Runtime error

Bom dia, prezados. Estou tentando tentar aprender a programar java, segui um vídeo um pouco antigo explicando como instalar tudo e, após vários problemas, cheguei num erro que eu não faço ideia de como resolver. Ao tentar executar o programa aparece o seguinte erro: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/java_error-png
Tentei reinstalar a JRE, mas aparentemente o problema não é esse… Tenho instalados no PC o “jdk-12_windows-x64_bin” e “jre-8u202-windows-x64” baixados diretamente do site da Oracle. Me ajuda aí Brasil :slight_smile:

segue o link para instalação do netbeans 9.0

cara , pra ti que tá começando te sugiro essa jdk 9.0 por ser bastante didática
abraço

Tá, tens o JDK do JAVA 12 e o JRE do Java 8 por que isso?
O JDK já vem com um JRE

1 curtida

Não sei, só fui baixando as coisas no site. Os vídeos de aulas que eu encontrei são bem confusos pra leigos como eu kkk
Se eu reinstalar o jdk, resolve? Tem que desinstalar o JRE? O que eu faço? rs

@AkaViegas, se atente em como você está postando. O título “Me dá uma luz :D” não ajuda em nada. Seja objetivo no seu título para que a comunidade possa te ajudar melhor. Confira nosso post: Como fazer uma boa pergunta?

Não precisa reinstalar, você pode ter duas versões do JDK em uma máquina.

[]'s

1 curtida

Ok, vou procurar ser mais objetivo.
Mas voltando ao assunto, alguma ideia de como eu resolvo o erro? Porque se eu já tenho o JDK 12 instalado, ele já vem como um JRE e eu posso ter duas versões instaladas, não parece fazer o menor sentido esse erro me dizer que o arquivo foi compilado em uma versão mais recente que o JRE, certo?

Você está usando qual IDE?

Acabei de ver que está compilando na mão. Você precisa especificar para o Java qual JRE quer usar.

Então, eu estou tentando seguir umas video-aulas que encontrei, tem essa parte da explicação de como compilar sem a IDE, pra meros fins de conhecimento, eu estava querendo fazer… Saberia me dizer como especificar a JRE?

É só usar o caminho absoluto do .exe, mas tem uma forma melhor, após instalar o JDK, faça o seguinte:

  1. Configure uma variável de ambiente chamada JAVA_HOME apontando para o caminho completo da pasta do JDK.

  2. Edite a variável de ambiente PATH adicionando o %JAVA_HOME%\bin.

Feito isso, o comando javac invoca o compilador e o comando java ou javaw invoca o JRE.

1 curtida

Então, já fiz exatamente isso, inclusive deu um certo trabalho já que as explicações que encontrei são um pouco antigas. Aparentemente essas configurações estão corretas, eu baixei o JDK atualizado direto do site da Oracle, só não entendo o motivo de retornar este erro.

O que aparece quando você executa

javac -version

E quando executa

java -version

Se você compilou com o Java 12 e executou com o Java 8, faz todo o sentido dar erro.

Aparecia isso, como eu instalei o java 12 depois e direcionei as variáveis pra pasta “jdk-12”, achei que o sistema iria priorizar o java 12. Mas desinstalei tudo e instalei tudo e instalei de novo, problema resolvido. Valeu :slight_smile:

1 curtida