Salvar relatorio no cliente....?

Fala galera…

seguinte…preciso dar ao usuario a opcao de salvar o relatorio gerado pelo Jasper na sua maquina…

o problema eh q nao sei como salvar na maquina do cliente??
se eu passar um caminho p/ o Jasper, ele salva no proprio servidor, q eh onde o servlet estah rodando…

tem algum jeito de salvar no cliente??

valew

Cara,
Fiz um programa aqui na empresa que gera relatórios Analíticos e Sintéticos com resultados do banco de dados. Ele além de mostrar o relatório na tela, gera um arquivo .pdf com o relatório no diretório que o usuário escolheu.
Fiz o seguinte: criei no programa um JTextField e JButton e clicando no botão eu acesso todas as pastas do meu computador e seleciono um diretório para gravar o relatório. Quando eu rodo o programa ele grava nesta pasta escolhida o relatório.
Mais uma coisa: Inseri no meu .jar todos os relatórios e para acessá-los eu uso o ClassLoader para poder executar o .jasper…
Será que isso te ajuda, porque eu posso te passar o código-fonte de seleção de diretório e de gravação do relatório …

Falow.

valew Frank…

se vc puder me passar o codigo, agradeco mto…

mas vc fez em Swing, certo??
assim eu tb consegui fazer…mas o problema eh salvar via servlet, jah q o servlet estah lah no servidor…nao sei o Jasper permite isso…

mas, aguardo seu codigo…
se quiser mandar via mail, rafaelbarioni@ig.com.br

valew cara

É verdade cara, esqueci de te falar que usei Swing…
Mas te passarei via email, as vezes te ajuda.

Falow.

Eita … você NÃO vai conseguir salvar no micro do usuário. Por segurança aplicações web não tem acesso ao sistema do peão (imagina quanta gente tentando executar o format no seu micro :twisted: )

Lembre-se que o Jasper esta rodando no servidor, não tem absolutamente nenhuma ligação com o cliente (arquitetura web) …

O único modo que vejo seria você iniciar uma aplicação assinada pelo Java Web start que faria o download do arquivo criado no servidor (bem mala) … mas muito mais facil que isso é fazer uma página de help ensinando seu usuário a salvar o PDF ou HTML ou seja-o-que-for no micro dele … já que ele esta visualizando mesmo.

entao smota…

o lance eh q ou o usuario imprime o relatorio na impressora ou salva em algum formato…

se salvar, ele nao vai visualizar, mesmo pq ele jah estah vendo o relatorio em HTML…

mas eh como imaginei mesmo…nao tem como salvar no cliente…
valew