S.O.S: Progamação Java + CORBA

Fala galera,

To precisando de uma ajudinha na programação aqui de Java com CORBA, utilizando JavaIDL. A situação é a seguinte: programa cliente-servidor, em Java, se comunicando com CORBA.

O cliente possui uma camada de apresentação (interface), uma de controle, e uma de modelo. No meu caso, quando o usuário dispara uma ação na interface, esta invoca um método do controle responsável por tratar aquela ação específica. O método do controle no lado Cliente, então, deve executar uma chamada remota de um serviço no lado Servidor. Este serviço fará uma consulta num Banco de Dados, recuperando as informações necessárias, e retornará o resultado para o Cliente, que deverá exibir as informações para o usuário.

Assim, com o Servidor rodando, executo o cliente; o Servidor busca informações sobre Fornecedores e Features do BD; a interface é contruída; e é montada uma árvore (tipo a que se é utilizada no Windows Explorer) com as informações de Fornecedores e Features, onde cada Feature está debaixo de seu respectivo Fornecedor. Agora, sempre que o usuário clicar numa Feature, uma ação deve ser disparada pelo controle para chamar um método remoto do Servidor que deverá recuperar todos os usuário desta feature, naquele momento, e atualizar o nó da Feature que o usuário clicou, acrescentando debaixo dele os usuários recuperados do Banco.

Meu problema, então, está no seguinte ponto: o usuário clica numa Feature da árvore; a interface (Swing) cria uma thread (SwingWorker) que irá chamar um método do controle, este método (ainda local), irá chamar outro método do próprio controle que, este sim, irá fazer a chamada remota do serviço para recuperar os usuários. Então, a chamada remota é feita, o Servidor realiza a consulta no BD, recupera todos os usuário daquela Feature com sucesso, retorna do método…

…neste ponto, o Cliente deveria contiuar a execução do método do controle que fez a chamada remota, para poder atualizar a interface, mas isso não acontece. A execução simplesmente acaba depois do retorndo do Servidor, sem mensagem de erro, sem nada, e eu não tenho nem pista do que pode estar acontecendo. Já utilizei Thread, SwingUtilities, SwingWorker e até chamada direta, pela thread principal, mas nada resolveu. Eu suponho que possa ser algum problema do Swing com o CORBA, ou das thread com o CORBA, não sei… são só especulações minhas. Já pesquisei em vários lugares, mas não achei solução ainda, e acho que vai ser difícil, pois este problema é muito específico. Por isso, estou recorrendo à ajuda de vocês. Então, se alguém puder me ajudar, me dar alguma luz, ou indicar algum material de referência que seja útil para este caso, eu agradeço muito!

Abraços!