pessoal, um amigo me pediu para desenvolver um sistema para ele organizar os livros que possui (por volta de 200). Como ainda estou na faculdade e meu estágio é tranquilo vou tentar fazer este sistema como um treinamento pra mim mesmo heheeh.
Agora estou com uma dúvida inicial, seria melhor o sistema salvar os livros cadastrados em um arquivo ou em um banco de dados, pensando que este sistema deve ter aquelas funções básicas de cadastrar, excluir, pesquisar (por autor, título… etc).
Se é para treinar, é melhor usar um banco de dados mesmo. Guardar em um arquivo pode até ser interessante se você aprender a usar XML, mas em particular eu arriscaria que é mais útil você aprender JDBC e mexer em bancos de dados.
Mus4shi
mas o meu amigo teria que instalar algo a mais no pc dele ?
Valew pela ajuda
wbdsjunior
depende do banco de dados.
se você não quiser instalar nada no computador do teu amigo, uma opção seria utilizar HSQLDB.
abraço.
Mus4shi
depende do banco de dados.
se você não quiser instalar nada no computador do teu amigo, uma opção seria utilizar HSQLDB.
abraço.
valew, mas me explica uma coisa eu instalo esse HSQLDB no meu pc para poder utilizar as bibliotecas dele, certo ?
e na hora de gerar o arquivo .jar que ele deve executar, ele não precisa do HSQLDB ?
sou meio iniciante em java (só programei durante um semestre na faculdade, e depois nunca mais hehe)
Uma coisa eu não entendi, eu baixei o arquivo hsqldb-1.9.0-alpha2.rar mas não estou entendendo como devo instalá-lo… estou usando o Eclipse, devo colocar alguma pasta dentro da pasta do Eclipse ?
Estou lendo no artigo, mas la não explica essa parte. Já percebi que devo utilizar o modo standalone, certo ?
Muito Obrigado
nando0mb
Se você estiver rodando o banco de dados em um servidor ele não precisará instalar no computador dele.
Mus4shi
Se você estiver rodando o banco de dados em um servidor ele não precisará instalar no computador dele.
não iria rodar em servidor, queria um que já fosse embutido no .jar, me parece que o HSQLDB no modo standalone faz isso, mas não estou sabendo utilizar
wbdsjunior
Mus4shi:
valew... qualquer coisa eu volto a perguntar :wink:
EDIT:
Uma coisa eu não entendi, eu baixei o arquivo hsqldb-1.9.0-alpha2.rar mas não estou entendendo como devo instalá-lo... estou usando o Eclipse, devo colocar alguma pasta dentro da pasta do Eclipse ?
Estou lendo no artigo, mas la não explica essa parte. Já percebi que devo utilizar o modo standalone, certo ?
Muito Obrigado
primeiro baixe o arquivo hsqldb_1_8_0_10.zip, descompacte-o e copie o arquivo /lib/hsqldb.jar para o lib da sua aplicação.
e para criar a conexão jdbc:
try{Class.forName("org.hsqldb.jdbcDriver");}catch(Exceptione){System.out.println("ERROR: failed to load HSQLDB JDBC driver.");e.printStackTrace();return;}DriverManager.getConnection("jdbc:hsqldb:file:/opt/db/testdb","sa","");
Mus4shi
Eu acabei de criar um projeto novo, e não foi criado a pasta lib… devo criá-la na mão mesmo ?
Obrigado
wbdsjunior
Mus4shi:
Eu acabei de criar um projeto novo, e não foi criado a pasta lib… devo criá-la na mão mesmo ?
Obrigado
para organizar melhor, sim.
não esqueça de configurar o build path do projeto após adicionar o arquivo hsqldb.jar ao diretório.