Saudades do VB

38 respostas
marcioa1

Antes de me matarem …

Sou chefe de família e pai de um filhote. Por favor, me poupem.

É que no VB podemos fazer um “split” no editor de códigos, de forma que podemos ver dois trechos diferentes de um mesmo “form”.

E no Eclipse, é possível fazer isto ? As vezes estou escrevendo um método, e gostaria de visualizar um outro trecho, ao mesmo tempo. Tem como ??

Obrigado

Márcio

38 Respostas

skill_ufmt

marcioa1:
Antes de me matarem …

Sou chefe de família e pai de um filhote. Por favor, me poupem.

É que no VB podemos fazer um “split” no editor de códigos, de forma que podemos ver dois trechos diferentes de um mesmo “form”.

E no Eclipse, é possível fazer isto ? As vezes estou escrevendo um método, e gostaria de visualizar um outro trecho, ao mesmo tempo. Tem como ??

Obrigado

Márcio

Heehe

Tem sim, clica com o botão direito em cima da janelinha com seu codigo, escolha Move, e depois editor, e ai é só escolher onde vai colocar o bichinho :slight_smile:

Resumo:

Botão direito na Aba - > Move - > Editor -> escolher local

skill_ufmt

Bom, funçando aqui, decobri que é só arrastar a Janelinha com o seu codigo é pimba, poe onde quer :wink:

pcalcado

Ou use emacs e dá um C-2

ps:
eu sei que nãot em anda a ver, ams nao pude resistir… :roll:

Quando você tme que editar código via ssh, emacs nele!

[]s

T

Diga qual é a sua combinação de teclas preferida do Eclipse.

Ctrl+Shift+M -> gera o “import” automaticamente para você.
Ctrl+Shift+O -> arruma os “imports” (em uma classe grande acabam ficando N imports, ele ordena e limpa os imports que você não está usando).
Ctrl+Shift+Space -> assistente
Ctrl+O (letra O) -> navegação dentro da classe
Ctrl+1 -> Quick Fix

danieldestro

Ctrl+Shift+R - procura um recurso pelo nome. Muuuito prático.

Vale a pena ver o artigo do Paulo Silveira na última Mundo Java.

caiofilipini

Todos os do menu Refactor. Em especial:

Alt+Shift+M: Extract method.

[]'s

pcalcado

Meu é

mas é só Ctrl+Espaço :wink:

MarcusGoncalves

Essas.

1112

Eu adoro:

CTRL+SHIFT+T: busca um tipo pelo nome;

CTRL+J: busca incremental;

CTRL+H: em um método, atributo ou tipo: busca por referências em todo o projeto;

CTRL+I: indenta um trecho de código;

CTRL+SHIFT+C: comenta/descomenta um trecho de código.

De resto… artigo do Paulo. :¬)

renatosilva

É engraçado que se o Eclise nem outra ferramenta Java tivesse esse recurso talvez fossem dizer que o Java não têm isso por que esse recurso é coisa de idiota, e o Java não é idiota etc etc etc… :smiley:

[size=9]@adicionado[/size]

Bem não sei muitos atalhos do Eclipse mas gosto muito do CTRL + SHIFT + O, para organizar imports. Quando vou usar uma classe nova que tem uma do mesmo pacote já importada, eu coloco um * no pacote e uso o atalho, isso dá o mesmo que adicionar um import para a classe, só que mais rápido.

Pô uma coisa básica que o Eclipse (pelo menos o 2.1) não tem, que até esse editor de mensagens do JForum tem (até usei nessa mensagem), que é o lance de arrastar o texto para copiar/cortar. Será que o Eclipse 3 tem?

louds

Meu atalho preferido é o ALT + F4, sempre que uso ele é pq acabou o dia de trabalho.

danieldestro

Vai virar frase do ano.

1112

Sensacional. E pensar que eu usava o mouse para fazer isso.

pcalcado

Pô, Renato, não seja rancoroso ou sentimental :smiley:

Desde o Refactoring Broaser do Smalltalk, tudo que for útil par amanter código coerente e limpinho é louvável, ao cotnráriod e ferramentas que simplesmente te eximem de escrever qualquer código, criam tudo e mandam vc escrever SQL nas lacunas :wink:

renatosilva

Ah, e tem também no w2k o CTRL + SHIFT + ESC, para matar o processo do eclipse quando ele dá pau!! :smiley:

Bem, por enquanto nunca precisei usar hehehehe

renatosilva

Não estou sendo!!! :smiley:

boaglio

Quase chorei de emoção quando li isso!

huahuahuahuahuahuahuahua :lol: :lol: :lol:

jgbt

esse realmente é o melhor…hehehe, pena que no dia a dia não posso usa-lo, por imposição do cliente temos que usar jdev.

[]'s

F

esse realmente é o melhor…hehehe, pena que no dia a dia não posso usa-lo, por imposição do cliente temos que usar jdev.

