Estou fazendo um trabalho de locadora de DVD, que precisa de 3 telas , cadastro de clientes, cadastro de dvd e locacão.
Ja fiz as 3 telas, mas a minha dificuldade e que para fazer a locação eu preciso dos dados do dvd e cliente.
Tem como quando sair da tela de cadastro ele salvar esses dados em uma variavel para ser utilizado pela locação :!: :?:
Já tentei usar um vector tipo assim.
Vector clientes = [color=blue]new[/color] Vector();
Vector locacao = [color=darkblue]new[/color] Vector();
locacao=clientes;
parece que o que vc precisa é de algum mecanismo de persistência, assim você salva os dados em algum lugar para utilizar depois em outras partes do programa.
recomendo dar uma procurada por jdbc, ou então por hibernate que parece ser até bem mais fácil, mas eu nunca usei. os dois são mecanismos para gravar em bancos de dados.
também dá pra fazer isso usando só a memória, como vc tentou aí, mas aí quando reiniciar o programa apaga tudo, então acho que só assim não será possível…
e mesmo assim, vc teria que fazer algo como criar um vetor pros dvds, e ao salvar, adicionar ao vetor, ± assim:
Vector dvds = new Vector();
dvds.add(aInstanciaDoDvd);
Você quer uma variável do Tipo Vector para ir guardando os dados e simular uma banco de dados.
Bom, vamos lá!
Vc não precisa usar necessariamente a classe vector! Você pode usar ArrayList! ArrayList acredito que seja mais indicado e também é facin facin de usar!
[quote=arm.jr] Ja fiz as 3 telas, mas a minha dificuldade e que para fazer a locação eu preciso dos dados do dvd e cliente.
Tem como quando sair da tela de cadastro ele salvar esses dados em uma variavel para ser utilizado pela locação [/quote]
Acho que vc está falando de relacionamento. Nao é um vector ou um arraylist quem vai resolver seu problema.
Um bom modelo de negócio os dados devem estar relacionados um com o outro.
public class Locacao {
private Cliente cliente;
private DVD dvd;
//métodos gets e sets
Quando vc criar a objeto locação é só passar para ele o objeto cliente e o objeto dvd que está sendo alugado. Daí vc salva o objeto locacao em um arrayList ou Vector.
Quando vc buscar o objeto locação, ele ja virá com o dvd e o seus respectivo cliente.
Bom. Pelo jeito isso é trabalho escolar, naum é? Tem mais probleminhas para ser resolvidos. Ainda faltam detalhes para resolver bém este problema!
[quote=Thiago Senna]sinceramente, nem entendi muito a sua pergunta!
Você quer uma variável do Tipo Vector para ir guardando os dados e simular uma banco de dados.
Bom, vamos lá!
Vc não precisa usar necessariamente a classe vector! Você pode usar ArrayList! ArrayList acredito que seja mais indicado e também é facin facin de usar!
[quote=arm.jr] Ja fiz as 3 telas, mas a minha dificuldade e que para fazer a locação eu preciso dos dados do dvd e cliente.
Tem como quando sair da tela de cadastro ele salvar esses dados em uma variavel para ser utilizado pela locação [/quote]
Acho que vc está falando de relacionamento. Nao é um vector ou um arraylist quem vai resolver seu problema.
Um bom modelo de negócio os dados devem estar relacionados um com o outro.
public class Locacao {
private Cliente cliente;
private DVD dvd;
//métodos gets e sets
Quando vc criar a objeto locação é só passar para ele o objeto cliente e o objeto dvd que está sendo alugado. Daí vc salva o objeto locacao em um arrayList ou Vector.
Quando vc buscar o objeto locação, ele ja virá com o dvd e o seus respectivo cliente.
Bom. Pelo jeito isso é trabalho escolar, naum é? Tem mais probleminhas para ser resolvidos. Ainda faltam detalhes para resolver bém este problema!
Abraços!
thiago[/quote]
Comi bola!
Eu li denovo sua pergunta! Vc precisa guardar o dvd e o cliente temporariamente em algum lugar né! Se é trabalho escolar, guarda num arraylist ou vector mesmo, ou em uma variável estática… (nossa… que gambiarra!!! mas funciona)!!
hummm… o exemplo que você deu é muito feio… mas é isso mesmo! Mas veja bém? Se vc usar o Vector como um atributo estático, então vc nem precisa se preocupar em ficar copiando nada!