trabalho em São Paulo capital a 4 anos, sou Analista de Sistemas, solteiro, 27 anos, anteriormente morava em uma cidade no interior de São Paulo.
Possuo graduação em Ciências da Computação e acabo de terminar Pós Graduação em Governança de TI(Mackenzie), possuo também 3 certificações Java, sendo elas, Java Programmer, Web Components e EJB3, possuo também a certificação de COBIT Foundation, e alguns cursos de arquitetura e etc(Caelum).
Gostaria de mudar de São Paulo, pois estou cansado dessas consultorias daqui e dentre outros motivos mais, tais como, qualidade vida, transito, pessoas, etc.
Gostaria de morar em uma cidade litoral, ou seja, tentar levar uma vida um pouco mais proveitosa, ou seja, não sou materialista, exemplo, não preciso de carro do ano, nem celular top de linha, mas sim gostaria de chegar final de semana e ter uma praia para curtir e tomar uma cervejinha.
Pensei no Rio de Janeiro, por ter mais empregos ou em Florianópolis, lá o mercado de trabalho parece bem pequeno, enfim.... gostaria de sugestões.
Eu ainda penso em sair de São Paulo algum dia de minha vida. Acho que o Sul do Brasil pode ser tão bom quanto São Paulo, pelo menos para nós de T.I. Verifique as oportunidades em Florianópolis ou Curitiba, devem ser bons lugares.
Um dos problemas de Florianópolis pelo o que andei pesquisando é tentar conseguir um salário razoável, diz-se que lá paga-se muito pouco, devido a ter poucas empresas.
E por exemplo acredito que no mínimo é necessário conseguir ganhar o suficiente para alugar uma moradia bacana, de fácil acesso, pois se for para ganhar mal, morar mal e ter de ficar pegando inúmeros busões, aí fica igual São Paulo kkkk.
Rio de Janeiro creio ser o equilibrio entre praia e mercado, dá uma pesquisada como estão as vagas hoje, de preferência que não seja para fábrica de software ou consultoria como você mesmo não quer, e sim direto numa área fim de negócio. Também vai ser mais fácil pra fazer entrevista, de avião é rapidinho. Só fique ciente de que o Rio de Janeiro apesar das suas belezas naturais não deixa de ser Brasil, além da violência ter aumentado muito. Outro detalhe o preço dos imóveis nas zonas boas atualmente são absurdos.
Boas observações, no Rio de Janeiro pensei em questão de moradia o bairro de Botafogo, por possuir metrô e conseguir aluguel de kitnets por volta de mil e poucos.
Ainda não conheço muito bem o Rio.
Santa Catarina possui cidades como Florianópolis, Blumenau e Joinville como polos de T.I. A área está em expansão e a qualidade de vida é boa, sem falar que, por exemplo, de Joinville a Florianópolis é pouco mais de 180 KM (via BR 101) e é exclusivamente litoral, ou seja, não vai te faltar praias.
Sobre o salário, dificilmente você vai ganhar igual a SP, mas se consegue salários acima dos 5k com experiência, podendo a chegar a 10k (esse nível de salário é mais complicado). Pelo breve descrição da tua experiência, eu acredito que tu consiga uma boa colocação no mercado de trabalho, basta procurar.
Eu sou carioca, morei durante cinco anos em São Paulo e atualmente moro em Campinas. E daqui eu não pretendo sair mais. Por que?
Campinas tem uma razão habitantes/empregos na área de TI muito maior que São Paulo e Rio de Janeiro. O preço dos imóveis é bem alto, mas não chega ao disparate de uma capital. O trânsito é ruim, mas como a cidade não é tão grande, você chega rápido nos seus destinos.
Há duas grandes universidades na região: a Unicamp e a PUC. Ambas são bem presentes no mercado de TI e contribuem bastante com pesquisa e com fomento ao empreendedorismo. Existem muitas startups sendo criadas por aqui.
Com um perfil como o seu, não haverá dificuldade nenhuma em arrumar um ótimo emprego por aqui. E não duvido que o seu salário possa ser até maior aqui do que na capital.
[quote=Vina]Eu sou carioca, morei durante cinco anos em São Paulo e atualmente moro em Campinas. E daqui eu não pretendo sair mais. Por que?
Campinas tem uma razão habitantes/empregos na área de TI muito maior que São Paulo e Rio de Janeiro. O preço dos imóveis é bem alto, mas não chega ao disparate de uma capital. O trânsito é ruim, mas como a cidade não é tão grande, você chega rápido nos seus destinos.
Há duas grandes universidades na região: a Unicamp e a PUC. Ambas são bem presentes no mercado de TI e contribuem bastante com pesquisa e com fomento ao empreendedorismo. Existem muitas startups sendo criadas por aqui.
