Estou trocando de Banco de Dados… O Banco de dados que estava utilizando era o MySQL mas estou precisando de algo mais potente e para simples mortais então decidi que a melhor opção seria o SAP DB…
Dohko, perdoe-me pela ignorância, mas eu nem me lembrava de que o SAP DB era disponibilizado gratuitamente (GPL/LGPL).
Mas, quais as razões de sua escolha? Pergunto isso porque não conheço ninguém que usa este banco, gostaria de saber o que o levou a escolher o SAP DB e não o PostgreSQL, por exemplo. Quem sabe é uma boa opção para outras pessoas tb?
Vc vai trabalhar com Linux ou Windows?
Eu ja andei as voltas com esse problema qual SGBD usar, o pessol aqui do GUJ e testemunha,não sei donko se esse tb e seu problema, eu estava querendo um SGBD portavel entre varias plataforma,sendo FREE pois meus clientes são mão de vaca e não comprariam licensas de SBGDs pagos e que tb suprisse minhas espectativas … bem usei FIREBIRD (bom, mais com ducumentação fraca e Driver cheio de problemas) PostgreeSQL(bom,para os UNIXs uma blz … mais compilado para WINDOWS uma bela porcaria) Prevayler(Isso mesmo, nenhuma documentação e tb fiquei com medo). Depois de toda essa minha saga acabei por ficar com meu MySQL e desenvolvi (ja em fase final) umaMini-Framework que faz uma camada acima do SGBD provendo a ele todas funcinalidades dos boms SGBDs, mais não e uma solução para sistemas de grade porte, ainda estou a procura de um bom SGBD para me casar, mais tá dificil … não procurei o SAP DB não posso opinar , mais será que outro para se testar ??? :lol:
É, eu testei o Postgres no Linux e foi bem; no Windows foi outra história - já faz tempo isso, mas sei de alguns que tiveram boa experiência com aquela distribuição da DBExperts. Claro que se vc procura um banco realmente de graça, então não serve para vc.
Minha experiência com Firebird é só com Delphi, então não posso dizer nada a respeito dele com Java, mas pelo que o anjomal falou (e sofreu), não vale a pena…
Na minha opinião, MySQL funciona bem para a maioria das aplicações que não exigem demais do banco, ou até algo mais específico, como Dataware House parece ser interessante nele (muita leitura e pouca gravação), embora eu não conheça nenhum exemplo assim.
Se seu sistema for rodar em Unix (e aparentados), então o PostgreSQL é a opção. Mas aí vc passa a ter um banco de dados mesmo, que precisa de um bocado de estudo e configuração para melhorar desempenho, etc, não é como o mySQL não. Eu me lembro de ter fuçado em muita coisa nele quando testei com um colega, mas valeu a pena - embora aqui na empresa usam Oracle e nem pensam em tirá-lo de lá…
Na verdade as qualidades do SAP DB são muitas!! Ele tem tudo que os grandões tem e ouvi dizer que em um solaris ele ganha de performance do M$ SQLSERVER2K!
O PostgreSQL eu nunca utilizei mas estou bem com o SAP, a plataforma é Windows 2000 Advanced Server…