Fiz a prova hoje e passei com 86%, o que eu acho um ótimo resultado.
Queria deixar meu depoimento sobre essa prova e a minha preparação porque, diferentemente da SCJP e da SCWCD, não existe nenhum livro expecificamente voltado para a prova, como o da Kathy e o Head First.
Primeiramente vou relatar como me preparei.
Livros
- EJB 3.0, O’Reilly
- Mastering EJB 3.0, Wiley (muito brevemente)
Consulta
- Notas do Mikalai Zaikin
- Especificações (muito brevemente)
Simulados
- Enthuware EJB Plus
Minhas dicas são as seguintes. Acho que não importa muito qual livro vc use para se preparar, a leitura serve apenas como um overview da tecnologia, para vc ter contato com tudo o que é possível, ou não fazer, com EJBs e persistência. Uma vez que vc possue uma boa noção do que são EJBs, recomendo partir para algum simulado. Eu diria que essa foi para mim a fase mais importante da minha preparação, e acho que o EJB Plus é a melhor ferramenta para esse exame (ouvi más críticas em relação ao Whizlabs), e devo pelo menos 60% das minhas questões corretas à ele.
Quanto à leitura das especificações, eu não recomendaria. São centenas de páginas com informações muito difíceis para “digerir”. É claro que lendo todas as 600-700, sei lá quantas páginas, com muita atenção irá lhe render um ótimo resultado, mas é muito pouco produtivo, pelo menos para mim. E ainda mais, as notas do Mikalai Zaikin são feitas quase que inteiramente de citações da especificação, organizadas por objetivos, o que torna a leitura muito mais objetiva.
Bom, espero ter ajudado.