RUP x XP

Pessoal, qual vcs preferem ? Já vi q a maioria gosta do XP neh ?

ja usei xp, e to usando rup.
pessoalmente prefiro o xp, acho que o desenvovimento fui mais naturalmente.

mas talves ideal fosse rup+xp… existe??? alguem???

[]'s

Ouvi uma lenda que em XP não existe documentação. Isso é fato?Ou lenda?

[quote=jgbt]ja usei xp, e to usando rup.
pessoalmente prefiro o xp, acho que o desenvovimento fui mais naturalmente.

mas talves ideal fosse rup+xp… existe??? alguem???

[]'s
[/quote]

RUP + XP??? Se juntar alguma coisa dos dois já não é rUP e nem XP. Mas acho possível, dependendo do projeto, juntar as qualidades de cada um, ou juntar o que mas é interessante para o sucesso de um projeto!

Pessoalmente sou muito + XP! Mas não é sempre que XP pode ser usado em um projeto. RUP, teoricamente parece o melhor, mas na prática nunca ninguém usa o TUP todo.

Pessoalmente acho muito difícil a documentação conseguir acompanhar o mesmo ritmo que se gera código. Pessoalmente não gosto nem de javadoc dentro do código java.

RUP e XP são praticamente o extremo um do outro.

Mas uma coisa é certa. Se sua equipe sabe trabalhar em equipe e não existe competição entre elas, XP é uma boa chamada. Se não há bom relacionamento interpessoal entre a sua equipe, ou mexa na sua equipe, ou arrume outra equipe, ou se mate usando RUP!

É lenda! Em XP existe documentação sim, mas só que no XP só se documenta o que realmente é necessário documentar! Ao contrário do RUP!

Abraços!
Thiago

É essa minha preocupação.
Mas enfim, vou dar uma olhada em XP pra ver o que acho.
Grato.

se tiver que escolher com certeza fico com o xp.

mas como foi comentado, deve haver uma sintonia entre a equipe.
o projeto que estou, ta usando rup, e ta bem traumatico.
ja to botando uma pilha p/ o proximo ser feito com desenvolvimento agil, principalmente por causa do TDD.

[]'s

A documentação que voce possui no XP são seus proprios casos de uso aliados aos testes unitarios … Quer coisa melhor do que ficar traduzindo UML pra codigo cada vez que for analizar uma funcionalidade ???

Um professor meu me falou que o XP em equipes muito grandes começa a dar problemas, que o Rup é mais aconselhável, agora fiquei em dúvida, será q existe apostilasobre isso?

Um equipe no XP, deve no seu total ter uns 12 menbros em média! Se passar disso pode ser que o projeto venha a calhar!

Agora não confunda uma coisa. XP deve ser usando em equipes pequenas, mas isso não quer dizer que ele não possa ser aplicado em projetos grandes! :wink:

Abraços!
Thiago

eu pessoalmente só trabalhei em 1 projeto com XP e oque pode atrapalhar equipes grandes é a falta de rotatividade das pessoas em determinados modulos do sistema.

ex. apenas dois programadores cuidam da parte de rede … e se revezam entre si nesta parte … mas o resto da equipe desconhecem parcialmente ou até totalmente o nucleo da implementação, o que dentro da visão do XP é uma falha.

Acho q o cv comentou q na ThoughtWorks existe esta rotatividade …

XP é para ambientes mais dinâmicos e de menor porte, não? Acho que a NASA não usaria XP para seu próximo controlador de robozinho.

Isso já foi discutido aqui (e o que não foi), a única consideração que eu vou fazer é: não desprezaem AGILIDADE, que pode ser aplicada em qualquer lugar. Aliás, acho que “ágil” é uma palavra ruim para esse conceito, uma melhor é pragmatico, talvez.

Se concentrem menos em faço-XP-ou-não-faço-XP-? e mais em como aplciar boas práticas no seu ambiente, mesmo que não mude ele totalmente :wink:

Eu sou a favor de você absorver o que há de melhor em cada metodologia(se bem que ‘o melhor’ é bem subjetivo a cada realidade). Mas em suma é isso.

[quote=jgbt]se tiver que escolher com certeza fico com o xp.

mas como foi comentado, deve haver uma sintonia entre a equipe.
o projeto que estou, ta usando rup, e ta bem traumatico.
ja to botando uma pilha p/ o proximo ser feito com desenvolvimento agil, principalmente por causa do TDD.

[]'s
[/quote]

Vamos continuar “pilhando” que tamu quase conseguindo. :wink:

]['s

Minha opinião sincera ???

Se voce for o dono da empresa q ta contratando o servico .
Escolha RUP
Porque ???
No fim do desenvolvimento, voce vai ter MAIS documantação do teu programa do que codigo fonte pra analisar
// editado
Oque futuramente para manutenção pode ser bom que voce pode pesquisar por mão de obra mais barata :twisted:

Else … XP

Olá,

Na ultima revista eletronica (acho que aquilo la é uma revista) do PMI tem uma reportagem elogiando muito as metodologias ageis, e como pode funcionar a integracao com toda aquela parafernalha de documentos que muitos “clientes” exigem.
Muito interessante a leitura, so nao sei se tem algo on-line para apreciacao de todos. :frowning:

]['s

[quote=scottys0]Minha opinião sincera ???

Se voce for o dono da empresa q ta contratando o Software, .
Escolha RUP
Porque ???
No fim do desenvolvimento, voce vai ter MAIS documantação do teu programa do que codigo fonte pra analisar

Else … XP[/quote]

E quem te garante que toda a documentacao vai ta sincronizada com o que realmente esta codificado? Aqui como o Joao ja comentou estamos usando RUP, mas isso nao garante que esteja tudo documentado direitinho, mesmo tendo auditoria do pessoal do CMM da empresa.

]['s

[quote=fabgp2001][quote=scottys0]Minha opinião sincera ???

Se voce for o dono da empresa q ta contratando o Software, .
Escolha RUP
Porque ???
No fim do desenvolvimento, voce vai ter MAIS documantação do teu programa do que codigo fonte pra analisar

Else … XP[/quote]

E quem te garante que toda a documentacao vai ta sincronizada com o que realmente esta codificado? Aqui como o Joao ja comentou estamos usando RUP, mas isso nao garante que esteja tudo documentado direitinho, mesmo tendo auditoria do pessoal do CMM da empresa.
]['s[/quote]

Se eu fosse contratar uma empresa pra desenvolver software faria um contrato … obrigando a empresa a entregar a documentação conforme o mesmo … o não cumprimento ocasiona problemas :twisted:

[quote=scottys0][quote=fabgp2001][quote=scottys0]Minha opinião sincera ???

Se voce for o dono da empresa q ta contratando o Software, .
Escolha RUP
Porque ???
No fim do desenvolvimento, voce vai ter MAIS documantação do teu programa do que codigo fonte pra analisar

Else … XP[/quote]

E quem te garante que toda a documentacao vai ta sincronizada com o que realmente esta codificado? Aqui como o Joao ja comentou estamos usando RUP, mas isso nao garante que esteja tudo documentado direitinho, mesmo tendo auditoria do pessoal do CMM da empresa.
]['s[/quote]

Se eu fosse contratar uma empresa pra desenvolver software faria um contrato … obrigando a empresa a entregar a documentação conforme o mesmo … o não cumprimento ocasiona problemas :twisted: [/quote]

na teoria blz, mas como vc ia auditar isso???
como saber que a documentação ta sincronizadda com a ultima versão implementada???

isso é muito dificil, estamos vendo isso no dia a dia.

[]'s