Sálario profissional certificado

19 respostas
P

Um programador certificado que por exemplo não possui muita experiencia…ja sai ganhando mais que um profissional com um pouco de experiência…mas que não é certificado???

Abraço!

Felipe.

19 Respostas

elvishr

kra, essa era a pergunta q queria fazer tbem, estou desempregado, sei q tem muitos users do guj q trabalham com Java, se pudessem, gostaria q me respondessem essa questão levantada pelo nosso amigo felipe, porque p/ quem está desempregado, ve no certificado uma possibilidade grande d ser contratado… isso é certo? existe essa possibilidade? e é grande?
:?:

L

Cara, a Certificacao ajuda e muito a um profissional ser reconhecido no mercado , como o programador que domina a linguagem, mas eu conheco muita gente que nao é Certificada e ganha melhor do que quem é (“Nao generalizando!!!”) , entao essa questao é bem relativa , vc pode ganhar bem sem ser Certificado e pode ganhar mais sendo Certificado! O importante sem duvida nenhuma é que vc de conta do recado!

elvishr

Valeu cara…
:wink:

E

O q o leo falou acima é válido.
Mas, na minha opiniao, a certificação é extremamente importante, pois visto q vc está desempregado, vc perde credibilidade. A certificação irá lhe dar mais credibilidade e possibilitará a sua entrada, ou volta, ao mercado de trabalho.
Quanto ao salário, não sei ao certo, mas acho que realmente influencia, pois a certificação demonstra q vc estoudou ao menos um pouco a respeito do assunto.

claudio

Bao gente,

na minha opiniao, a certificacao ajuda muito vc se destacar entre outros, lembrando que as tiazinhas de RH nao sao tecnicas e normalmente soh veem a sopa de letrinhas que foi passada a elas, por exemplo se elas estao procurando um cara que conheca JSP e vem no seu curriculo Java Server Pages existe uma chance enorme delas nao saberem que sao a mesma coisa. Logo se elas virem em um curriculo que um cara eh certificado e outro nao com toda certeza ela vai dar prioridade pro cara certificado.

Agora se vc ja conseguiu a entrevista o que vale eh a sua experiencia, eh isso que vai ditar o seu salario, por exemplo, tem muita gente por ai dando aula de “como passar na certificacao” e nunca fez a prova! :slight_smile:

A sua certificacao se torna fundamental quando vc vai trabalhar em lugares onde titulos fazem a diferenca, como universidades e escolas de treinamento, ai sem duvida os certificados, mesmo sabendo menos, ganham mais.

Abraco,

P

Elvishr pelo menos aqui em bsb a certificação é muito importante, visto q boa parte das empresas de ti trabalham de forma tercerizada para empresas do governo. E a profissionais certificados valem pontos para a licitação dessas empresas. No fim eles acabam contratando a certificação em vez do profissional.

claudio

Eh exatamente o caso que me referia, em alguns lugares os titulos contam, ai nao olham nem na sua cara :slight_smile:

Abraco,

cv1

Resta a dúvida se vale a pena trabalhar num lugar desses… mesmo que voce manje pra cacete de Java, arquitetura, patterns, etc e tal, como vc pode dizer o mesmo dos seus colegas de trabalho? Provavelmente, se voce estiver participando de uma “contratação a rodo”, vai ser difícil fazer parte de uma equipe realmente competente.

PS: às vezes é necessário mais coragem para recusar um convite do que para aceitá-lo :slight_smile:

claudio

Concordo plenamente!

ozielneto

Bom, acho que nenhuma empressa no Brasil ainda não conseguiu desenvolver um processo eficaz de contratação para os profissionais de informatica. Ou seja, os “Informatas”, por varios motivos.

– Siglometro: As empresas de RH indicam pelas siglas que estao no CV, e os gerentes do Depto. contratam sem constatar a capacidade técnica.

– Falta de Cultura para a Certificação: As empresas de RH dão preferência aos profissionais certificados pois a certificação garante um conhecimento mínimo e mostra a intenção de investimento do profissional em capacitação.

– Desnível Salarial: em alguns casos os profissional certificado ganha mesno que um não certificado.

