Salário SCEA

Olá pessoal,

Inicialmente não encontrei nada sobre isso aqui no forum. Por isso pergunto, caso alguém tenha algum link, por favor compartilhe.

Não nego: Vou tirar SCEA por dinheiro. Atualmente possuo algumas certificações e ganho relativamente o justo por elas. Moro em Brasília, DF.

Tenho ouvido as idéias mais desencontradas sobre o assunto. Desde que não vão aumentar nada até propostas de 14k.

O meu empregador recentemente, sabendo dos meus planos de tirar a SCEA me disse para que olhasse a média do mercado de um SCEA e o informasse para poder equiparar. Acontece que eu não tenho essa média, e nem sei quanto fica. Também já ouvi que existem pessoas que apenas recebem 1/2 salários mínimos e contam registrados para algumas empresas apenas por ter a SCEA, pois em algumas licitações é necessário.

Gostaria de uma informação concreta. Alguém pode me dar um “chão verdadeiro” sobre isso?

Eu desconheço algum piso salarial baseado em certificações.
Geralmente o salário é definido pela experiência profissional, conhecimento da pessoa entre outros fatores.

Olá AUser

Sou leigo no assunto mas, conversando com um cara na empresa outro dia destes chegamos a um ponto em comum.
Na maioria das vezes as certificações chegam a aumentar seu salário quando você está entre JR e PL, pois se você já é um Arquiteto ou Senior o que pode aumenta-lo é a sua experiência e conhecimento, o quanto é bom no que faz.

Os casos em que as certificações realmente aumentão o sálario é este seu que a empresa precisa de um cara com a certificação XYZ para licitações ou então quando você pretende mudar de empresa ela pode ser um pequeno diferencial, ja que são poucos que a possuem, é legal pra negociar o salário, mas tipo se seu gerente/head esta topando aumento pede quanto tu quiser vai demorar pra ele te dar outro rsrs.

Foi mal não te dar uma margem de valor mas, acredito que você esta numa situação que pode pedir o que achar merecer, não só pela certificação e sim pelo seu conhecimento, você vai ter varias faixas aqui, inclusive aqueles casos que não teve aumento só por isso, estará em você vender o seu peixe, tipo não adianta o cara ter 3 a 4 anos de experiência, e aparecer com a SCEA rsrs ele será sempre avaliado como PL ou Senior não o pagaram como Arquiteto, assim como você pode fazer sua experiência valer mais do que o peso de alguem que tenha N certificados.

Pense no aumento como querendo ganhar o sálario justo para um Arquiteto de Soluções em Java e não de um SCEA.

Aproveite a oportunidade rsrs

Abraços.

[quote=rlazoti]Eu desconheço algum piso salarial baseado em certificações.
Geralmente o salário é definido pela experiência profissional, conhecimento da pessoa entre outros fatores.[/quote]

Sim, mas eu não disse exatamente isso. Vou ser mais claro, então: gostaria de saber a média de alguém certificado SCEA, com 3/4 anos de experiência em Java.

[]'s!

[quote=William Alves]Olá AUser

Sou leigo no assunto mas, conversando com um cara na empresa outro dia destes chegamos a um ponto em comum.
Na maioria das vezes as certificações chegam a aumentar seu salário quando você está entre JR e PL, pois se você já é um Arquiteto ou Senior o que pode aumenta-lo é a sua experiência e conhecimento, o quanto é bom no que faz.

Os casos em que as certificações realmente aumentão o sálario é este seu que a empresa precisa de um cara com a certificação XYZ para licitações ou então quando você pretende mudar de empresa ela pode ser um pequeno diferencial, ja que são poucos que a possuem, é legal pra negociar o salário, mas tipo se seu gerente/head esta topando aumento pede quanto tu quiser vai demorar pra ele te dar outro rsrs.

