Saber onde está o foco

2 respostas
hjmarcon

Estou no início de um program em java ( minha monografia ) e estou me deparando com algumas dúvidas, sendo a maioria delas sanada em buscas no fórum.
Mas procurei em vários posts e não consegui entender como fazer pa saber pra onde foi o foco.
Me explico melhor : tenho um JTextField e na saída dele eu faço uma busca no banco de dados para saber se o código informado existe. Este JTextField é o primeiro do form e é pra ele que vai o foco após gravar, excluir, etc.
Só que eu não quero ( nem posso ) fazer a busca no banco se o usuário clicou no botão de cancelar ou sair, ou seja, se o foco saiu deste JTextField e foi para algum destes botões.
Não consegui achar nada parecido com o ActiveControl do Delphi…
Grato.

2 Respostas

davidbuzatto

Da uma olhada… É um projetinho do netbeans 5.0

Falow!

Charlie_Brown

Não sei se entendi direito sua pergunta, mas eu desconheço algum lugar que guarde onde está o foco numa janela, por exemplo…
Ao invés disso, você pode procurar pelos elemenos desta janela quem está com o foco… com alguma coisa desse tipo:

Component[] componentes = this.getComponents();
		for(int i = 0; i < componentes.length; i++) {
			if(componentes[i].isFocusOwner())
				System.out.println(componentes[i].getName());
		}

Onde o “this” seria seu Frame, Applet…

Existe um controlador de eventos de Focus, talvez seja uma melhor opção do que esta… mas teria que ver como funciona… eu nunca usei…
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/java/awt/event/FocusEvent.html

Espero ter ajudado…

Criado 17 de agosto de 2006
Ultima resposta 17 de ago. de 2006
Respostas 2
Participantes 3