– Profissionalização: nenhuma faculdade de graduação segue o mercado, e algumas ainda insistem em ensinar ferramentas (que ficam defazadas) ao invés de ensinar cálculo, análise gráfica, estruturas de dados, modelagem, conceitos básicos, algebra relacional, etc.

Vi em várias empresas falhas no processo de contratação e qualificação.

E a certificação e obrigatóriedade em alguns casos:

• em licitações públicas, para qualificação técnica;
  • no mercado de educação e treinamento;
  • em projetos críticos e grandes;

Entretanto, há mercado para todos o níveis de profissionais “Informatas”, e acho que as empresas atualmente estão começando a se preocupar em ter processos de contratação mais eficazes e que não indiquem somente a capacidade técnica, mas que também quantifiquem a capacidade emocional e inter-pessoal.

Acho que todas as empresas de consultorias deveriam ter paralelamente ao seus processos de contratações, processos de capacitação constante em multi-níveis e certificação técnica, somente assim, as empressas conseguirão garantir a qualidade de seus profissionais.

E todas as empresas que não tem informática como “Core Business” devem confiar na certificação e investir em treinamentos complementares, pois ela garante um mínimo de conhecimento.

cv1

O problema é: quanto vale um “mínimo de conhecimento”? Muito pouco, eu diria. Qual a garantia que um empregador tem de que o cara, alem de conhecer Java, também tem habilidade em resolver os problemas da empresa dele? Uma certificação de programador Java garante só isso: que o cara sabe programar usando a linguagem Java, e conhece alguns dos detalhes obscuros da linguagem.

Não existe uma certificação que ateste que o desenvolvedor possui experiência em resolver problemas práticos ou de negócio maior do que a experiência, por si própria.

Acho que confiar tão cegamente em um pedaço de papel é sempre uma péssima ideia. Seja o pedaço de papel um currículo, um certificado ou uma carta de recomendação, a contratação não pode se dar somente em cima disso, se você está procurando um profissional realmente eficiente.

ozielneto

Ainda acho que vale mais um “pedaço de papel”, oficialmente emitido por uma empresa idonea como Sun, IBM, Oracle, etc, do que somente a palavra do “candidato”… Nao acha?

Rafael_Steil

Certificacao faz bem pro ego e pro curriculo. Mas nao concordo com as politicas da Sun de diminuir a porcentagem minima para passar. 61% ja era pouco pra prova de programador, 52% entao eh ridiculo. Toda hora aprece na listas pessoas sem um minimo de conhecimento solido que ja estao fazendo certificacao, ou “estudando para tirar a prova em breve”…

Nao me intepretem mal, pois estudar pra certificacao ajuda muito a aumentar os conhecimentos, mostra que pelo menos a pessoa se esforcou um minimo para aprender.
Mas eh tudo decoreba… pessoalmente, eu gostaria que o minimo fosse 70% para passar, pois valorizaria mais quem tem a certificacao.

Rafael

ozielneto

Rafael, a Prometric em conjunto com a Sun ajustam o score por vários motivos, os quais não vamos conseguir descobrir aqui.

Entretando… Voce somente cita a prova de Programmer… E quando falamos de certificação Programmer é porque o candidato se certificou Programador Java, e não desenvolvedor ou desenvolvedor web ou arquiteto…

Vale lembrar que a Sun possui as quatro certificações…

Para a SCJP 1.2 o score evolui assim… 52%, 62%, 72%, 62%

Para a SCJP 1.4 o score começou com 52%, o que não impede a Sun de a qualquer momento aumentar novamente…

Para a SCJD o socre sempre foi 80%.

Para a SCWD o score evolui assim 72%, 62%, o que não impede a Sun de a qualquer momento aumentar novamente…

Para a SCEA o score da primeira etapa e 68% e da segunda 70%…

E acho muito improvável que um profissional que se certificou SJCP e SCWD não saber construir uma aplicação Java/J2EE que um SCEA tenha especificado…

Mais informações aqui.
http://suned.sun.com/US/certification/java/index.html

[]´s

Rafael_Steil

Com percentual baixo, a quantidade de profissionais certificados eh maior, o que expoe mais o Java e a Sun. Talvez o motivo principal nao seja esse, mas com certeza nao eh descartado.

