SCBCD 1.4: vale a pena?

Pessoal, estive pensando se hoje vale a pena estudar p/ SCBCD 1.4.

Na minha opinião eu acho q NÃO, pois o EJB 3 mudará tudo da água pro vinho. Trabalhei com EJB 2 e particularmente acho muito ruim, complexo demais e defasado em comparação ao Hibernate. Tudo bem, não sabemos quando a prova será atualizada, parece estar um pouco longe disso, mas mesmo assim acho q é melhor esperar.

Alguém concorda ou discorda?

Inclusive a prova SCBCD ainda está em sua versão 1.3, já que para a especificação 1.4 não mudou muita coisa!

Por isso vou fazer a SCWCD primeiro, e quem sabe depois tentar a de Web Services. Caso saia a versão EJB 3.0 da prova, aí sim eu faço!!!

Outras provas bem desatualizadas também são aquelas da IBM… Não tem nenhuma de Java/J2EE atual, que eu saiba… Desanima legal…

Uma certificação sempre é uma certificação (mesmo que você tenha SCJP do Java 1.4, você não será ‘desqualificado’ porque já saiu a prova do 1.5). Mas na minha opinião não vale a pena, pois certificação você não tira para auto-provação (você sabe o quanto tem de conhecimento sobre determinada tecnologia). Acho que vale mais a pena esperar, aproveitar para estudar um pouco mais e fazer a prova quando sair a atualizada (a menos que você esteja dependendo da certificação para subir na carreira, o que eu acho difícil).

Olha, eu sei que o Hibernate é massa e que todo mundo diz que EJB é uma merda, mas cada coisa tem o seu lugar, até mesmo os “malditos” EJBs. Eu não acredito que fazer a certificação agora seja interessante, porque o próprio mercado não está muito interessado no assunto dela (EJB) mas é bom manter os olhos abertos pra a versão 3 da especificação e para o JDO 2.0.

Eu particularmente concordo com a opiniões de vocês, porém estou estudando para a SCBCD, pois na minha opnião nem todos Application Server pagos vão mudar da noite para o dia para o EJB 3, além do mais, mesmo que mude, ainda vai ter muita gente no mercado com versões anteriores.
Depois acredito que vá existir uma prova de upgrade. :slight_smile: