquelas experiências com ratos de laboratório que são condicionados a determinados comportamentos. :slight_smile:

Mas ainda não alcançou o que haviam dito no passado. Todo ano que passa é o “ano do Linux no desktop”. Cada atraso do Vista é comemorado como uma oportunidade “para o Linux no desktop”.

[quote=peczenyj]
Com o Rails ou o .NET é a mesma coisa, o tempo vai mostrar por que eles obtiveram sucesso. Até lá as empresas e desenvolvedores vão experimenta-los, vão quebrar paradigmas, etc.[/quote]

Se você fosse dono de uma empresa você basearia escolhas estratégicas em “sentimento”?

[quote=diego2005]De acordo com a Info, um projeto que demoraria em torno de 120 dias em Java, em Ruby gastaria-se aproximadamente 5 dias…

É verdade isso??? Achei um pouco exagerado…[/quote]

Depende do projeto. RoR é como se fosse um Wizard que gera um monte de coisas, se o seu projeto todo é só o que o Wizard faz então é. Se você precisa de algo diferente, não.

Além do mais, existem N maneiras de se fazer coisas com o Java. Esse “número de 120 dias” é para o quê?

tiago, ta mais do que provado que voce nao conhece nem java direito e quer da pitaco em outras coisas. :wink:

A Info não especificou pra que exatamente são esses 120 dias. Na verdade foi um desenvolvedor Ruby que fez essa comparação.

[quote=Thiagosc][quote=peczenyj]…possui investimentos de grandes empresas como a IBM…
[/quote]

Me parece que todas as empresas que resolveram apoiar o Linux o fizeram para não depender exclusivamente da Microsoft, logo é estratégia, não “bondade no coração” ou porque creiam que o Linux seja o máximo da engenharia de software.[/quote]

Mas ninguem pensa q o Linux, o Java ou o Rails seja o máximo da engenharia de software apesar de haver ciclos de melhoria constantes. Melhorias que chamam a atenção não por serem alternativa à uma hegemonia, mas pelas possibilidades que abrem.

Vc acha mesmo que uma empresa que criou o OS/2 e possui o IBM AIX se preocupa em não depender da microsoft?

[quote=Thiagosc][quote=peczenyj]…
Hoje tem casos de sucesso, tem pesquisas, etc.[/quote]

Mas ainda não alcançou o que haviam dito no passado. Todo ano que passa é o “ano do Linux no desktop”. Cada atraso do Vista é comemorado como uma oportunidade “para o Linux no desktop”.[/quote]

O Ano do Linux no desktop e o Ano do Rails na Web serão comemorados todos os anos por entusiastas e pelo pessoal de marketing. :twisted:

[quote=diego2005]De acordo com a Info, um projeto que demoraria em torno de 120 dias em Java, em Ruby gastaria-se aproximadamente 5 dias…

É verdade isso??? Achei um pouco exagerado…[/quote]

Claro que não é verdade. There is no silver bullet.