Concordo que um cara com certicacao programmer/web-develper nao tenha muitas dificuildades em implementar algo, assim como tem moleque com 15 anos de idade que programa muito mais que alguem com varios anos de experiencia.

Certificacao ajuda, mas nao significa necessariamente que a pessoa conheca de fato ou tenha experiencia. Mais uma vez, incentivo a tirar a certificacao, nao estou dizendo que ela nao vale a pena, pois com certeza vale. Mas ainda assim prefiriria contratar alguem com experiencia e conhecimento real, sem certificacao, do que alguem com certificacao e somente com um pouco de conheciemento teorico ( ou quase nenhum pratico ).

Melhor pagar a certificacao pro funcionario bom do que pagar o aprendizado do funcionario com certificacao. OK, OK, alguem pode dizer que isso desistimula a pessoa, que nao da valor a ela etc… Eh apenas um ponto de vista, e nao uma regra.
Com pouco tempo de conversa com a pessoa voce consegue saber com um bom nivel de seguranca se ela tem capacidade/facildae para aprender ou nao. E nesses casos vale a pena investir no aprendizado ad pessoa, seja pagando cursos ou ensinando usando o “material da cada” mesmo.

Rafael

M

Fala pessoal, beleza?!

Concordo com muito do que o Rafael disse. Por achar que uma certificação de programador não é suficiente é que resolvi partir pra de desenvolvedor. Saber os fundamentos da linguagem não faz de você um designer. Ajuda muito é verdade. Mas pra mim, que não sou formado em ciências da computação e não tenho todo esse background em desenvolvimento, achei que passando pelo SCJD seria uma grande idéia, para ao menos me expor mais a OO, design patterns e coisa e tal. Nada disso é aprendido estudando pra SCJP.

Na prova de desenvolvedor a vítima tem de desenvolver uma aplicação completa em banco de dados (thread safe), acessível por clientes em uma rede, através de suas interfaces gráficas. Tô ralando e achando bem mais complicado do que o SCJP, é claro.

Eu postei uma mensagem anterior sobre essa certificação, e a julgar pela falta de reply, concluí que não é provavelmente muito popular na comunidade Java. Alguém teria algo a falar sobre isso?

Abraços,

claudio

Bom pessoal:

Amigo Mauricio:

Abre um topico sobre essa certificacao e com certeza vc vai ter respostas :slight_smile:

Quanto a antiga discussao:

Assim, sem querer entrar na treta mas eu nao acho :slight_smile:

Se um candidato a uma vaga me apresentar sistemas que ja tenha desenvolvido provando exepriencia, vou contrata-lo!

E se ele estiver me enganando descrubo em uma semana e mando ele embora! :slight_smile:

Abraco,

ozielneto

Realmente existem varias nuances sobre esse aspecto…

Eu tenho minhas opnioes as quais tentei expor aqui…

Na minha experiencia, a certificação tem “avalisado” os profissionais de qualidade, e tem deixado profissionais de qualidade sem certificação fora do mercado tbm.

Como a certificação tbm trouxe profissionais sem experiencia, mas que tinham um titulo…

Entao, nao podemos generalizar, e cada caso deve ser estudado isoladamente…

Por isso, reforço a ideia de que as empresas devem implantar processos mais completos e eficazes de contratacao e que leve em consideracao:

1 - capacidade humana (relacionamentos, flexibilidade, disponibilidade, lideranca, multiplicador de conhecimento, etc)

2 - capacidade tecnica (certificacoes, projetos praticos, treinamentos, avaliação interna, etc)

Abraços.

M

Oi Claudio, :smiley:

Eu havia feito exatamente o que você sugeriu.

— SCJD — Vale a Pena?
Mauricio De Maria 11/05/2003, 4:43 am

Esse tópico continua lá, aberto na seção Certificação Java, no entanto, ainda sem respostas.

Abraços,

Criado 26 de abril de 2003
Ultima resposta 13 de mai. de 2003
Respostas 19
Participantes 10