SCBCD 5.0 Dicas pra Prova

5 respostas
V

Olá Pessoal,
Semana passada fui aprovado no exame SCBCD 5.0, com o score de 88%, esta é a minha terceira certificação de Java, nunca postei dicas sobre as provas aqui antes, por causa da correria do dia-a-dia, mas como estou de férias, resolvi postar algumas dicas para quem for prestar o exame. Como toda certificação Java a prova é muito difícil, e exige um pouco de decoreba tmb. como eu não tinha muita experiência com EJB, tive que estudar bastante pra ela, aproximadamente 3 meses.

Material utilizado:

Simulados:
Usei o EJBPlus da Enthuware, toda as minhas certificações usei simulados da Enthuware, pra mim eles são melhores que os da Whizlabs (não estou recebendo nada pela propaganda, eheheheh), conforme outras pessoas já tinham postado aqui antes, este simulado de EJB 3 é mais difícil que a prova, eu tirei em média nele 74%, o máximo que consegui foi 82% (depois de já ter decorado a resposta de algumas questões), porém, no exame tirei 88%. vale a pena cada dólar pago.

A Prova:
Estudem roles, na minha prova caiu umas 4 questões a respeito de papéis como; Bean Provider, Deployer e etc…

A parte de JPA caiu muito pouco, perguntas sobre os métodos do EntityManager como; persist(), remove(), etc … quando é que eles lançam Exceptions, tmb caiu uma drag drop com um cenário de um relacionamento de nxn para atribui as anatoções corretas e outras sobre o Persistente Unit e Persistente context, a respeito do que pode e não pode quando eles são gerenciados pelo container ou pela aplicação. Ex.: quando o EntityManager for injetado vc não pode chamar o método close().

JPQL caiu uma questão de drag drop para montar um JPQL e algumas perguntas sobre o uso correto das funções agregadas como AVG,COUNT, MAX… por exemplo: saber que AVG retorna um Double e as demais retornam o tipo do argumento, exceto COUNT que retorna um inteiro, é importante.
Também é importante saber todas as tecnologias que o Container é obrigado a fornecer suporte, por exemplo: JavaMail, JTA, JAX-RPC, JAAS, JDBC e etc…

Sobre JMS é importante saber que o método onMessage não pode lançar RemoteException e que o MDB não pode chamar métodos que identifica o cliente, por ex. isCallerInRole() e getCallerPrincipal(), tem muita pegadinha na prova com relação a isso.

A parte mais difícil da prova e a que mais caiu foi a respeito de Transação e Exceptions, vários perguntas misturando os dois assuntos, é preciso dominar este assunto, saber a diferença quando a transação é BMT ou CMT, qual exceção o cliente vai receber se houver um RollBack, o ciclo de vidas dos Beans e seus métodos, quais métodos do EJBContext eles podem chamar e quais Exceções eles podem lançar. Saber a diferença entre Aplication Exception e System Exception, por ex. saber que uma Runtime exception nem sempre é uma System Exception, ela pode ser Aplication Exception se for anotada com @AplicationException(rollback=false).

E não esquecer que as definições no XML sempre sobrescrevem as anotações dos beans, caiu algumas questões de segurança referente a isso.

é isso pessoal, espero ter contribuido…
um abraço!

5 Respostas

OliveirakunJava

Parabéns pela aprovação e obrigado pelo resumão, com certeza vai ser bem útil pro pessoal aqui do fórum :slight_smile:

Nykolas_Lima

Parabéns!

Muito legal o relato, me deu um animo para voltar aos estudos para a SCBCD.

Abraços

William_Alves

Parabéns

Mandou bem com o relato, obrigado.

Abraços.

B

Parabéns, belo relato…Eu gostei bastante dos assuntos dessa certificação…

peruca51

Alguem sabe informar se hoje existe a prova em portugues?

Obrigado

Criado 6 de abril de 2010
Ultima resposta 28 de fev. de 2012
Respostas 5
Participantes 6