Foi mal não te dar uma margem de valor mas, acredito que você esta numa situação que pode pedir o que achar merecer, não só pela certificação e sim pelo seu conhecimento, você vai ter varias faixas aqui, inclusive aqueles casos que não teve aumento só por isso, estará em você vender o seu peixe, tipo não adianta o cara ter 3 a 4 anos de experiência, e aparecer com a SCEA rsrs ele será sempre avaliado como PL ou Senior não o pagaram como Arquiteto, assim como você pode fazer sua experiência valer mais do que o peso de alguem que tenha N certificados.

Pense no aumento como querendo ganhar o sálario justo para um Arquiteto de Soluções em Java e não de um SCEA.

Aproveite a oportunidade rsrs

Abraços.[/quote]

Justamente. Eu estou com Java há 3/4 anos, e vou tirar SCEA próximo do final do ano, onde faço 5 anos. Aqui na empresa tem uma política interessante sobre isso, qualquer certificação é motivo de aumento - desde que conversado antes. Não creio que vai ser o último pois eu acabei de receber um aumento rs. Acho que é pela certificação mesmo. Acho que no final do ano se eu continuar no ritmo de estudos que eu estou (3~5h por dia) eu estou em um nível de arquiteto, creio… Até porquê aqui na empresa eu quase não estou programando, tem uns 3 meses que estou apenas pesquisando e implementando novas coisas. Ou seja, estou aprendendo muito desde Alfresco até jBPM…

[]'s!

Fazendo uma pesquisa rápida na Catho, estão pagando por volta de 7 a 10 mil pra arquiteto.

Tem uma vaga pra Bahia pedindo 3500… ahahahha

Abraços.

Cara
aqui em brasilia
você com essa certificação
acho que vai conseguir no máximo 8k CLT
Isso só se for numa TCS, B2BR, Stefanini da vida… em outras empresa aqui em bsb, como poliedro, politec, mirante, ctis, cts, cast etc… acho que você vai conseguir no máximo 5.5k CLT…
Levando em conta que você é Sênior, claro…
E Realmente for um arquiteto, não adianta nada ser Desenvolvedor normal e ter essa certificação…
E isso que você falou é pura da verdade, 90% das empresas de TI daqui trabalhão pro governo, e vérias licitações de projetos grandes onde envolve custo alto, o governo exige pelo menos um SCEA, eu tenho amigos que alugam certificados para empresas como você falou, não só SUN, mas oracle, microssoft tb…

hehe concordo com o Maracuja

ex. um cara no meu antigo emprego tinha todas as certificações java e algumas entre oracle e ms, depois de um tempo de casa foi dispensado pois seu nível técnico não condizia com o “esperado” de um cara certificado, em compensação tem um Arquiteto lá que nem faculdade e curso técnico tem e abomina certificações e ganha mais do que os 14k citados, pela sua experiência.

Não digo que não seja interessante você descolar um aumento assim, mas sim que você tem que fazer por merecer seu aumento além do cartão e do certificado,(tenho certeza que merece) tipo se você for receber aumento só por eles, veio acho que a politica da empresa é complicada, pq dai cai nela um cara igual o meu colega que tem N e vai ganhar mais do que tu só pq não tem, ou qdo tiver as N de java eles te enrolam oaumento rsrs froid. :smiley:

A faixa citada pelo andre_mbm é a que tenho observado também.

Enfim, bons estudos e curta o aumento.

Abraços

[quote=Deluxe]Cara
aqui em brasilia
você com essa certificação
acho que vai conseguir no máximo 8k CLT
Isso só se for numa TCS, B2BR, Stefanini da vida… em outras empresa aqui em bsb, como poliedro, politec, mirante, ctis, cts, cast etc… acho que você vai conseguir no máximo 5.5k CLT…
Levando em conta que você é Sênior, claro…
E Realmente for um arquiteto, não adianta nada ser Desenvolvedor normal e ter essa certificação…
E isso que você falou é pura da verdade, 90% das empresas de TI daqui trabalhão pro governo, e vérias licitações de projetos grandes onde envolve custo alto, o governo exige pelo menos um SCEA, eu tenho amigos que alugam certificados para empresas como você falou, não só SUN, mas oracle, microssoft tb… [/quote]

Opa,

Eu trabalho em um grupo bem pequeno aqui em Brasília, mas a aplicação que estamos fazendo é monstruosa. A minha meta é ficar com 9/10k como PJ. Creio que isso vai cair pra uns 8K mesmo como você citou.

