Ruby : RAD X Agil

Boa Tarde a todos

gostaria da opniao dos senhores, referente ao Ruby on rails, ele é uma ferramenta RAD ou um metodo agil de desenvolvimento???

Grato

nil’un, nil’autre

Ruby é uma linguagem de programação.
Rails é um framework para desenvolvimento web.

Parece estranho pensar Ruby on Rails como RAD, que é mais associado à programação visual, ao arrasta e solta, ao programar sem escrever código. Ou seja, RAD é associado a uma piada.

Os “railers” mais endinheirados (e metrossexuais) usam TextMate num Mac, que não possui qualquer auxílio (“auxílio” é maneira de dizer) de caixinhas arrastáveis. Os “railers” da quebrada usam Notepad num Windows pirata, ou Kate num Kubuntu, e também sem nenhum “auxílio” visual. Então não há porquê dizer que Rails é RAD.

Mas não consigo ver Rails como ágil. Quem é ágil é a equipe de desenvolvimento de software. Tanto é assim, que seria possível uma equipe em waterfall desenvolver software usando Rails. (Apesar que isso é bastante improvável. Usar waterfall é uma decisão idiota, usar Rails é uma decisão inteligente, e quem toma decisões idiotas não é capaz de tomar decisões inteligentes.)

Mas dependendo da ferramenta que você usa ele pode se tornar RAD sim:

NetBeans
http://www.netbeans.org/kb/61/ruby/rapid-ruby-weblog.html

ou ate mesmo com RadRails, onde vc programa coisas simples apenas alterando algumas configurações.

[quote=Pedrosa]Mas dependendo da ferramenta que você usa ele pode se tornar RAD sim:

NetBeans
http://www.netbeans.org/kb/61/ruby/rapid-ruby-weblog.html

ou ate mesmo com RadRails, onde vc programa coisas simples apenas alterando algumas configurações.

[/quote]
Eu uso o NetBeans pra desenvolver com o Rails e acho que ele não se enquada exatamente na definição de RAD. Basicamente o que ele oferece para desenvolvedores Ruby/Rails são wizards, syntax highlighting, project view, code completion e code templates, ou seja, o mesmo que a maioria das IDEs oferecem.

Acho que a definição de RAD está mais associado ao estilo drag and drop de desenvolvemento, o que não é bem o que o NetBeans faz para o Ruby/Rails.

P.S.: Só pra constar, não quis desmerecer o NetBeans no comentário acima, até porque eu gosto bastante dele no que diz respeito ao desenvolvimento Ruby/Rails.