Salário de programador? Regulamentação?

Projeto: Bilhete Único da cidade de São Paulo
Empresa: Digicom (sede em Barueri)
Valor: R$150 mil/mês, pagos pela prefeitura de São Paulo
Qtd de profissionais: 5
Valor médio: R$30000/desenvolvedor

Quanto será que o desenvolvedor desse projeto ganha?!?!?!?! Pensem nisso ao negociarem aqueles 1, 2, 3 mil reais a menos na próxima oportunidade que tiverem.

Fote: Presidente da Digicom na CPI do transporte da cidade de São Paulo (acompanhem ao vivo no link abaixo).

Mas isso é normal. E vc acha que desse mensal, a pessoa que ganhar o projeto, vai dar quanto de suborno?

Infelizmente é a verdade… -_-’’

[quote=Hebert Coelho]Mas isso é normal. E vc acha que desse mensal, a pessoa que ganhar o projeto, vai dar quanto de suborno?

Infelizmente é a verdade… -_-’’[/quote]

Com certeza, outro problema é o suborno. Mas o principal, IMHO, é a nossa falta de consciência em relação aos valores, como categoria profissional.

Nada contra a Digicom, afinal nem conheço a empresa.

Mas já ouvi muita história cabeluda sobre essa empresa, vinda de quem trabalhou lá. Inclusive cargos como coordenação e gerência…

Toda semana tem um novo tópico discutindo salários, e isso me entristece um pouco. Ainda sou estagiário, estou há pouco tempo na área, mas tenho lido muito sobre, principalmente sobre o mercado de TI no Brasil.

É triste ver como tem gente que se vende por tão pouco. Semana retrasada um cara apareceu aqui no fórum, postou currículo num tópico de vagas de emprego. Mais de 4 anos de experiência na área, trabalhou em projetos pra grandes corporações, repartições públicas e pedindo 1200 reais…

Não acho isso certo. Acaba fazendo o empregador nivelar por baixo…

Depois que vejo isso, com que cara posso chegar pro RH da minha empresa quando for efetivado, e pedir 1500 reais que seja pra Desenvolvedor Jr?

Beleza, tem uma certa desigualdade ai, mas acho exagero comparar tudo com informações superficiais assim… desenvolvedor tem de monte, e pq todo mundo não abre sua empresa? Nem todo mundo tem contato pra ficar pegando projetos assim, são 5 devs, e não tem gp e outras coisas do tipo?

Alguém aqui acha que isto é exceção?, não, isso neste LIXO de país é a regra.
Sem querer mudar o foco do tópico, o que vimos no STF ontem para min foi a gota d’água, não me sinto representado por nenhum dos poderes desta república em que a impunidade é a regra e tudo termina em pizza . Estamos nos juntando aos “bolivarianos”, na vanguarda do atraso da América Latina. Como lição aprendida, descobri que "Esperança" é nome de mulher e a “Justiça” é uma prostituta que só tem quem paga mais.
Se alguém escutar o que estou falando, cheguei a conclusão que não adianta nadar contra a maré estudando e se especializando, tentando construir algo aqui. Vale muito mais a pena fazer isso em um país serio. Estou pensando seriamente em começar do zero com os yankes.

Desculpem o desabafo, realmente estou indignado com este país.

++

Tem mais coisas, tipo o almoço e o vale transporte dos programadores, aí acho q dá pelo menos uns R$130 mil de custo, sobrando uns R$20 mil de lucro para a empresa, coitados!!! :wink:

A primeira coisa que eu digo é, abram uma empresa e tentem manter 5 funcionários. Vejam quanto vocês vão gastar. Empresas visam lucro, não são instituições beneficentes nem entidades sem fins lucrativos.
Isso não significa que eu defenda um salário de R$ 5k para um sênior, pelo contrário. Só estou dizendo que é preciso conhecer mais para saber e poder dizer algo.

[quote=drsmachado]A primeira coisa que eu digo é, abram uma empresa e tentem manter 5 funcionários. Vejam quanto vocês vão gastar. Empresas visam lucro, não são instituições beneficentes nem entidades sem fins lucrativos.
Isso não significa que eu defenda um salário de R$ 5k para um sênior, pelo contrário. Só estou dizendo que é preciso conhecer mais para saber e poder dizer algo.[/quote]

Vc sabe o que é ter uma empresa com 5 funcionários?!? Quanto custa mantê-los?!?

