Scala, Groovy, Ruby, Clojure, Perl, Python: em qual investiriam?

Além de Java e C#, em qual dessas linguagens investiriam tempo e recursos para aprender: Scala, Groovy, Ruby, Clojure, Perl ou Python?

além do java já brinquei com groovy, c# e scala.

Groovy eu brinquei um pouco pra mexer com o Gradle.

Mas dessas ditas aí a que eu tenho usado mais e a que mais gostei foi Scala.

Atualmente já trabalho com C#, PHP e Delphi, gosto de Java mas ainda não trabalhei profissionalmente com ela.
Mas das linguagens citadas a que tenho pensando em estudar é Ruby, achei ela bastante interessante e a comunidade é bastante forte também.

Ultimamente tenho estudado Perl… a linguagem tem alguns recursos e vantagens interessantes.

Com certeza Python.

perl

Eu investiria em javascript. Está havendo uma tendência de aplicações desktop serem escritas com ela. Inclusive o desktop do gnome(gnome-shell) está sendo escrito com ele. Aplicações para o Chrome, Aplicações para o Metro, etc…

[quote=juliocbq]Eu investiria em javascript. Está havendo uma tendência de aplicações desktop serem escritas com ela. Inclusive o desktop do gnome(gnome-shell) está sendo escrito com ele. Aplicações para o Chrome, Aplicações para o Metro, etc…
[/quote]

Acho que ai ele pode entrar no Dart, pois ai gera js ou webapp para o chrome.

[quote=Polverini][quote=juliocbq]Eu investiria em javascript. Está havendo uma tendência de aplicações desktop serem escritas com ela. Inclusive o desktop do gnome(gnome-shell) está sendo escrito com ele. Aplicações para o Chrome, Aplicações para o Metro, etc…
[/quote]

Acho que ai ele pode entrar no Dart, pois ai gera js ou webapp para o chrome.[/quote]

Pode ser também. A sdk já até empacota o aplicativo pra rodar no chromebook ou google chrome.

Scala!!

E pra quem estiver afim de se familiarizar um pouco mais com Scala (e principalmente com o paradigma funcional): https://www.coursera.org/course/progfun
Não é sempre que se tem a chance de aprender direto com o criador da linguagem.

Scala sem dúvida. O curso que mencionaram aí em cima é uma ótima chance. Estou usando Scala fazem alguns anos, quanto mais aprendo, mas me apaixono por essa linguagem. E como ela se integra com Java de maneira ridiculamente fácil, é fácil começar a usar =)

Eu diria Javascript, Scala e Grovy

javascript é mandatorio para html ainda ais com html5 e tb como linguagem de script para a jvm (o java 8 irá trazer um nova javascript machine para o SDK)
Scala porque é uma linguagem muito interessante que pode ser usada em jvm e crl e groovy porque é uma linguagem de script com propriedades iguais ao ruby mas com sintaxe do java.
Ruby pode ser valioso como linguagem de script em .net mas na jvm não vejo muito proposito. O mesmo para o python. Existem bibliotecas de calculo em python que pode ser uma necessidade em certas aplicações.

[quote=sergiotaborda]Eu diria Javascript, Scala e Grovy

javascript é mandatorio para html ainda ais com html5 e tb como linguagem de script para a jvm (o java 8 irá trazer um nova javascript machine para o SDK)
Scala porque é uma linguagem muito interessante que pode ser usada em jvm e crl e groovy porque é uma linguagem de script com propriedades iguais ao ruby mas com sintaxe do java.
Ruby pode ser valioso como linguagem de script em .net mas na jvm não vejo muito proposito. O mesmo para o python. Existem bibliotecas de calculo em python que pode ser uma necessidade em certas aplicações.

[/quote]

Pois é, o javascript está everywhere agora, não somente para web como desktop. A fundação gnome está desenvolvendo o shell com ele. Toda a interface gráfica do gerenciador de janelas é construída com javascript e também as aplicações dela. O qt sdk também utiliza javascript e logo todo kde vai passar a usá-la para aplicações e interfaces ricas.

O firefox agora traz o OdinMokey que faz ceder um compilador de c++ 2 javascript que vai possibilitar escrever aplicações de alto desempenho.
https://wiki.mozilla.org/Javascript:SpiderMonkey:OdinMonkey

Como meu sistema é linux tratei logo de aprendê-la.

Ex de aplicação desktop com javascript

https://live.gnome.org/Design/Apps/Music

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=w9vKY1DgnV4[/youtube]

Se preparem porque provavelmente a gente vai ver uma revolução em termos de aplicações e sistemas neste ano.

@juliocbq legal, não sábio que o gnome usava js por baixo,.

lembrando que no Windows 8 também é possível desenvolver com html5 + javascript + css3, um exemplo que achei legal:

[quote=Polverini]@juliocbq legal, não sábio que o gnome usava js por baixo,.

lembrando que no Windows 8 também é possível desenvolver com html5 + javascript + css3, um exemplo que achei legal:

[/quote]

Tá tendo uma tendência em usar o javascript como frontend. O núcleo expõe o hardware como api pra uma linguagem de alto nível. O resultado disso é um sandbox com aplicações seguras. O firefox OS funciona assim, ChromeOS e provavelmente a maioria dos novos sistemas que vão surgir. Só estou especulando, mas tenho visto uma onda de javascript grande nos unix.

Eu comecei a estudar Python esse ano.

+1

Se já curte Java, te sugiro Groovy. É um caminho muito tranquilo de transição do Java para o Groovy: sintaxe muito parecida e todos os recursos que você gostaria de ver no Java que ainda não existem. (Groovy é um Java++ na minha opinião)

Se tá a fim de ver algo FORA da JVM: Python. Comecei a aprender e estou achando muito interessante.

Se tá a fim de se divertir horrores saindo da zona de conforto totalmente, Clojure.