Caros,
Eu estou nesse mundo louco de desenvolvimento java há cerca de sete anos. Já passei por várias empresas, desde consultorias “três letras”, até chegar (e ficar) em uma empresa como efetivo.
Comecei desenvolvendo com java 1.4 e vim até o 8, passando por coisas divertidas, como Struts 2, depois Struts 1 (isso mesmo), JHX (quem não se lembra?), JSF 2, JSF 1.2 (sim, do 2 para o 1.2), passando por webservices soap e rest, SOA utilizando ferramentas Oracle (como o famigerado OSB e o BPMN).
Já ministrei aulas em cursos profissionalizantes em escolas com a mesma finalidade que a Caelum por cerca de 4 anos, brincando mesmo, com os algoritmos e java.
Hoje em dia eu me vejo numa encruzilhada. Talvez pelo fato de, no passado, ter trabalhado por sete anos com suporte à sistemas e ao cliente.
Não sou certificado java. Sou graduado em sistemas de informação, mas, análise não é a coisa que eu mais gosto no mundo.
Assim sendo, eu gostaria que os colegas pudessem me auxiliar a nortear (ou redefinir) meus objetivos.
Não que eu acredite que já sei tudo e que não preciso aprender mais nada. Mas eu gostaria de opiniões sobre o que aprender.
Já tentei aprender RoR, Android, ASP.NET e para Kinect… Já tentei desenvolver com o play! framework, vRaptor e vários outros, sem gostar muito. Frontend não é minha paixão. Jogos também não.
Então, neste momento, estou bastante frustrado com a área e sem perspectivas. Embora bem empregado, com bom salário, parece que isso não está mais me dando “tesão”.
Alguma sugestão? Todas serão bem vindas.