Já faz tempo que abandonei o windows…só uso ele para testar os sistemas já que tenho clientes que usam windows…então não custa repassar o sistema no SO…
Já usei o Slackware com o KDE…é bom… porém… algumas coisas tem que fazer meio que na mão…para quem gosta de fuçar, descobrir o linux, aprender, modifica-lo, enfim… mas meu foco seria programação, então não quero ficar meio dia pesquisando como se instala um driver de uma webcam por exemplo… além de que quando fui instalar no meu novo note…fiquei meio dia configurando um bendito arquivo para que a placa de vídeio funcionasse…não sou um usuário avançado…por isso,(no meu ponto de vista) o Slack seria mais para usuários avançados em linux… ele é bem maleável…e robusto
Depois usei o Ubuntu 8.4…isso quando tinha o Gnome…muito bom…fiquei uns cinco anos usando…sem reclamar…e esses cinco anos com a mesma versão (8.4)…sem formatar nem nada…nunca encomodou…formatei faz uns 4 meses pois tinha que ajeitar as partições e fazer uma limpeza geral por aqui…
Então veio a maldição do Unity do Ubuntu…,Além de eu não gostar muito…e alguns bugs…e minha máquina de mesa não ter toda a memória suficienta para rodar aquilo corretamente, depois de uma semana…fui para o Kubuntu…
Fiquei umas duas semanas com o kubuntu e me veio a notícia que a Canonical não iria mais apoiar o desenvolvimento do Kubuntu…
Então resolvi migrar para outra distribuição, e como fazia tempo que estava usando distribuição baseada no Debian…resolvi me aventurar por outras baseadas no Red Hat …
Estava entre o Fedora e o OpenSuse (usando KDE)…que segundo as pesquisas que fiz e em vários fóruns… são dois práticos , robustos e não dão problemas…
Então escolhi o opensuse…(Tinha que escolher um né…)
Até hoje uso OpenSuse sem reclamação…funciona tudo certinho…quando presciso de alguma coisa só usar o Yast… que acha o programa que quiser…e não tem problemas de configuração…
O Ubuntu ficou famoso por sua facilidade de achar instalar programas e mecher no sistema sem muita complicação… e posso afirmar que o OpenSuse também possui essas facilidades…
Mas para quem não tem uma net muito veloz… e fica ruim ficar baixando programas pela internet…aconselharia usar o Debian mesmo…esse vc baixa só uma vez os DVDs deles…que acho que vem com uma vasta quantidade de programas junto…daí vc escolhe o que quer instalar pelo DVD mesmo…e não prescisa usar repositórios online…