Sair do Sistema pela I.E

Como posso controlar a saída do Sistema pelo usuário, quando ele sai pelo X do I.E? Sem utilizar o botão de SAIR dentro do Sistema.

Nao conheco uma solucao exclusiva para o IE.

Tu tens alguma solução genérica que eu possa controla essa situação? algo no Banco de Dados etc…

[quote=fabio@sigproc.com.br]
Como posso controlar a saída do Sistema pelo usuário, quando ele sai pelo X do I.E? Sem utilizar o botão de SAIR dentro do Sistema.[/quote]

Soluções web desse tipo costumam ser meio complicadas e meio sem garantias já que o protocolo HTTP tem uma natureza digamos, desprovida de estados e os browsers não têm obrigação de avisar aos servidores HTTP que eles estão sendo fechados pelos usuários. Daria para instalar algum software muito indiscreto que detecta que o usuário apertou o botão “X” no I.E. e te envia tal informação. Em vez de instalar tal software, pode-se projetar a página com JavaScript de forma que a página fique dando “Refresh” automáticamente e caso a sessão HTTP daquele usuário expire por falta de requisições HTTP, acho que dá para considerar que o I.E. foi fechado…

Inté.

Que tipo de controle e qual sistema se refere, aquele executando no browser do usuario ou sistema rodando no servidor?

Se for algum tipo de controle local eu nao vejo problema em usar js mas se o sistema reside no servidor nao e considerado boa pratica abrir uma conexao remota quando tudo que o usuario quer é fechar a janela.

Como já foi dito é complicado e sem garantias. Dependendo do porque vc quer fazer isso existem algumas coisas que podem ser feitas como por exemplo um script na sua página que de tempos em tempos ele acessa um endereço para dizer que ainda está lá logado. Lembre-se de que isso pode sobrecarregar o seu web server.

Descreva todo seu problema que talvez possamos dar uma solução para ele.

[quote=KWill][quote=fabio@sigproc.com.br]
Como posso controlar a saída do Sistema pelo usuário, quando ele sai pelo X do I.E? Sem utilizar o botão de SAIR dentro do Sistema.[/quote]

Soluções web desse tipo costumam ser meio complicadas e meio sem garantias já que o protocolo HTTP tem uma natureza digamos, desprovida de estados e os browsers não têm obrigação de avisar aos servidores HTTP que eles estão sendo fechados pelos usuários. Daria para instalar algum software muito indiscreto que detecta que o usuário apertou o botão “X” no I.E. e te envia tal informação. Em vez de instalar tal software, pode-se projetar a página com JavaScript de forma que a página fique dando “Refresh” automáticamente e caso a sessão HTTP daquele usuário expire por falta de requisições HTTP, acho que dá para considerar que o I.E. foi fechado…

Inté.[/quote]

O GUJ é assim, por exemplo; ele tem uma página que fica dando “auto-refresh” uma vez por minuto, mais ou menos. Quando essa página pára de funcionar, provavelmente o browser foi fechado, e então pode-se considerar que a sessão deve ser encerrada.

E ai Fabio, beleza ?
Cara eu ja fiz isso a muito tempo, porem não tenho mais o código aqui. E como o pessoal ai disse, a única forma de se fazer isso é por javascript.
Quando eu fiz, ao usuário clicar no X, ele chamava uma função javascript, que atualizava os dados do usuário no banco de dados. Outra coisa que tive quer faze foi bloquear toda a forma de refresh, lei-se F5, botão direito do mouse, entre outros.
Hoje essa função pode ser feita utilizando bibliotecas javascript , para que rode em qualquer browser, porem quando eu fiz, essas bibliotecas não existiam ainda.
Espero ter ajudado.