[quote=andre_salvati][quote=drsmachado]A primeira coisa que eu digo é, abram uma empresa e tentem manter 5 funcionários. Vejam quanto vocês vão gastar. Empresas visam lucro, não são instituições beneficentes nem entidades sem fins lucrativos.
Isso não significa que eu defenda um salário de R$ 5k para um sênior, pelo contrário. Só estou dizendo que é preciso conhecer mais para saber e poder dizer algo.[/quote]

Vc sabe o que é ter uma empresa com 5 funcionários?!? Quanto custa mantê-los?!?[/quote]
É justamente isso que eu estou dizendo. Estamos falando do país com a mais alta carga tributária do mundo, seja apenas para abrir a empresa, seja para contratar um funcionário de acordo com a consolidação das leis trabalhistas.
Geral fica pagando pau para a terra do tio sam, mas lá é bem pior que aqui.
Se você acha isso errado, abra uma empresa e pague o que acha justo a teus funcionários, aí você me diz quanto tempo leva para quebrar.
O problema do Brasil são os brasileiros, isso é fato. Seja na hora de votar, seja na hora de tirar a bunda da cadeira e começar a fazer alguma coisa. Criticar é tão mais cômodo, não requer esforço e eu sempre terei a quem dirigir uma palavra de descontentamento.

[quote=drsmachado][quote=andre_salvati][quote=drsmachado]A primeira coisa que eu digo é, abram uma empresa e tentem manter 5 funcionários. Vejam quanto vocês vão gastar. Empresas visam lucro, não são instituições beneficentes nem entidades sem fins lucrativos.

Vc sabe o que é ter uma empresa com 5 funcionários?!? Quanto custa mantê-los?!?[/quote]
É justamente isso que eu estou dizendo. Estamos falando do país com a mais alta carga tributária do mundo, seja apenas para abrir a empresa, seja para contratar um funcionário de acordo com a consolidação das leis trabalhistas.
Se você acha isso errado, abra uma empresa e pague o que acha justo a teus funcionários, aí você me diz quanto tempo leva para quebrar.
O problema do Brasil são os brasileiros, isso é fato. Seja na hora de votar, seja na hora de tirar a bunda da cadeira e começar a fazer alguma coisa. Criticar é tão mais cômodo, não requer esforço e eu sempre terei a quem dirigir uma palavra de descontentamento.[/quote]

Certo, vc não tem uma empresa com 5 funcionários e não tem idéia de quanto seria um preço “justo” por um projeto semelhante ao citado. Veja que, acima de tudo, estamos discutindo dinheiro público, o dinheiro que sai do seu bolso para pagar os projetos de TI do governo.

Volto a repetir, o brasileiro é um povo estranho. Quer dinheiro, mas não quer trabalhar.
Programadores reclamam de salários, mas não mudam de área, nem se especializam em coisas que dão mais dinheiro, dentro da área. Pior, sequer se especializam, se atualizam. Pode não ser o teu caso, pode ser que você tenha tido azar apenas e está ganhando pouco. Ou está ganhando muito. Sei lá, não sei nada da tua vida, nem me interesso em saber.
Agora, o brasileiro é o povo com menos visão empreendedora. Claro que sei que boa parte é dada pelo excesso burocrático para criar qualquer coisa. Porém, a maior parcela dessa falta de visão provém dos próprios brasileiros que esperam enriquecer sem ter que se esforçar.
Trabalhar não é errado. Acomodar-se sim. Salvo se você chegou ao patamar onde queria estar e, mesmo que isso aconteça, sugiro que encontre novos desafios, senão a vida torna-se monótona.
Eu não quero ser empregado para sempre. Tenho meus planos, minhas metas. Estou em busca disto. Como dizia Raulzito

Cada um impõe o seu limite. Está ruim aqui? Se esforce, aprenda e vá para fora. Acontece que a maioria arruma desculpas para manter-se em sua zona de conforto, não sai e não muda a sua forma de encarar as coisas, não define metas, define metas e não prazos, não define meios para atingir as metas dentro dos prazos.
Simplesmente esquecem que uma caminhada, por mais longa que seja, começa com o primeiro passo e esse passo é deixar a acomodação de apenas falar mal e agir.