O grande X dessas empresas maiores é a formação. Eu por ex. comecei engenharia da computação e larguei. Agora voltei e fazendo sistemas. Então eu penso o quanto a falta de bacharelado vai me afetar. Bom, eu sou sr. aqui e recebo de acordo com o mercado. Agora, de senior com nível médio pra arquiteto tem uma diferença. Creio.

Realmente não sei, tudo continua nebuloso pra mim.

[]'s!

Qual a média de um prog sr ai pra Brasilia?

[quote=William Alves]hehe concordo com o Maracuja

ex. um cara no meu antigo emprego tinha todas as certificações java e algumas entre oracle e ms, depois de um tempo de casa foi dispensado pois seu nível técnico não condizia com o “esperado” de um cara certificado, em compensação tem um Arquiteto lá que nem faculdade e curso técnico tem e abomina certificações e ganha mais do que os 14k citados, pela sua experiência.

Não digo que não seja interessante você descolar um aumento assim, mas sim que você tem que fazer por merecer seu aumento além do cartão e do certificado,(tenho certeza que merece) tipo se você for receber aumento só por eles, veio acho que a politica da empresa é complicada, pq dai cai nela um cara igual o meu colega que tem N e vai ganhar mais do que tu só pq não tem, ou qdo tiver as N de java eles te enrolam oaumento rsrs froid. :smiley:

A faixa citada pelo andre_mbm é a que tenho observado também.

Enfim, bons estudos e curta o aumento.

Abraços[/quote]

Opa,

O negócio é que em Brasília é diferente. Aqui o povo tem que ter pompa, algo para mostrar. É bonito ter um “arquiteto SCEA” dentro da empresa. E esse, para manter a pompa da coisa toda, ganha bem. Eu também já conheci arquiteto lixo, mas também conheci gente monstruosa e sem certificação. O mais monstro que conheci é um que ganha 14k, trabalha 6hrs por dia e aparece no trabalho quando quer. Mas o cara é um monstro, lê bytecode com a mão atrás das costas rs.

Acha de 3.5k a 5.5k…

Acha de 3.5k a 5.5k…[/quote]

clt ou pj?

Acha de 3.5k a 5.5k…[/quote]

clt ou pj?[/quote]

CLT. PJ vai pra uns 7k.

Como você tem 3/4 anos de experiência, acho que as empresas de RH te encaixariam talvez como pleno.

Aqui em sampa, eu acho que o valor hora iria variar de 35-45 por hora(PJ).

Essa certificação seria um diferencial na hora de contratação e talvez você consiga negociar um valor um pouco mais alto. Mas você não vai virar arquiteto só por causa dela, e nem vai ter um grande aumento de salário por causa disso.

Independente disso, futuramente, com mais experiencia, acho que pode te ajudar mais. Então acho que vale a pena fazer essa prova.

[]s

[quote=jdeveloper]Como você tem 3/4 anos de experiência, acho que as empresas de RH te encaixariam talvez como pleno.

Aqui em sampa, eu acho que o valor hora iria variar de 35-45 por hora(PJ).

Essa certificação seria um diferencial na hora de contratação e talvez você consiga negociar um valor um pouco mais alto. Mas você não vai virar arquiteto só por causa dela, e nem vai ter um grande aumento de salário por causa disso.

Independente disso, futuramente, com mais experiencia, acho que pode te ajudar mais. Então acho que vale a pena fazer essa prova.

[]s[/quote]

Bom, eu tenho 3/4 anos de experiência com Java, mas tenho experiência com outras coisas. Por isso me encaixei como sr. aqui. Sei que não vou virar arquiteto pela certificação, mas pelo tanto que estou estudando e pela experiência atual que estou tendo (estou ligado diretamente à area…).

Calculei o valor de PJ ai em sampa é impressao minha ou caiu um pouco?

