Estou procurando trampo, mas não sei quanto peço de salário. Moro em SP (capital), programo tem 12 anos (5 com Java), manjo das principais tecnologias do mercado: Webservices, JSF, Hibernate, Tomcat, JBoss, JSP, HTML, CSS e JavaScript, e outros. Também tenho experiência em XP, Scrum, Git, Maven, Jenkins, etc. Domino muito bem inglês para leitura e escrita, falo bem, mas pra ouvir ainda tenho alguns problemas (consigo me comunicar com um gringo de boas). Sou pós graduado em Engenharia de Software por uma boa universidade. Estou pedindo $5000 no meu currículo (como CLT, nem estou cogitando PJ), e pensando em aumentar para algum valor entre 6 e 8K. O que acham? É justo?
Acho que é justo sim (me baseando apenas na sua descrição e assumindo que tudo seja verdade). Acredito que vc tenha sim um bom currículo e acho que tem muita empresa precisando de gente com experiência como você. Acho que o mercado tem que valorizar os bons profissionais oferendo boas remunerações. Acredito que em SP vc consiga algum emprego nessa faixa de salário
Sinceramente, é muito estranho alguém experiente como você não saber o quanto vale. Se fosse pergunta relacionada a quanto pedir em salário no exterior, na cidade X do país Y, aí tudo bem, agora em SP, que é a cidade que você mora, é estranho. Não sou de SP, mas imagino que 5k em SP capital é salário de pleno, e pela sua experiencia, 12 anos, deveria ser senior, ou seja, 6.5k ~ 8k
igor_ks, É exatamente essa faixa que pretendo pedir de salário. Estou perguntando pois fiquei um bom tempo sem fazer nenhum processo seletivo. Tenho receio de pedir menos e despertar desconfiança quanto à minha qualificação (embora tenha como provar tudo o que falo no meu currículo, normalmente uma vez surgida a desconfiança o processo nem continua). Por outro lado tenho receio de pedir mais e perder boas oportunidades, salário pra mim não é diferencial, só quero me manter na faixa adequada pelos motivos que coloquei. Obrigado pela resposta!
Então, foi uma das dúvidas que tive. Eu deixo bem claro no meu currículo que tenho 12 anos de programação incluindo experiência com outras linguagens que não tenho mais intenção de trabalhar (como Delphi), e que com Java, que é o que importa, são 5 anos e a minha experiência é fragmentada, isto é, nem sempre eu trabalhei com Web.
Cheguei a conclusão de que não importa o tempo de experiência, importa mais a qualidade e que para extrapolar esse teto não vai ser como programador, teria que ser em um cargo gerencial (que não faz muito o meu perfil pessoal).
Experiência conta sim, e muito!
Se não fosse assim, todo acadêmico sairia empregado, mas a realidade é outra.
Se você cita 12 anos de experiência no teu currículo, com certeza despertar interesse nas empresas que precisam de profissional.
Mas se você quer ganhar mais que 5k como programador, vai ter que achar uma empresa de ouro, porque isso é bem dificil.
Talvez um analista, engenheiro de software ou cargos mais acima, que nem envolvem muito conhecimento técnico, mas mais responsabilidade de grupos e equipes, lideranças e cargos nesse sentido, aí sim você pode conseguir.
Já vi algumas vagas pra trabalho remoto em empresas de gringo pagando até mais do que você deseja receber, tendo como pré-requisito indispensável inglês fluente (salário em dólar). Se eu estivesse no seu lugar certamente eu investiria nesse tipo de vaga, aproveitando o bom inglês e conhecimento que você diz ter. Sem contar a vantagem de poder trabalhar em qualquer lugar do mundo, bastando apenas ter acesso à internet, sem precisar ficar trancado dentro de uma sala com pessoas que talvez você não vá com a cara. Também aconselho que você não pare no Java. Procure investir tempo pra aprender Ruby, .NET, etc.
Um bom programador merece ganhar a partir de 5K com certeza, mas infelizmente aqui no Brasil a realidade é outra. Nossa profissão é pouco valorizada, não há regulamentação, as empresas pagam o que der na telha, exigem uma lista de 30 km de pré-requisitos, sem contar que é um trabalho complexo e estressante na maioria dos casos. Não digo que seja impossível encontrar esse salário e até mais, porém sem dúvidas é uma tarefa difícil. Geralmente quem contrata e quem cobra as tarefas são pessoas que não sabem sequer o que é uma estrutura de repetição. Fazem orçamento de horas totalmente equivocados e o programador precisa de virar nos 30. É complicado, as vezes tenho vontade de mudar de área, largar a informática. Por enquanto é o que me sustenta, mas não vejo muita perspectiva em relação a salário.
Boa sorte. Espero que consiga encontrar a vaga e salário que deseja.
Fico pensando em que planeta vive esse pessoal que fala que vai ser difícil pra um profissional com 12 anos de Exp. conseguir um salário de 5k em SP.
EU ganhava isso com 2 anos de Exp. e hoje com 6 anos de Java não saio de casa por menos de 9k.
E ainda recebo propostas pra ganhar mais, só não aceito porquê gosto de onde estou trabalhando.
Se duvida do que estou falando, da uma pesquisada do Site lovemondays, lá da pra tirar uma boa base dos salários por empresa.
Acho que tem uma galera que fica denegrindo a profissão para sobrar mais vagas, ou então é incompetente pra não conseguir ganhar mais de 5k.
Em SP eu até nem duvido que haja empresas que paguem 5k ou mais. Mas com certeza não é regra. Ate agora em quase uma década de TI nunca vi um programador ganhando mais de 5k, e já conheci ótimos programadores. Se você ganha isso e até mais, meus parabéns, mas não é a realidade geral do Brasil.
Pessoal, quem quiser ver a média salarial de um analista Sênior em São paulo, basta pesquisar no Ceviu ou como eu disse no Lovemondays.com que da pra ter uma boa noção.
Salario de 5k pra um profissional com acima de 5 anos de experiência é ridículo, nunca ninguém nem teve coragem de me oferecer um salário desses, se vocês estão aceitando ganhar isso, estão perdendo tempo e sendo explorados.
Já trabalhei em Brasilia e São Paulo e nunca vi uma grande empresa que tem o minimo de respeito por seus funcionários, oferecer menos de 6k para um Sênior.
Tenho 7 anos de experiencia com java, há tempos não participo de processo seletivo e até pouca tempo atrás recebia propostas bem melhores do que estão falando nesse tópico e não aceitei por estar satisfeito no meu emprego atual.
Oferecer um salário menor que 6k para um senior, com anos de experiencia já mostra que não se trata de uma empresa séria.
E se vocês aceitam menos que isso, não estão se valorizando.
Possuo amigos que ganham isso como pleno, tanto onde trabalho, como em outras empresas… INDIFERENTE da liguagem que trabalham!