[quote=andre_salvati][quote=drsmachado][quote=andre_salvati][quote=drsmachado]A primeira coisa que eu digo é, abram uma empresa e tentem manter 5 funcionários. Vejam quanto vocês vão gastar. Empresas visam lucro, não são instituições beneficentes nem entidades sem fins lucrativos.

O problema do Brasil são os brasileiros, isso é fato. Seja na hora de votar, seja na hora de tirar a bunda da cadeira e começar a fazer alguma coisa. Criticar é tão mais cômodo, não requer esforço e eu sempre terei a quem dirigir uma palavra de descontentamento.[/quote]

Certo, vc não tem uma empresa com 5 funcionários e não tem idéia de quanto seria um preço “justo” por um projeto semelhante ao citado. Veja que, acima de tudo, estamos discutindo dinheiro público, o dinheiro que sai do seu bolso para pagar os projetos de TI do governo.[/quote]
Você tem? Você sabe qual o preço justo? Como você faria? Abriria uma empresa apenas com 5 programadores, sem departamento pessoal, RH, contas a pagar, receber, administrativo? Ah, vai terceirizar esta parte?
Preço justo para o projeto? Não tenho todas as variáveis relevantes do cenário, não posso determinar um orçamento. O que eu sei é que, com suborno ou corrupção ou não, existe uma licitação para a realização de serviços públicos. Esta licitação é aberta a qualquer empresa que atenda requisitos estabelecidos em edital. Estes editais e a própria seleção é (ou deveria ser) auditada pelo tribunal de contas do estado referido. Se você está achando que está errado, faça algo. Monte a empresa e participe de todas as licitações.

Antes que venham me crucificar, eu não tenho nada contra nenhuma das opiniões colocadas aqui. Só acho que esta postura de ficar reclamando das coisas e não se mexer é infantilidade. Não existe salvador, não existe um justiceiro que irá surgir no meio de nós e fazer a justiça ser praticada. Cada um precisa despertar e ver o que está errando e consertar.
Não adianta nada punir os mensaleiros se o povo continuar furando sinal, furando fila, estacionando em vaga preferencial, subornando os guardas, estacionando em fila dupla, pegando atestado para ir ao futebol, não devolver o troco a mais. Falar que o outro é corrupto é fácil, lembrar que nós também fazemos coisas erradas é difícil.
Reforma política? Salário justo? Isso é uma utopia para um país em que a cultura do “jeitinho” prevalece sobre a cultura da educação e da dignidade.

Ok amigo, é exatamente isso que eu estou fazendo, saindo da minha zona de conforto, apresentando informação, para com alguma sorte fazer alguém pensar um pouco mais antes de aceitar trabalhar por preço de banana. Estou fazendo a minha parte…

E para sua informação, estou bastante satisfeito com o que ganho… :wink:

[quote=drsmachado]Não adianta nada punir os mensaleiros se o povo continuar furando sinal, furando fila, estacionando em vaga preferencial, subornando os guardas, estacionando em fila dupla, pegando atestado para ir ao futebol, não devolver o troco a mais. Falar que o outro é corrupto é fácil, lembrar que nós também fazemos coisas erradas é difícil.
Reforma política? Salário justo? Isso é uma utopia para um país em que a cultura do “jeitinho” prevalece sobre a cultura da educação e da dignidade.[/quote]

Perfeito. Tem gente que acha que os políticos brotam do nada, mas o cara que não devolve o troco, que fura a fila e faz esse monte de coisas erradas é o cara que vai representar o povo.

Então parabéns para ti.
Todas as autarquias devem, de acordo com a política de transparência, expor os ganhos dos servidores. Basta que façamos uso das ferramentas para descobrir.
Eu ainda não estou satisfeito com o que ganho, mas estou no rumo, tenho um caminho longo a trilhar e sei que posso ir além, dependo muito mais de mim do que de qualquer pessoa.

Empresa confiável FTW!

[ ]'s