Pelo que pude notar em alguns foruns na net, existem muitos programadores de ruby que estão falando muito mal de java.
Nunca vi nada dessa linguagem e me parece que está em crescimento.
Alguém já usou essa linguem? Em quais aspectos exatamente ela é melhor ou pior do que java.
E enquanto ao JRuby. Ele é exatamente igual igual ao Ruby ou possui algumas limitações ou talves melhorias?
A proposito, Ruby eh a linguagem, Ruby on Rails (ou so Rails) eh o framework web mvc.
domluc
Ruby é uma linguagem de programação interpretada, orientada a objetos .
Ruby on Rails é um framework web que prima pelo desenvolvimento rapido, seria numa comparação um tanto incoerente ( pelo foco de cada) um equivalente do Struts do Java.
Flex , que eu saiba é uma estrutura da antiga Macromedia, que hoje sera incorporado pelo Adobe Apollo ( pra quem nao sabe, a Adobe comprou a Macromedia)
Mas a minha pergunta foi a seguinte!
Quais são os atrativos dessa linguagem que tem causando esse um espantoso crescimento de popularidade?
É mais veloz ou mais lenta?
Dizem que é mais produtivo que java. Alguém já verificou isso na prática?
E questões como consumo de memória e reflexão?
Apelando para a experiências dos programadores java que tb já passaram por outras lingugens e que recetemente já deram uma pincelada no ruby. Qual a opnião de vocês. Essa lingugem veio para ficar ou é só modismo?
Linguagens nao tem velocidade. Ambientes de execucao, sim. Logo, vc precisa qualificar melhor a pergunta
Ja, e em alguns pontos isso eh verdade, em outros nao.
Gabriel
Cara, não dá pra prever esse tipo de coisa, é muito relativo e depende de muita coisa.
Além do mais, não acredito que exista “modismo” em programação, tudo depende do que você precisa implementar e como precisa implementar. Saber programar em mais de uma linguagem além de lhe tornar um ótimo programador te dará uma noção bem grande sobre como resolver problemas de várias maneiras.
Estude Ruby, por via das dúvidas. Ser uma linguagem “que veio pra ficar” ou não, você não perderá nada com isso. Muito pelo contrário.
T
Tecnoage
Jah vi ruby on rails. Com aplicações crud é muito eficiente e prática. Nunca fiz nada mais que isso, porém conheço projetos desenvolvidos nesta plataforma de maior peso, do tipo que exibe relatórios para tuning de banco de dados…
A
afura
Flamewar?
Não estou procurando confusão!
Apenas gostaria de ouvir uma opnião de programadores nao ruby.
É claro que em um forum de ruby todo mundo que esta lá de certa forma irá defender a linguagem. Mas até então só tinha ouvido a opnião desses caras. Parece que os que estão de fora (os que trabalham com outras lingugens) não se manifestam ou não se interessam.
Ouvir de um torcedor que o time dele é bom é totalmente compreensivel.
Mas já deu pra ter uma visão. estou fazendo uma pesquisa e veremos o sou capaz de descobrir.
Agradeço os link`s enviados.
Pelo que eu vi já tem uma galera usando ruby. No fundo me parece mais uma briga de tradicionalistas/conservadores com uma galera mais dinamica.
Olá, não pude resistir a responder. Mas Ruby on Rails é um framework que teve crescimento meteórico desde 2005. Atualmente, nos Estados Unidos a demanda de serviços relacionados a Rails é maior do que a oferta de programadores no mercado.
Eu escrevi um livro publicado no ano passado chamado “Repensando a Web com Rails”, mas lá fora já existem dezenas de livros de editoras carimbadas como Sams, O’Reilly e outras.
Aliás, não é necessariamente verdade que os Railers tem agredido o Java. Pelo contrário, pode haver muita sinergia entre os dois mundos. Charles Nutter está atualmente tocando o desenvolvimento do JRuby dentro da própria Sun. É um projeto que visa criar um interpretador 100% compatível com o Ruby, incluindo as bibliotecas padrão e, futuramente, um compilador em tempo real que gera bytecode Java a partir de fonte Ruby.
Ele está na versão 0.9.8 e a versão 1.0 estável deve sair em questão de dias. Muitas pessoas tem testado o deployment de aplicações Ruby on Rails sobre Glassfish. Uma das vantagens desse projeto é o mundo Rails ter acesso a rodar lado a lado de aplicações JEE normais ou pelo menos utilizar bibliotecas e serviços que já são estáveis em Java.
A Sun parece estar apostando em Rails. Esse incentivo ao JRuby e o novo NetBeans com suporte de Rails são excelentes exemplos.