Comecar diretamente com Linux é uma boa, mas ela pode querer fazer coisas que só tem no windows, como ter um MSN cheio de frescuras.
Um relato:
Quando eu migrei pro Linux, eu deixei o windows peladão, como eu não usava ele não tinha nada instalado. Ai minha namorada precisava retocar uns desenhos e ela nunca tinha feito isso.
Então como ela tava com pressa e eu não tinha a mao o photoshop dei o gimp com o meu ubuntu pra ela usar. Expliquei as teclas e os botoes e ela fez tudo direitinho sem problemas e sem reclamar.
Ai no fim de semana eu arrumei o windows pra ela, coloquei o photoshop e o corel. Pensei que ela iria ficar super feliz. Quando ela entrou no photoshop acho muito ruim, porque era diferente, e me fez instalar o gimp pra windows, porque ela achava mais facil.
Lição que eu tirei. O usuário se presta a aprender uma ferramenta, mas só uma, e não quer saber de aprender duas. Acho que não devemos reclamar disse nem achamar eles de preguiçosos (afinal vemos isso aqui no guj todo dia). Então, se ele já aprendeu o windows (e apanhou pra isso) não quer saber de Linux e o contrario (apesar de raro) também é válido.
Mas pensa bem se quer colocar tua mae no mundo Linux e depois ela vai precisar usar o windows e se atrapalhar toda.