S.O. para minha mãe

9 respostas
thiagoaos

Olá, minha mãe acabou de adquirir um notebook, mais pense em uma pessoa que não sabe nem ligar o computador.

Queria que ela já começasse aprendendo no linux, como ela nunca viu nenhum s.o antes e nem sabe o que é isso, acho que não vai ter impacto em adaptação quando a mudança.

Gostaria de saber opnião de vocês qual disto eu deveria por para ela usar, uma que seja mais amigavel, simples possivel, e que já venha com o basico, utilitarios de imagem, openoffice …

estava pensando no ubuntu novo, o que vocês acham?

Ou vocês acham que é preferivel que eu bote o windows mesmo para ela?

9 Respostas

AugustoCSS

se ela não sabe nada mesmo, vai logo de linux

eu recomendo o ubuntu (minha mãe usa!)

F

Se sua mãe não tiver amigas que usam o Windows e depois possam ficar confundindo ela com “Clique no E azul”, “clique com o botão direito”,… opte pelo Ubuntu mesmo.

cv1

E trave bem o usuario dela, pra evitar que ela detone a configuracao sem querer. :wink:

thiagoaos

É eu vou instalar o ubuntu, e tentar criar um imagem pra quando ela fizer alguma merda eu recuperar.

Ela até tem amigas metidas que sabe tudo, porém não sabe nada. É bom botar o linux pra quando as amigas dela forem usar não conseguirem por achar diferente, vão procurar o i.e e não vão achar.

Quanto a travar tudo creio que não seja preciso, quero que ela futuque mesmo e de merda, para ela ir aprendendo. Só vou criar um unidade separada para ela manter os dados dela e poder recuperar, o resto, quase não vai ter nada para ela mexer.

vlw ai.

boaglio

Eu alterei o ícone do IE para chamar o FireFox, coloquei o tema do IE e pronto… o SO é Windows 98.

marcelomartins

Comecar diretamente com Linux é uma boa, mas ela pode querer fazer coisas que só tem no windows, como ter um MSN cheio de frescuras.

Um relato:

Quando eu migrei pro Linux, eu deixei o windows peladão, como eu não usava ele não tinha nada instalado. Ai minha namorada precisava retocar uns desenhos e ela nunca tinha feito isso.

Então como ela tava com pressa e eu não tinha a mao o photoshop dei o gimp com o meu ubuntu pra ela usar. Expliquei as teclas e os botoes e ela fez tudo direitinho sem problemas e sem reclamar.

Ai no fim de semana eu arrumei o windows pra ela, coloquei o photoshop e o corel. Pensei que ela iria ficar super feliz. Quando ela entrou no photoshop acho muito ruim, porque era diferente, e me fez instalar o gimp pra windows, porque ela achava mais facil.

Lição que eu tirei. O usuário se presta a aprender uma ferramenta, mas só uma, e não quer saber de aprender duas. Acho que não devemos reclamar disse nem achamar eles de preguiçosos (afinal vemos isso aqui no guj todo dia). Então, se ele já aprendeu o windows (e apanhou pra isso) não quer saber de Linux e o contrario (apesar de raro) também é válido.

Mas pensa bem se quer colocar tua mae no mundo Linux e depois ela vai precisar usar o windows e se atrapalhar toda.

fdettoni

Realmente, a maior dificuldade do usuarios está na mudança, e geralmente em detalhes. Aprender algo novo é muito mais fácil do que aprender um modo diferente para fazer a mesma coisa.

[]'s

thiagoaos

Esse é meu medo, caso ela depois queira usar o windows, se bater. Mais eu vou por o linux meio com cara de windows para caso ela tenha que usar o windows ela não fique tão perdida.

Se bem que ela comprou um laptop, creio que não seja preciso ela utilizar outro computador já que ela vai levar o dela para cima e para baixo.

Vou ver ai o que faço.

tmoretto

bota o freedows, agora é free :D, hehehe

http://www.freedows.com

Criado 5 de junho de 2006
Ultima resposta 5 de jun. de 2006
Respostas 9
Participantes 8