Salvando dados no banco, oque usar?

9 respostas
B

To fazendo um software para um amigo meu a nivel de estudo, e é um programa pra personagens de rpg e etc.

O que ocorre é que possui padrão de raças, classes, habilidades, magias e etc. Queria armazenar isso em um banco de forma que quando o usuário selecionar algum ele traga os atributos, bonus e etc. referentes ao que ele selecionou. Oque eu poderia usar pra isso? Eu nunca desenvolvi um soft que usasse banco de dados e nunca mechi com isso. Tem como eu usar um arquivo xml como banco? Acho que seria mais fácil não?

Queria algo que fosse mais simples e ainda funcionasse pra minha necessidade. Alguém pode me recomandar um artigo ou algo do tipo?

Valeu :smiley:

9 Respostas

thiago.correa

Tem como sim, aqui no guj na seção de tutorial tem uns artigos de como manipular um XML, se for usar banco basta dar uma lida em JDBC

Naruffy

Tem como usar XML sim como foi dito pelo amigo thiago.correa, mas eu acho que vai dificultar a sua vida, eu recomendo você usar HSQLDB que é um banco de dados feito em java mesmo, leve e não precisa instalar, é muito bom

Hellmanss

Use a API DB4objects. É rapido, muito simples e eficiente.

Download Jar:
http://www.db4o.com/DownloadNow.aspx

Tutorial:
http://www.db4o.com/about/productinformation/resources/db4o-6.3-tutorial-java.pdf

=)

B

Qual seria o mais fácil para usar?

HSQLDB ou D4Bobjects?

Queria algo simples, que fosse de fácil entedimento e uso. Xml então não seria o mais fácil né?

Valeu

laudenpower

[BlacK:
]Qual seria o mais fácil para usar?

HSQLDB ou D4Bobjects?

Queria algo simples, que fosse de fácil entedimento e uso. Xml então não seria o mais fácil né?

Valeu

Nunca cheguei a mexer com o Db4objects, mas o HSQLDB é bem fácil de mexer, nesse caso também você poderia estar dando uma olhada em outro banco que pode ser embarcado o JavaDB.

Espero ter ajudado… :slight_smile:

Hellmanss

Cara, lê o tutorial que eu passei anteriormente, vai ver como é simples…

[]'s

B

Estou lendo o tutorial do Db4o e estou fazend o primeiro exemplo pra testar, instalei a biblioteca e tal a do JDK5.

Tem esse exemplo aqui:

package com.db4o.f1.chapter1; import java.io.File; import com.db4o.Db4o; import com.db4o.ObjectContainer; import com.db4o.ObjectSet; import com.db4o.f1.Util; public class FirstStepsExample extends Util { public static void main(String[] args) { new File(Util.DB4OFILENAME).delete(); accessDb4o(); new File(Util.DB4OFILENAME).delete(); ObjectContainer db=Db4o.openFile(Util.DB4OFILENAME); try { storeFirstPilot(db); storeSecondPilot(db); retrieveAllPilots(db); retrievePilotByName(db); retrievePilotByExactPoints(db); updatePilot(db); deleteFirstPilotByName(db); deleteSecondPilotByName(db); } finally { db.close(); } }

Não consigo dar import pro “com.db4o.f1.util”. E sem isso o bagulho não funciona.

Alguém sabe me dizer oque tá rolando? :S

Hellmanss

Bom dia amigo, fiz um exemplo pra você!

import com.db4o.Db4o;
import com.db4o.ObjectContainer;
import com.db4o.ObjectSet;
import com.db4o.query.Query;

public class Teste {
	//declaração atributos
	private String nome;
	private Integer idade;

//construtor para os atributos
	public Teste(String nome, Integer idade){
		this.nome = nome;
		this.idade = idade;
	}
	//main para testa
	public static void main(String[] args) {

//cria o objeto	
	Teste teste = new Teste("Joselito", 24);
	//cria conexao e especifica o nome do arquivo
	ObjectContainer db=Db4o.openFile("banco.sya");
	//grava no banco
	db.set(teste);
	//salva informações do banco
	db.commit();

//faz busca pelo objeto
	Query query = db.query();
	query.constrain(Teste.class);
	query.constrain(teste);

//insere o resultado no ObjetSet
	ObjectSet result = query.execute();

//mostra na tela
	System.out.println(result.next());

//fexa a conexão
	db.close();
	}
}

Qualquer coisa é só falar!

S

Caro Hellmanss,

Estou estudando BD4o e utilizei o seu exemplo, mas está ocorreu uma ocorrência em ObjectContainer db=Db4o.openFile(“teste.yap”):

incompatible types
found:
required: com.db4o.ObjectContainer

O que pode ser?

Grato.

Criado 11 de maio de 2009
Ultima resposta 26 de nov. de 2009
Respostas 9
Participantes 6