Bom galera,
Só para deixar registrado aqui mais um depoimento sobre a SCBCD, estou muito feliz de ter tirado mais uma certificação
…
Preparação
Não trabalho com EJB aqui na minha empresa, infelizmente agente trabalha aqui com o JGambis ou melhor JCompany, mas estou doido para ter uma oportunidade para começar a trabalhar com EJBs…De qualquer forma trabalho bastante tbm com JPA e Hibernate, e achei a proposta desta certificação muito interessante por isso investi nos estudos para ela.
Li os seguintes materiais:
*Enterprise Java Beans 3.0
*Resumo do camarada Mikalai http://java.boot.by/scbcd5-guide/
Simulados
TestKiller… Algumas questões da prova eram bem parecidas mas o nível dele é bem abaixo do nível da prova…
Fiz o EJBPlus da Enthuware, achei um excelente simulado, pau a pau com a prova e até um pouco mais difícil…
A prova
*Na minha prova o que dominou foi a parte de transações e exceções, é necessário estar bem afiado em transações gerenciadas pelo container e pelo bean…Saber
qual a exceção será retornada para o cliente,EJBException ou EJBTransactionRollebackException ou outras…Saber quando deve ser utilizado o setRollbackOnly ou os métodos da interface UserTransaction para beans BMTs…
*A maioria das JPQLs eram bem simples, eles te dão um contexto e pedem para vc montar uma JPQL que atenda aquele contexto, tinha apenas uma que era mais complicadinha pois tinha que fazer vários LEFT JOINS com FETCH para inicializar os relacionamentos tbm…
*Tinham algumas questões sobre os métodos do entity manager: persist,flush, remove… Geralmente estas questões perguntam quando a invocação deles pode gerar uma exceção, por exemplo:
Se vc utilizar o método persist com uma entidade já existente no banco de dados uma EntityExistsException será levantada…
*As questões relacionadas com segurança eram bem simples basicamente eles te dão a classe com as anotações e uma declaração no ejb-jar.xml e perguntam
qual regra terá acesso a qual método…Tem que lembrar que declarações em xml sempre irão sobrescrever os metadados…
*A parte de roles eu achei mais complicadinha…Eu sempre me dava mal nessas questões nos simulados e acho que me dei mal nelas tbm na prova…
*As questões sobre beans de mensagens e eventos do ciclo de vida dos beans eram bem facinhas…
Gostaria de agradecer ao usuário Will_HRock que me deu dicas legais do que cai na prova e tbm de simulados…vlw cara…e tbm a todos os usuários do forum que sempre postam dicas muito interessantes, eu antes de fazer uma prova de certificação procuro ler bastante este forum de certificação do GUJ…
No momento vou dar uma descansada mas meu proximo objetivo deve ser a SCEA, tem algumas certificações sobre SOA da IBM que me parecem ser interessantes tbm…
Abraços…