Salvando caixa de seleção em variável

Fala galera do java!

Estou desenvolvendo um software de avaliação de desempenho para empresas. A avaliação será de fatores pré definidos, variando os graus de desempenho:

— FATORES ------- VARIAÇÃO DE DESEMPENHO

—PRODUÇÃO------- [otimo] [bom] [regular] [sofrível] [fraco]

—QUALIDADE ---------[otimo] [bom] [regular] [sofrível] [fraco]

—COOPERAÇÃO --------[otimo] [bom] [regular] [sofrível] [fraco]

Primeiramente, criei um JFrame e adicionei em imagens os FATORES e a VARIAÇÃO DE DESEMPENHO. Para cada grau de variação eu adicionei uma caixa de seleção (JCheckBox) e ao final um JButton:

—COOPERAÇÃO —

[ótimo] JCheckBox1
[bom] JCheckBox 2
[regular] JCheckBox 3
[sofrível] JCheckBox 4
[fraco] JCheckBox 5

----JButton

O objetivo é marcar o JCheckBox e salvar o grau de variação de desempenho em uma variável ao clicar no JButton. Exemplo:

JCheckBox3- regular

Já fiz uma conexão com o banco de dados PostgreSQL através do driver JDBC.
O que eu preciso é salvar o que foi marcado no JCheckBox em uma variável (ótimo, bom, regular) e adicionar a uma tabela do Postgree para poder visualizar os resultados.

Não sei ainda por onde começar, mas imagino que deve ser salvando o que é marcado na caixa de seleção em uma variável para depois sim adiciona-la ao banco de dados.

Desde já agradeço.

A primeira coisa é que esse tipo de opções mutuamente exclusivas (uma coisa que é ótima não pode ser sofrível) requer um outro componente, como um JRadioButton ou um JComboBox, não um JCheckBox. (Como você deve ter percebido, JCheckBox é horrível se você precisar ter opções mutuamente excludentes).
A segunda é que é sempre um pouquinho trabalhoso - para cada fator você precisa ter um conjunto de 5 JRadioButtons (com um ButtonGroup) ou então um JComboBox com 5 opções.

Fala Entanglement!

Realmente não poderia funcionar com JCheckBox, então eu adicioeni um ButtonGroup (com 5 opções) como você me recomendou. O que eu não sei se é possivel estanciar uma variável para cada opção. É trabalhoso mas é a única opção. Valeu!

Você pode criar um array de JRadioButton, por exemplo. Ou então criar uma variável para cada JRadioButton (argh).