Salvar configurações do banco de dados programa

3 respostas
Tacioandrade

Galera, sou novo aqui e tambem no Java, estou criando um software de gerenciamento de estoque. Agora na parte de configuração do banco de dados, agora estou com uma duvida, como geralmente vocês fazem para o usuario poder fazer a modificação do banco de dados (localização, usuario e senha do banco)???

Pensei em criar um arquivo de configuração, podendo ser xml ou txt mesmo e la setar a configuração, para que ao fazer uma consulta o arquivo fosse lido e pego as informações para fazer o acesso, mais acho que o mesmo não seja seguro. Por isso vim perguntar como vocês geralmente fazem.

Abraço.

3 Respostas

blackfalcon

Os usuarios do sistema deve ser registrado no banco de dados com suas respectivas funções:

Pesquisar
Pesquisar/Editar
Pesquisar/Editar/Incluir
Pesquisar/Editar/Incluir/Excluir

Isso voce vai usar depois, quando por exemplo, ele clicar em um botao “Novo” e caso ele nao tenha permissao (usa uma condição if mesmo), voce joga uma mensagem na tela.

So lembrar que isso nao é permissao do banco de dados, ou seja, para o usuario conseguir fazer backup do mysql, por exemplo, ele tem que ter as permissoes do banco de dados do mysql. Compreende?

Abraços

Tacioandrade

Não é esse o meu problema, vou explicar melhor.

O que gostaria de saber é o seguinte, tenho a classe Conexao, ela tem:

public static String host = localhost;

public static String nomeBanco = estoque;

public static String usuario = root;

public static String senha = mysql;

Só que eu criei um JFrame onde o usuário pode modificar esses valores, por exemplo, caso ele já tenha um banco com o mesmo nome pode mudar o nome do banco para por exemplo estoqueProdutos ou então caso seja usado para uma aplicação maior, mudar o host para uma maquina da rede, ao invés de usar servidor local.

Tô aqui me batendo um pouco com isso. =/

Tacioandrade

Galera, consegui descobrir apartr de um amigo que o metodo mais simples seria a partir de um arquivo .ini

XD

Ai fui no google e consegui achar um exemplo.

Para quem se interessar:

http://imasters.uol.com.br/artigo/1225/java/conectando_a_um_banco_de_dados_com_informacoes_de_um_arquivo_ini/

Abraço.

Criado 9 de maio de 2010
Ultima resposta 10 de mai. de 2010
Respostas 3
Participantes 2