Salvando caixa de seleção em variável

3 respostas
P

Fala galera do java!

Estou desenvolvendo um software de avaliação de desempenho para empresas. A avaliação será de fatores pré definidos, variando os graus de desempenho:

— FATORES ------- VARIAÇÃO DE DESEMPENHO

—PRODUÇÃO------- [otimo] [bom] [regular] [sofrível] [fraco]

—QUALIDADE ---------[otimo] [bom] [regular] [sofrível] [fraco]

—COOPERAÇÃO --------[otimo] [bom] [regular] [sofrível] [fraco]

Primeiramente, criei um JFrame e adicionei em imagens os FATORES e a VARIAÇÃO DE DESEMPENHO. Para cada grau de variação eu adicionei uma caixa de seleção (JCheckBox) e ao final um JButton:

—COOPERAÇÃO —

[ótimo] JCheckBox1
[bom] JCheckBox 2
[regular] JCheckBox 3
[sofrível] JCheckBox 4
[fraco] JCheckBox 5

----JButton

O objetivo é marcar o JCheckBox e salvar o grau de variação de desempenho em uma variável ao clicar no JButton. Exemplo:

JCheckBox3- regular

Já fiz uma conexão com o banco de dados PostgreSQL através do driver JDBC.
O que eu preciso é salvar o que foi marcado no JCheckBox em uma variável (ótimo, bom, regular) e adicionar a uma tabela do Postgree para poder visualizar os resultados.

Não sei ainda por onde começar, mas imagino que deve ser salvando o que é marcado na caixa de seleção em uma variável para depois sim adiciona-la ao banco de dados.

Desde já agradeço.

3 Respostas

E

A primeira coisa é que esse tipo de opções mutuamente exclusivas (uma coisa que é ótima não pode ser sofrível) requer um outro componente, como um JRadioButton ou um JComboBox, não um JCheckBox. (Como você deve ter percebido, JCheckBox é horrível se você precisar ter opções mutuamente excludentes).
A segunda é que é sempre um pouquinho trabalhoso - para cada fator você precisa ter um conjunto de 5 JRadioButtons (com um ButtonGroup) ou então um JComboBox com 5 opções.

P

Fala Entanglement!

Realmente não poderia funcionar com JCheckBox, então eu adicioeni um ButtonGroup (com 5 opções) como você me recomendou. O que eu não sei se é possivel estanciar uma variável para cada opção. É trabalhoso mas é a única opção. Valeu!

E

Você pode criar um array de JRadioButton, por exemplo. Ou então criar uma variável para cada JRadioButton (argh).

Criado 27 de novembro de 2012
Ultima resposta 27 de nov. de 2012
Respostas 3
Participantes 2