[quote=AUser][quote=jdeveloper]Como você tem 3/4 anos de experiência, acho que as empresas de RH te encaixariam talvez como pleno.

Aqui em sampa, eu acho que o valor hora iria variar de 35-45 por hora(PJ).

Essa certificação seria um diferencial na hora de contratação e talvez você consiga negociar um valor um pouco mais alto. Mas você não vai virar arquiteto só por causa dela, e nem vai ter um grande aumento de salário por causa disso.

Independente disso, futuramente, com mais experiencia, acho que pode te ajudar mais. Então acho que vale a pena fazer essa prova.

[]s[/quote]

Bom, eu tenho 3/4 anos de experiência com Java, mas tenho experiência com outras coisas. Por isso me encaixei como sr. aqui. Sei que não vou virar arquiteto pela certificação, mas pelo tanto que estou estudando e pela experiência atual que estou tendo (estou ligado diretamente à area…).

Calculei o valor de PJ ai em sampa é impressao minha ou caiu um pouco?[/quote]

35hora para pleno está baixo?

[quote=Frango][quote=AUser][quote=jdeveloper]Como você tem 3/4 anos de experiência, acho que as empresas de RH te encaixariam talvez como pleno.

Aqui em sampa, eu acho que o valor hora iria variar de 35-45 por hora(PJ).

Essa certificação seria um diferencial na hora de contratação e talvez você consiga negociar um valor um pouco mais alto. Mas você não vai virar arquiteto só por causa dela, e nem vai ter um grande aumento de salário por causa disso.

Independente disso, futuramente, com mais experiencia, acho que pode te ajudar mais. Então acho que vale a pena fazer essa prova.

[]s[/quote]

Bom, eu tenho 3/4 anos de experiência com Java, mas tenho experiência com outras coisas. Por isso me encaixei como sr. aqui. Sei que não vou virar arquiteto pela certificação, mas pelo tanto que estou estudando e pela experiência atual que estou tendo (estou ligado diretamente à area…).

Calculei o valor de PJ ai em sampa é impressao minha ou caiu um pouco?[/quote]

35hora para pleno está baixo?[/quote]

Para PJ está. Conta com os impostos, férias, etc, etc, etc…

[quote=AUser][quote=Frango][quote=AUser][quote=jdeveloper]Como você tem 3/4 anos de experiência, acho que as empresas de RH te encaixariam talvez como pleno.

Aqui em sampa, eu acho que o valor hora iria variar de 35-45 por hora(PJ).

Essa certificação seria um diferencial na hora de contratação e talvez você consiga negociar um valor um pouco mais alto. Mas você não vai virar arquiteto só por causa dela, e nem vai ter um grande aumento de salário por causa disso.

Independente disso, futuramente, com mais experiencia, acho que pode te ajudar mais. Então acho que vale a pena fazer essa prova.

[]s[/quote]

Bom, eu tenho 3/4 anos de experiência com Java, mas tenho experiência com outras coisas. Por isso me encaixei como sr. aqui. Sei que não vou virar arquiteto pela certificação, mas pelo tanto que estou estudando e pela experiência atual que estou tendo (estou ligado diretamente à area…).

Calculei o valor de PJ ai em sampa é impressao minha ou caiu um pouco?[/quote]

35hora para pleno está baixo?[/quote]

Para PJ está. Conta com os impostos, férias, etc, etc, etc…[/quote]

Achou baixo? Tem empresa oferecendo menos que isso.
Eu troquei de emprego recentemente, e pelo que eu percebi, não ta fugindo muito disso que eu te falei.
Está girando em torno de 40. Pelo menos nas vagas que eu vi.
Os salários variam muito por aqui. Conheço Jr ganhando 40/h.

Mas eu sou CLT, não sou PJ, então não posso falar muito.

a questao valor/hora é meio dificil mesmo.

já vi vagas pedindo milhares de certificações, conhecimentos excepcionais, 35 anos de exp pra ganhar 2k
e vagas que relativamente nao pedem muita coisa, anunciando 4/5k…

é relativo…