[]'s

Pois é, que maravilha. :cry:

Eu gosto do ctrl + space

]['s

kuchma

skill_ufmt:
Heehe

Tem sim, clica com o botão direito em cima da janelinha com seu codigo, escolha Move, e depois editor, e ai é só escolher onde vai colocar o bichinho :slight_smile:

Resumo:

O pessoal ja desviou do assunto de novo… ah esses gujeiros… tsc, tsc, tsc. :mrgreen:

Bom, voltando ao assunto - essa dica dada pelo colega apenas move de lugar o editor, ou seja, ficamos com dois (ou mais) editores abertos, mas em arquivos diferentes. O que ele queria eh dois editores abertos no mesmo arquivo (e sincronizados, claro). Ate o velho Word 95 (96, 97? bah) tem isso… :smiley:

Hoje eu faco o lance de deixar dois editores abertos e copio/colo o codigo que quero visualizar num outro arquivo e depois apago (como se fosse um buffer temporario). Existe maneira melhor?

Marcio Kuchma

Diogenes

Acho q essa eh a única maneira pra se fazer isso kuchma, nem no meu 3.1M4 eu achei essa feature…

renatosilva

Bom kuchma o Eclipse não tem isso por que esse recurso é coisa de programadores imaturos e o Java é para os inteligentes etc etc etc :smiley:
[size=9]PS: isso é um deboche, não interprete literalmente!!![/size]

Cara o pior é aquilo que eu falei, ele não tem o recurso de arrastar texto. Até esse editorzinho do JForum tem!!!

fenrir

skill_ufmt:

Resumo:

Sei não…mas acho que não é MOVER a janela que ele quer!!
O objetivo é dar um split no mesmo editor, para exibir dois pontos diferentes do MESMO arquivo.

_fs

O Eclipse tem isso, mas apenas para o Local History do arquivo.

Após fazer modificações numa classe, clique bom o botão direito nela (na tree do projeto) >> compare with >> local history.

1112

LIPE:

Após fazer modificações numa classe, clique bom o botão direito nela (na tree do projeto) >> compare with >> local history.

Mesmo assim, o Local History mostra a classe antes das últimas alterações e só mostra o trecho onde você está. Eu acho mais legal abrir o arquivo direto do CVS e usar o recurso de mover. É claro que não adianta quando se faz muitas alterações, mas até aí essa feature não é a coisa maaaaaaais útil.

Isso não é do JForum, é do navegador.

kuchma

LIPE:

Nao - mas tambem nao eh isso. O history serve para voce comparar apenas - nao da pra editar e os dois paineis movem-se simultaneamente. Ou seja, apenas duas janelas abertas no mesmo ponto do mesmo arquivo. Quero um split de verdade e sincronizado. E que permita editar o codigo tambem, se nao for pedir muito. :mrgreen:

Marcio Kuchma

Alexandre_Vilas_Boas

Boas

Será que Window / New Window resolveria?

Combinado com Alt+Tab

]['s

renatosilva

Daqui a pouco a M$ tá colocando essas “no-feature” do Eclipse na lista de vantagens do .NET frente ao Java!!!

Eu tenho um livro de C# .NET que fala umas coisas bem esquisitas…

_fs

Ah entendi o que você precisa :smiley:

Pra que você precisa disso??

kuchma

LIPE:
Ah entendi o que você precisa :smiley:

Pra que você precisa disso??

Nada especial - para simplesmente olhar o mesmo arquivo em dois pontos diferentes, por qualquer motivo que seja. Ja me vi algumas vezes precisando disso - nao me lembro exatamente o porque. :smiley:

Marcio Kuchma

Diogenes

Seria falta de Refactoring o motivo??? :mrgreen:

renatosilva

Uma dica: quando você saber quais as partes do arquivo, acho que já ajuda alguma coisa colocar um //TODO em cada uma e ficar navegando através dos indicadores que aparecem na direita do editor.

_fs

renato, basta seguir a sugestão do thingol e apertar ctrl+o para navegar pela classe.

1112

Ou, quando a falta de refactoring estiver braba e seus métodos estiverem muito grandes, use CTRL+2, para marcar um bookmark.

kuchma

Diogenes:
Seria falta de Refactoring o motivo??? :mrgreen:

Nao gente… tao vendo porque o renato3110 as vezes tem razao em ser ironico? Vamos parar de projetar nossos problemas (caramba, as aulas de psicologia da faculdade foram uteis) e assumir que eh um detalhezinho sem graca, mas que nao tem no Eclipse… :mrgreen:

Marcio Kuchma

louds

Eu também sinto falta de ter um split view nos editores, é prático, sinto saudades do UltraEdit.

Chulao

Não é um split , mas talvez possa ajudar:

:arrow: view “declaration”

Fora isso somente desenvolvendo :slight_smile:

[]s

Chulao

wmitsuda

Ressuscitando o tópico, estava dando uma olhada no Eclipse Powered e achei um link p/ os bugs mais votados.

Adivinhem qual é o primeiro da lista? :mrgreen:

Criado 3 de março de 2005
Ultima resposta 12 de mar. de 2005
Respostas 38
Participantes 20