Tenho uma aplicação WEB (JSP e Servlet)… porem preciso fazer uma alteracao…solicitaram q eu listasse todos os usuarios q estao conectados agora na aplicacao …
Alguem poderia me ajudar … ou me dar uma ideia do que eu posso pesquisa no Google …
Que tipo de controle de acesso você tem? Você tem uma tela de login, por exemplo?
gui_sv
Possui tela de login sim …
T
thingol
Ora, se possui uma tela de login é a coisa mais fácil que existe.
Construa uma lista dos usuários que passaram pela tela de login, por exemplo.
(Como você vai fazer isso? Não sei o que você faz com sua tela de login. Se você registra que o cara se logou no banco de dados, por exemplo, um simples “select” deve ser mais que suficiente.)
gui_sv
Correto…
Isso eh possivel mesmo que eu nao utilizo JAAS com Autenticacao?
Entao ficaria assim:
a hora q ele se logou - insiro ele numa tabela x … quando ele fizer logout faço um delete. correto??
como ficaria o controle de sessão ???
thingol vc é muito f** cara…todos os foruns sempre tem um comment seu!!
Valeu mesmo
burn_blast
Sou bem iniciante em java, mas acho que posso ajudar.
Cara, eu faria o seguinte.
Não sei como é a sua tabela de usuários ou de login, enfim, eu criaria dois campos nesta tabela. Em um deles colocaria uma flag pra dizer se o cara ta logado ou nao, o outro seria um campo do tipo date, que mostraria a data do acesso atual.
Cada vez que o cara se logasse a data e o flag mudariam, quando ele se deslogasse, o flag mudaria para “inativo”.
Acho que isso resolveria teu problema.
Boa sorte.
gui_sv
Obrigado Burn_BLast
Depois em um modulo administrativo poderia criar uma jsp q me mostraria os usuarios logados.
Porem só estou com dúvida quanto ao logoff do usuario … por causa do raio da sessão …
Pode ser a coisa mais ridicula do mundo … no logoff q eu nao saquei a ideia.!!!
De qualquer forma … muito obrigado - thingol e burn pela ajuda !
=]
T
thingol
Hum, você tem um “pequeno” problema.
Se o cara simplesmente fechou o browser, sem clicar em um botãozinho “logoff”, não sei se ele está logado ou não. A sessão dele fica por um determinado tempo no web server (varia de alguns minutos a várias horas), depois cai também.
O que normalmente se faz, se você quer ser muito rigoroso quanto a usuários logados, é ter um frame escondido que periodicamente (talvez de 1 em 1 minuto) fica refrescando uma tela no seu sistema para que ele saiba que o usuário está logado. (É claro que o sistema vai ficar carregado, por isso é que só indico isso se você precisa ser MUITO rigoroso). Essa tela só tem a finalidade de atualizar alguma “data de último acesso” na tabela de usuários. Quando o usuário fechar o browser, então essa data não será mais atualizada, e você pode levar isso em conta no seu SELECT no SQL.