Com um perfil como o seu, não haverá dificuldade nenhuma em arrumar um ótimo emprego por aqui. E não duvido que o seu salário possa ser até maior aqui do que na capital.[/quote]
A qualidade de vida em Campinas é maior que na Grande São Paulo?
Acredito que para o Sul(Joinville, Florianópolis) um salário legal seria de 6k, para pagar um aluguel, despesas(alimentacao, vestuario, calcados, farmacia), ter uma poupanca para urgencias, dispor de um valor para eventuais viajens para visitar a familia e se tiver carro temos Ipva, etc,
Cara, me desculpe mas eu ri quando você disse que uma das opções era o RJ.
Botafogo tudo é extramamente caro, eu trabalho aqui. Na hora do almoço, por exemplo, se você não não for em um lugar onde o prato já vem pronto (entre 15 ~ 30 reais no mínimo) você terá que almoçar em locais que cobram 40 reais o kg (e esse é um barato e não muito bom).
Botafogo para mim era um dos melhores bairros por causa do metro e tals, mas já teve mais de 5 pessoas do prédio onde eu trabalho que foram assaltadas aqui no bairro. E uma delas era uma tester que foi agredida. O.o E tudo isso nos 2 últimos meses.
Ontem ao sair do trabalho passei por 2 grupos com quase 10 usuários de crack em cada, e o pessoal do RH ligou avisando que estava acontecendo furtos e assaltos.
Sério mesmo que você quer vir pro RJ? Pensa direito. [=
Gosto muito daqui, mas ñ se enganem pelo que se passa na TV. Trocar SP por RJ eu vejo que daria no mesmo. Praias daqui são sujas e já saíram diversas reportagens em jornais falando que são impróprias para banho… mas na globo isso ñ passa… pq será?! :3
[quote=Hebert Coelho]Cara, me desculpe mas eu ri quando você disse que uma das opções era o RJ.
Botafogo tudo é extramamente caro, eu trabalho aqui. Na hora do almoço, por exemplo, se você não não for em um lugar onde o prato já vem pronto (entre 15 ~ 30 reais no mínimo) você terá que almoçar em locais que cobram 40 reais o kg (e esse é um barato e não muito bom).
Botafogo para mim era um dos melhores bairros por causa do metro e tals, mas já teve mais de 5 pessoas do prédio onde eu trabalho que foram assaltadas aqui no bairro. E uma delas era uma tester que foi agredida. O.o E tudo isso nos 2 últimos meses.
Ontem ao sair do trabalho passei por 2 grupos com quase 10 usuários de crack em cada, e o pessoal do RH ligou avisando que estava acontecendo furtos e assaltos.
Gosto muito daqui, mas ñ se enganem pelo que se passa na TV. Trocar SP por RJ eu vejo que daria no mesmo. Praias daqui são sujas e já saíram diversas reportagens em jornais falando que são impróprias para banho… mas na globo isso ñ passa… pq será?! :3[/quote]
sem preconceito, mas o RJ seria a última cidade para a qual eu mudaria aqui no Brasil
[quote=rmendes08][quote=Hebert Coelho]Cara, me desculpe mas eu ri quando você disse que uma das opções era o RJ.
Gosto muito daqui, mas ñ se enganem pelo que se passa na TV. Trocar SP por RJ eu vejo que daria no mesmo. Praias daqui são sujas e já saíram diversas reportagens em jornais falando que são impróprias para banho… mas na globo isso ñ passa… pq será?! :3[/quote]
sem preconceito, mas o RJ seria a última cidade para a qual eu mudaria aqui no Brasil[/quote]
Esquenta não mano.
Mas de uma coisa valeu a pena vir pro RJ, conheci minha esposa aqui! E por causa disso não me arrependo! :3 :3 :3
caramba… sou completamente apaixonado pelo Rio de Janeiro…
Ai tem praias, meu Vascão e fora que é uma cidade ENORME… sou um cara totalmente urbano.
Estou me formando em Sistemas de Informação daqui a 15 dias e tava louco pra ir pro Rio tentar a sorte.
Tava pensando em morar no Recreio…
[quote=faeldix]caramba… sou completamente apaixonado pelo Rio de Janeiro…
Ai tem praias, meu Vascão e fora que é uma cidade ENORME… sou um cara totalmente urbano.
Estou me formando em Sistemas de Informação daqui a 15 dias e tava louco pra ir pro Rio tentar a sorte.
Tava pensando em morar no Recreio…[/quote]Por lá é mais tranquilo, mas lá é tudo longe. Se você arrumar um emprego no centro, c tá lascado. Vai gastar em média 2h para chegar lá ou na zona sul (um rapaz do meu lado gasta 2h e 30). E isso não é por causa das obras, sempre teve esse tempo todo de gasto. [=
[quote=ddducceschi]É… caso a escolha seja rio de Janeiro, a intenção é andar de chinelo e bermuda, sem chamar atenção.[/quote]Exato. Ainda bem que minha empresa aceita bermuda. [=