SCBCD - Passei com 92%

Eu fiz a prova de certificação em EJB, SCBCD, hoje dia 27/07/2005 e passei.

Se alguém interessar em fazer a prova eu recomendo o livro Head First EJB, que tem tudo da prova, assim como os outros da série. (Eu mesmo fiz o SCWCD com esse livro).

Li o livro duas vezes e fiz os simulados do ejbCertificate e os do EJB Plus.

Em minha opinião essa prova foi mais fácil que a SCWCD, talvez por ter estudado mais, não sei.

Se alguém interessar também estou vendendo o livro HF EJB por R$ 90,00.

:lol: :lol: :grin:

Obrigado.

Celso Antônio F. de Queiroz

SCJP 1.4, SCWCD 1.4, SCBCD 1.3

Agora é arquiteto

nossa cara!! parabéns!!
eu ainda to estudando pra SCJP mas acho que logo logo sai…

abraço!

É isso aí cara…
Parabéns!!!
Eu acabei de comprar o livro Head First Servlet & JSP. deve chegar dentro de 48 dias…vai demorar…rsrsrs.

Nesse mes eu peguei minha certificação “SCJP”, e agora vou atrás da “SCWCD”…

Parabéns!!!

Parabéns!
Também achei a SCBCD mais fácil que a SCWCD.

Samuel,

Estou vendo que vc vai estudar para certificação de developer J2SE, mas me parece que no Brasil essa certificação não desperta o interesse que existe nos EUA. Estou mais inclinado a tentar a de arquiteto, ou mesmo alguma de UML

Eu estou fazendo o projeto de developer… Tenho alguns amigos que fizeram… e te digo que está crescendo o interesse por esta certificação no Brasil, pode ter certeza… Nos EUA existe mais interesse mas no Brasil está começando agora.

Tenho 6 amigos que estavam/ão fazendo o projeto. 3 já tiraram a certificação e destes 3, 2 estão indo trabalhar nos EUA.

Fora que mudei muito meu jeito de pensar… estou aplicando design patterns em muitos lugares, finalmente aprendi a aplicar MVC perfeitamente junto com Swing e melhorei minha leitura de requisitos, aprendi a reconhecer pontos de risco.

Beleza,

mas me diga uma coisa, como foi essa história de seus amigos irem para os EUA, como aconteceu, explique melhor…

E o projeto, como está…como vai o andamento?

Existem algumas maneiras de você ir para os EUA/Europa:

QI -> você conhece alguem lá que te indica para a vaga
Monsters -> monsters.com
Sorte -> :slight_smile:

Meus amigos foram por QI.

Quanto ao projeto… é simples mas tem que fazer e documentar muitas assumptions pois os requisitos ou são ambiguos ou não existem. Ex, preciso implementar uma interface específica que lança “DuplicateKeyException” mas não é especificado em nenhum local qual é a chave primária… E assim vai, já tenho umas 10 assumptions!

Entendi! Agora a especificação é vaga também para você poder justificar suas escolhas depois na outra fase da prova.

Aproveitando o assunto eu fiz uma pesquisa na internet e com amigos e vi que o profissional é valorizado, aqui mesmo em brasília, uma empresa tava precisando de seis pessoas com SCJD e não achava e eles pagavam uma grana boa, literalmente a peso de ouro.

Essa prova e a de arquiteto são as mais complexas e mais valorizadas, pelo fato de vc ter de mostrar que sabe na prática.

Me interessei pela prova, vou ver o que devo fazer, pois a parte de arquiteto é também muito boa, mas exige uma experiência maior que a necessária para a SCJD.

Boa sorte no seu projeto.

Qual a melhor forma de se preparar para a SCJD? Existe algum livro que te ajude?

Melhor forma: experiência :slight_smile:

Livros: existem alguns mas nenhum te ensina a perceber pontos críticos no requisito.

Mas o que e quais são as tecnologias abordadas no exame?
O que será exigido no projeto?
Eu li alguma coisa sobre o exame, e me parece que é preciso conhecer Swing e RMI.

Tudo que eu sei sobre o exame é isso.

Já pensou em procurar no próprio site da sun ?

http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-252A.xml

O próprio livro que você usou para SCJP fala sobre SCJD, mas como os caras falaram, experiência é o que vale. Não é uma prova de estudar e passar, tem que realmente FAZER algo.

Pelo que sei, sempre tem IO (leitura e escrita de arquivos, como se fosse um banco de dados - sempre com uma sintaxe bem tosca no arquivo.) e você escolhe se quer usar sockets ou RMI. Usa Swing, e você não pode usar nenhuma classe que não venha com o JDK ou que não tenha sido feita por você.

Acho que só existem 3 projetos diferentes, sendo que esses têm umas pequenas variações. Se quiser, tenho um deles aqui e te mando.

E depois tem a prova escrita, onde você justifica por que tomou essa ou aquela decisão :razz:

Mas nem vale a pena ler essa ultima parte do livro. Pelo menos para mim só falou coisas triviais e não ajudou em nada, na verdade até atrapalhou pois o projeto de exemplo é bem fora da realidade do assignment que você receberá.

Quanto aos projetos… são 3 ou 4 com algumas “pequenas” variações. São realmente pequena as variações mas elas podem te ajudar muito! Pelo menos eu dei sorte com um pequeno detalhe que veio na interface do banco que tive que implementar.

Fala Schuenemann. Beleza???

Cara, se vc puder me mandar eu agradeceria.

Pode ser no toledux@gmail.com

Acabei de passar na prova SJCP, esse projeto que tem que fazer para a prova SJCD, alguem pode me dar uma dica ??? , eu ja posso ir fazendo ou irão especificar algo para mim ???
eu primeiro faço a prova ou primeiro faço o projeto ???

se alguem me der uma ajudinha !!
valeu !!

mackalister,

no prórpio livro da kathy para certificação de programador, a segunda parte é dedicada a certificação de desenvolvedor.

Eu estou finalizando meus estudos para tentar a SCWCD e logo depois estou pensando em encarar a prova de desenvolvedor, minha maior dúvida é na segunda parte da prova, que dizem ser um questionário sobre decisões que você tomou no projeto (1ª parte), bom, eu consigo ler em inglês numa boa, agora escrever me parece ser bem complicado, acho que hoje essa é minha maior dificuldade !

abs,

essa é minha difuiculdade também … eu leio numa boa … meu problema eh escrever e falar !!! eu acabei de comprar o livro head first servlet & JSP … vou fazer a prova SCWCD mesmo … depois a SCBCD …
mas valeu pela dica ai !!

abraços !