[SCBCD] Como enviar mensagens?

Olá

No capitulo 8 do HF EJB diz que MDB não tem cliente.
Mas como que é faz para enviar uma mensagem para um MDB?
O livro não mostra como se monta uma mensagem.

Esses tópicos não são cobrados no exame?

Obrigado

Qualquer programa que possa montar uma mensagem e postá-la em um “message queue” pode enviar a tal mensagem para o MDB.

Não sei se eles cobram como é que se pode escrever um programa que use JMS para mandar uma mensagem.

(A rigor, é necessário que o programa conheça o formato usado para mandar mensagens via JMS. Por exemplo, um programa em C++ ou Visual Basic .NET pode mandar mensagens para um MDB, mas precisa formatar corretamente a mensagem para que o MDB possa entendê-la.
Isso você pode ver na documentação do seu message queue, por exemplo o IBM WebSphere MQ. )

MDB é bem util pra por exemplo distribuir e-mails se pega uma exception volta pra fila ( rollback ).

Você cria um MDB pra escutar em um MQ que ficara disponivel na arvore JNDI faz o lookup e manda esse MDB processar…
http://developers.sun.com/appserver/reference/techart/tip1_june_2003.html

Como assim se monta uma mensagem ? Não entendi…

São… tipo qual caso o Topic/Queue deve ser usado…

Até…

[quote=furutani]Olá
Esses tópicos não são cobrados no exame?
[/quote]
No exame não é cobrado que vc saiba como enviar uma msg jms para um Topic / Queue.

O que eu quiz dizer é como se monta um mensagem para enviar para um serviço de mensagens, quais são as classes/interfaces usadas.
Mas pelo o que o thingol disse essas classes devem variar.

Ah sim , tens que saber quais interfaces implementar e quais metodos sobrescrever apenas isso , saber como funciona queue e topic e ter nocao de como mandar uma msg pra esse queue ajuda na prova tambem…

*te passei a url de como mandar msg na minha 1a resposta.

Boa sorte! :thumbup:

eu vi a url…brigadão
Ali ele mostra como enviar um TextMessage, mas deve ter alguma forma de enviar um DTO?
Ou será que pelo fato de sistemas feitos em C++, .net, tbem poderem enviar mensagens isso não é possivel?

:thumbup:

Usando uma ObjectMessage ou uma MapMessage
http://java.sun.com/products/jms/tutorial/1_3_1-fcs/doc/prog_model.html

Infelizmente não sei. :slight_smile:

Boa sorte! :wink: