S.O. Linux para desenvolvimento de softwares

E ai pessoal do guj, gostaria que vocês dessem sugestões de S.O’s linux que vocês usam ou ja testaram e que fosse bom para desenvolver aplicações desktops e web, eu usava Ubuntu só que a maioria das ferramentas que eu utlizava precisava ser instalada via apt-get e dava um pouco de trabalho para configurar.
Estou pensando em usar o Gentoo pelo seu sistema de pacotes Portage ser muito flexivel e também porque tem muitas ferramentas relacionadas a servidores.
Meu foco principal é programação multiplataforma especialmente em java, e também pretendo contruir um portal de negócios usando preferencialmente algum CMS como o Drupal.

Muito obrigado pela atenção e até logo.

P.S.: Caso o tópico esteja no lugar errado peço encarecidamente ao moderador que o coloque no lugar adequado.

Att.: Raytek.

O ubuntu está cada vez melhor, não sei qual versão você parou,
não vejo problema em instalar alguns programas pelo apt-get
para desenvolvimento utilizando java (Eclipse + AS (Glassfish ou Jboss))
nao tem o que reclama…

agora não sei em relação as ferramentas que você usa

Qual o problema com o apt-get?

Nada contra o ubuntu até uso ele hoje em dia, com a versão 11.10 mas gostaria de usar outros SO’s antes para poder fazer uma média. Alguém tem alguma sugestão?

Eu brinquei com o Mandriva e com o Debian mesmo (mas Debian é um ubuntu mais rústico, digamos assim).
Creio que tentar usar o OpenSolaris seria bacana e algo mais hardcore, como o Slackware.

Eu brinquei com o Mandriva e com o Debian mesmo (mas Debian é um ubuntu mais rústico, digamos assim).
Creio que tentar usar o OpenSolaris seria bacana e algo mais hardcore, como o Slackware.[/quote]

Eu ja tinha pensado no Slackware pela sua imponencia no quesito de softwares, nunca me recomendaram o OpenSolaris, esse é bom?

Esse ano migrei do Ubuntu pro Fedora, tô gostando.

Ele foi originalmente desenvolvido pela sun. É Unix based, como o Linux. Seria uma nova experiência. FreeBSD também seria um desafio.
Particularmente, sugiro plataformas mais conhecidas, como o Ubuntu, Mandriva e mesmo o Fedora.

Linux Mint Debian Edition

+1 Ubuntu.

Se não gostar do apt-get o Ubuntu tem o Software Center, tu pesquisa e instala tudo via interface gráfica, mais facil impossivel.

Não nada contra o ubuntu ou apt-get, acho eles excelentes, mas o único problema é que é preciso ter uma boa conexão com a internet, só por isso que estou pedinco sugestões pois o problema é que sem uma boa conexão os recursos como apt-get e Software Center se tornam inúteis…Ok^^

Na minha casa eu uso o Slackware, gosto dele, ele é muito fácil para instalar, mas da um pouco de trabalho para configurar e deixar com a sua cara, e ele não tem um gerenciador de pacotes com dependências (ou pelo menos não se utiliza) como o apt-get do ubuntu, isso te dá mais controle do que está sendo instalado na máquina e como, mas às vezes é meio trabalhoso.

OpenSuse

Olha, arrisco te dizer que qualquer distro Linux é boa para desenvolvimento.

Mas o Fedora é muito bom :-o

Usei um pouco o Fedora bem pouco mesmo mas ele parece ser muito bom alguns programadores ja me recomendaram, dizem que openSUSE é bem parecido com o Fedora mas como nunca testei não sei se é verdade, slackware também é uma boa opção vou dar uma testada por aqui e depois tiro minhas conclusões. Obrigado a todos por terem respondido.

Já faz tempo que abandonei o windows…só uso ele para testar os sistemas já que tenho clientes que usam windows…então não custa repassar o sistema no SO…

Já usei o Slackware com o KDE…é bom… porém… algumas coisas tem que fazer meio que na mão…para quem gosta de fuçar, descobrir o linux, aprender, modifica-lo, enfim… mas meu foco seria programação, então não quero ficar meio dia pesquisando como se instala um driver de uma webcam por exemplo… além de que quando fui instalar no meu novo note…fiquei meio dia configurando um bendito arquivo para que a placa de vídeio funcionasse…não sou um usuário avançado…por isso,(no meu ponto de vista) o Slack seria mais para usuários avançados em linux… ele é bem maleável…e robusto

Depois usei o Ubuntu 8.4…isso quando tinha o Gnome…muito bom…fiquei uns cinco anos usando…sem reclamar…e esses cinco anos com a mesma versão (8.4)…sem formatar nem nada…nunca encomodou…formatei faz uns 4 meses pois tinha que ajeitar as partições e fazer uma limpeza geral por aqui…

Então veio a maldição do Unity do Ubuntu…,Além de eu não gostar muito…e alguns bugs…e minha máquina de mesa não ter toda a memória suficienta para rodar aquilo corretamente, depois de uma semana…fui para o Kubuntu…

Fiquei umas duas semanas com o kubuntu e me veio a notícia que a Canonical não iria mais apoiar o desenvolvimento do Kubuntu…

Então resolvi migrar para outra distribuição, e como fazia tempo que estava usando distribuição baseada no Debian…resolvi me aventurar por outras baseadas no Red Hat …

Estava entre o Fedora e o OpenSuse (usando KDE)…que segundo as pesquisas que fiz e em vários fóruns… são dois práticos , robustos e não dão problemas…

Então escolhi o opensuse…(Tinha que escolher um né…)

Até hoje uso OpenSuse sem reclamação…funciona tudo certinho…quando presciso de alguma coisa só usar o Yast… que acha o programa que quiser…e não tem problemas de configuração…

O Ubuntu ficou famoso por sua facilidade de achar instalar programas e mecher no sistema sem muita complicação… e posso afirmar que o OpenSuse também possui essas facilidades…

Mas para quem não tem uma net muito veloz… e fica ruim ficar baixando programas pela internet…aconselharia usar o Debian mesmo…esse vc baixa só uma vez os DVDs deles…que acho que vem com uma vasta quantidade de programas junto…daí vc escolhe o que quer instalar pelo DVD mesmo…e não prescisa usar repositórios online…

Sem internet tu nao vai instalar nada, nem via apt-get nem via nada, de alguma forma tu precisa baixar o que precisa.

Todos estes que citaram possui gerenciadores de pacotes, semelhantes ao apt-get, apenas com outro nome, por exemplo yum no fedora e Yast no suse.

Já usei diversos linux, mas depois que conheci o Arch Linux… nenhum outro mais me impressionou!
Desde 2008 que não troco o Arch por nada…

Conheci o linux em 96, mas comecei sério com ele em 99. Já fui usuário do Slackware, Red Hat, Conectiva, Fedora, Suse, OpenSuse, Debian, Ubuntu (em 2007), dentre diversos outros…

Na minha opnião gosto do Arch Linux pois é fácil e robusto.

Algumas qualidades que não me fazer largar dele:

1. O gerenciador de pacotes pacman é excelente e possui bastante flexibilidade para deixar o sistema com a sua cara (já que a instalação, deixa ele bem crú… em modo texto… só com o basicão)!
  2. Outra coisa legal é o fato de ser rolling release, ou seja, você vai sempre atualizando para as versões mais recentes, se quiser, sem necessidade de formatar (caso onde muita distribuição no processo de atualização de versão, deixa a desejar, e no fim das contas você precisa formatar). E não tem data de versão, ou seja, tem versão nova do pacote, colocaram no repositório, você atualiza (geralmente o tempo de uma versão nova chegar ao repositório oficial é menos de 1 mês, ou seja, dificilmente você precisa apelar para os downloads de night builds)!
  3. A terceira coisa legal é que os pacotes são versões oficiais dos aplicativos… você instala XFCE, GNOME, MATE (Antigo gnome), KDE, dentre outros e muda com sua cara. Nada daquelas alterações que as distros costumam fazer para ficar “com a cara da distro”. É como se usasse o “software de verdade”!
  4. Toda a configuração do sistema fica em um unico arquivo (rc.conf), ou seja, fica facil saber os módulos carregados, configurações de rede e daemons… O gerenciamento dos mesmos também é muito simples!
  5. Além dos repositórios oficiais, ainda existe o AUR, dificilmente precisará de algo que não conseguirá instalar com um unico comando e quando isso acontecer, é bem facil gerenciar os aplicativos opcionais.

Embora facil, ele exige algumas configurações manuais, ou seja, não é um linux para totalmente iniciantes. Outro problema também é que as vezes algumas atualizações quebram o sistema e serão exigidos conhecimentos um pouco avançados para entender o que aconteceu e consertar.

Um que usei no virtual box para testar antes de usar o opensuse foi o Fedora…achei ele bem mais limpo que muita distribuição por aí…até mais limpo que o OpenSuse…
Ao utilizar ele, o KDE, está ali cru… ou seja… como se tivesse jogado o KDE ali e saisse tudo funcionando certinho, já o Opensuse, é modificado alguma coisinha aqui, colocado alguma barrinha verde ali, tirado algum programa daqui…adicionado outro ali…pra deixar com a cara do opensuse mesmo…

Pelo que vi nos fóruns…o Fedora é bem dizer a versão open source do atual Red Hat…Assim como o OpenSuse é a versão Open Source do Suse… só que com linhas de tempo diferentes…

Mas hoje em dia há distribuições para todo o tipo de usuário…cada uma com suas vantagens…tem pra gordo, magro, careca , cabeludo,alto,baixo,rico ,pobre, curioso,…e assim vai…basta esclher uma que se encaixe e mandar bala…

Bom dia!

Aproveitando o tópico, queria começar a usar o linux, e gostaria de saber quanto a qual é o linux mais adequado para um iniciante nessa área?

Att