Notíciado pelo itWeb:
CEO da SAP diz que SaaS não será plataforma popular
Medo de perder o trono ou uma visão racional em meio ao frenesi criado em torno da tecnologia?
:roll:
Notíciado pelo itWeb:
CEO da SAP diz que SaaS não será plataforma popular
Medo de perder o trono ou uma visão racional em meio ao frenesi criado em torno da tecnologia?
Para uma empresa dum porte tal que uma hora fora do ar custa mais do que um ano do salário de todos os funcionários da área de suporte, realmente não faz sentido usar SaaS. Para empresas de pequeno e médio porte, que não são o principal mercado da SAP, faz sim muito sentido. Tem muita empresa fazendo as contas e decidindo que contratar o email do Google sai mais barato que montar um servidor Exchange. Microsiga e companhia que tratem de pensar como concorrer.
Na empresa que eu trabalho nos temos um dos nossos produtos configurado como SaaS.
Ta dando muito retorno pra empresa, pros nossos clientes eh uma maneira facil, pratica e conviniente de usar o nosso produto.
//Daniel
Sem modelo de negocio = nao funciona
O CEO disse o que ja é sabido, a SAP nao é uma empresa de internet.
"
E nao sao concorrentes mesmo, cloud computing é um conceito de utilidade geral, SAP é uma empresa que fornece servicos na area de Business Inteligence,
segue materia relacionada: force.com attacks SAP
Notíciado pelo itWeb:
CEO da SAP diz que SaaS não será plataforma popularMedo de perder o trono ou uma visão racional em meio ao frenesi criado em torno da tecnologia?
Medo de perder o trono…
É parecido com uma propaganda de um distribuidor Linux que eu vi uma vez…
"Primeiro eles te ignoram…
Depois eles riem de vc…
Depois eles brigam com vc…
E, então, vc vence…"
Se já está na penúltima etapa é pq a coisa já está bem evoluída…
Posso estar bem errado, mas apostar todo o fluxo de informação da empresa em Cloud, com a estabilidade da internet no Brasil, é como dar um tiro no pé.
Quantas vezes já não ligamos para o call center de alguma empresa e tivemos que retornar a ligação pois o ‘sistema estava fora do ar’, ou o ‘sistema está com muita lentidão’, concluindo com o famoso ‘o sr. pode ESTAR LIGANDO mais tarde’.
A idéia realmente é genial, mas na prática ainda acho inviável.
Um coisa é ‘adorarmos’ o modelo enquanto desenvolvedores ‘apaixonados’. Outra coisa é olhar pela ótica do cliente, que não pode ter sua empresa ‘parada’ devido a panes na internet.
Posso estar bem errado, mas apostar todo o fluxo de informação da empresa em Cloud, com a estabilidade da internet no Brasil, é como dar um tiro no pé.
Quantas vezes já não ligamos para o call center de alguma empresa e tivemos que retornar a ligação pois o ‘sistema estava fora do ar’, ou o ‘sistema está com muita lentidão’, concluindo com o famoso ‘o sr. pode ESTAR LIGANDO mais tarde’.A idéia realmente é genial, mas na prática ainda acho inviável.
Um coisa é ‘adorarmos’ o modelo enquanto desenvolvedores ‘apaixonados’. Outra coisa é olhar pela ótica do cliente, que não pode ter sua empresa ‘parada’ devido a panes na internet.
Cara, eu acho que você está bem equivocado. Toda vez que eu ligo em call center e ouço “sistema fora do ar”, “sistema lento”, eu fico pensando o tamanho da parcela de culpa dos programadores desses lugares, com aqueles SQLs na mão e os upgrades na versão estável sem tentar antes (sim, eu já vi isso rolando em cliente grande). Sempre achei que sistema fora do ar é raramente culpa da infra. E infra, é especialidade das boas do pessoal que trabalha com telefonia, etc.
O que o pessoal normalmente não diferencia, é que cloud e SaaS são coisas diferentes. SaaS é um modelo comercial, e não necessariamente uma aplicação SaaS tem que rodar em cloud.
[]'s
Lição básica sobre SaaS:
http://www.empresadigital.inf.br/2011/05/o-que-e-cloud-computing-o-que-e-saas.html
SaaS e cloud não têm nada a ver? SaaS pode ser oferecido no modelo hosteado?
http://www.empresadigital.inf.br/2010/08/o-que-nao-e-saas.html
E infra, é especialidade das boas do pessoal que trabalha com telefonia, etc.
Acho que me expressei muito mal. Quando disse sistema fora do ar, estava mencionanco, justamente, a falha da internet.
Esta semana, por exemplo, quem tinha ViaEmbratel ficou a parte da manhã INTEIRA sem internet, porque estavam dando manutenção.
Imagine voce colocar sua empresa aí e ficar uma manhã inteira sem poder acessar seus dados.
Falando especificamente em Cloud (que tá na ‘moda’), imagine os advogados que não puderam comparecer em seus compromissos por falta de informação;
imagine Clínicas médicas que não puderam confirmar seus pacientes nem agendar novas consultas; imagine (hipoteticamente) um mercado que não pode vender nada; imagine a quantidade de transtornos e prejuízos que as empresas tiveram por terem seus sistemas ‘100% on line’ (???).
E infra, é especialidade das boas do pessoal que trabalha com telefonia, etc.
Acho que me expressei muito mal. Quando disse sistema fora do ar, estava mencionanco, justamente, a falha da internet.
Esta semana, por exemplo, quem tinha ViaEmbratel ficou a parte da manhã INTEIRA sem internet, porque estavam dando manutenção.
Imagine voce colocar sua empresa aí e ficar uma manhã inteira sem poder acessar seus dados.
Falando especificamente em Cloud (que tá na ‘moda’), imagine os advogados que não puderam comparecer em seus compromissos por falta de informação;
imagine Clínicas médicas que não puderam confirmar seus pacientes nem agendar novas consultas; imagine (hipoteticamente) um mercado que não pode vender nada; imagine a quantidade de transtornos e prejuízos que as empresas tiveram por terem seus sistemas ‘100% on line’ (???).
E aí se aplica uma regra de infra básica: tenha outro link disponível. Beleza, o link 1 caiu? Você vai ter o l2, com 30% da velocidade do l1, mas vai estar funcionando. E não é uma abordagem cara, o custo de manutenção de um software, rodando localmente, é muito maior que um em modelo SaaS. SaaS é extremamente vantajoso nesse ponto.
Adendo: o risco de sua app cair por um pau no servidor ou por qualquer coisa rodando localmente, é INFINITAMENTE maior que como SaaS.
[]'s
O motivo do SaaS e Cloud crescer no Brasil é exatamente o motivo que vocês falam que não vai dar certo: hoje os sistemas já dependem de conexão à Internet e já saem do ar quando ocorre algum problema. E nem por isso as empresas estão usando bases locais, elas usam o banco de dados remoto e acessam pela conexão Internet, seja o banco ou o servidor de aplicação.
O que acontece agora é que o sistema também vai estar remoto, o que não muda quase nada, um pouco mais de tráfego. No meu serviço utilizamos aplicações em cloud computing com link em algumas cidades de 256 Kb e funciona.